Mutirão carcerário do Ceará termina nesta quarta-feira
Terça, 01 de Dezembro de 2009
Termina nesta quarta-feira (02/12) o mutirão carcerário promovido com o apoio do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no Ceará. Desde que começou, em julho deste ano, mais de 2.700 presos foram soltos, como resultado do mutirão. A cerimônia de encerramento dos trabalhos será realizada nesta quarta-feira (02/12), às 16h, no auditório do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). O juiz auxiliar do CNJ e coordenador nacional dos mutirões carcerários, Erivaldo Ribeiro dos Santos, participará da solenidade. "A nossa preocupação aqui foi de plantar uma semente. Agora é preciso que o Tribunal, juízes e servidores dêem continuidade ao trabalho", destacou o juiz Marcelo Lobão, indicado pelo CNJ para coordenar o mutirão no esado cearense.
Leia mais
Programa Integrar: mais de 110 mil processos julgados em Maceió
Segunda, 30 de Novembro de 2009
Em quase três meses de atividades do Programa Integrar do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) forma julgados 110.650 processos em Maceió (AL). O programa auxilia o Judiciário alagoano na adoção de rotinas mais modernas de trabalho desde o início de setembro. Do total de processos julgados, 1.500 eram ações alvo da Meta 2, ou seja, que ingressaram na Justiça antes de 31 de dezembro de 2005. Segundo a juíza auxiliar da presidência do CNJ e coordenadora do Integrar, Maria da Conceição da Silva Santos, o objetivo principal do programa, é ajudar o Judiciário estadual a sanar os gargalos que dificultam a prestação jurisdicional do estado.
Leia mais
Ministro Gilmar Mendes encerra Programa Integrar em Alagoas nesta terça-feira
Segunda, 30 de Novembro de 2009
O presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Gilmar Mendes, fará, nesta terça-feira (1/12) pela manhã, o encerramento do Programa Integrar em Maceió, Alagoas. O programa, que desde o dia 11 de setembro está em Alagoas, auxilia o Judiciário alagoano na adoção de rotinas de trabalho e práticas de gestão mais modernas, com o objetivo de melhorar o atendimento ao cidadão. A programação no Tribunal de Justiça de Alagoas começa às 9h30min com a abertura de exposição fotográfica. A seguir, o ministro Gilmar Mendes dará entrevista coletiva à imprensa às 10h30 no auditório Desembargador Danilo Acioly (1º andar da sede do TJAL - Maceió).
Leia mais
Novos processos no CNJ já recebem numeração única
Segunda, 30 de Novembro de 2009
A partir desta segunda-feira (30/11), os processos que ingressam no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) já recebem a numeração única. A nova numeração tem o objetivo de atender à Resolução nº 65 /2008, do próprio Conselho, e visa melhorar a administração da Justiça e a prestação jurisdicional. A resolução estabelece a unificação da numeração processual, que deve ser mantida por todos os tribunais do país. A partir da data da implantação, o número original recebido pelo processo será utilizado por todas as instâncias pelas quais ele tramitar. Ou seja, a medida facilitará o acesso do cidadão às informações sobre a tramitação dos processos em todas as instâncias da Justiça (Federal, Estadual, Eleitoral, Trabalho e Militar) e nos Tribunais Superiores. Os tribunais tem até o dia 31 de dezembro para implantar a medida, mas vários já adotam o novo sistema.
Leia mais
Meta 2: CNJ divulga dados detalhados por gabinetes, Comarcas e Varas
Segunda, 30 de Novembro de 2009
Informações detalhadas sobre o cumprimento da Meta 2 do Judiciário nacional estão no Processômetro, ferramenta disponível no portal do Conselho Nacional de Justiça (www.cnj.jus.br) para informar o andamento do julgamento dos processos que ingressaram na Justiça até dezembro de 2005.. A partir de agora, a população pode acompanhar a quantidade de processos pendentes de julgamentos por gabinete de desembargador, comarcas e varas. Ao acessar aqui, é possível visualizar as ações sem sentença, em cada uma das esferas da Justiça. Os dados, referentes ao mês de outubro, indicam a existência de 1.217.760 processos ainda pendentes de julgamento.
Leia mais
MT: Comarca de Várzea Grande dá início a mutirão de júris populares
Segunda, 30 de Novembro de 2009
Uma ação inédita no âmbito da Justiça Criminal da Comarca de Várzea Grande, no Mato Grosso, voltada para julgar processos de acusados de crimes dolosos contra a vida ajuizados até 31 de dezembro 2005, teve início nesta segunda-feira (30/11). Trata-se do Mutirão do Tribunal do Júri, que ocorre simultaneamente no Fórum da Comarca e em cinco locais: seccional da Ordem dos Advogados do Brasil, Câmara Municipal, Prefeitura de Várzea Grande, Centro Universitário de Várzea Grande (Univag) e no Município de Nossa Senhora do Livramento, jurisdicionado pela Comarca de Várzea Grande. A abertura oficial, no Plenário do Fórum, foi conduzida pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Manoel Ornellas de Almeida, que também esteve visitando outros locais de julgamento.
Leia mais
Precisa estar logado para fazer comentários.