Segundo o levantamento feito pelo Instituto Avante Brasil, os Estados Unidos são o 5º país mais violento dentre os 47 que estão na lista de desenvolvimento humano muito elevado (Veja o ranking IDH X Homicídios completo). Ou seja: tem desenvolvimento muito elevado e, mesmo assim, é bastante violento. Claro que uma das primeiras razões reside na acentuada desigualdade entre os norte-americanos.
Bárbados, 38º colocado no IDH, é o país com maior número de mortes dentre os países com grau de desenvolvimento humano muito elevado, com 11,3 mortes por 100.000 habitantes em 2010. Seichelles, 46º posição no IDH, é o segundo colocado no ranking de homicídios desse grupo, totalizando 8,3 mortes a cada 100.000 habitantes em 2006 (último dado disponível na ONU para informação). A Lituânia, que ocupa a 41º posição no IDH, registrou em 2010, uma taxa de 6,6 homicídios para cada 100.000 pessoas, ficando em terceiro lugar no ranking do iAB. Já a Estônia, 33º no IDH, foi incluída na quarta colocação no ranking de homicídios, contabilizando 5,2 homicídios para cada 100.000 pessoas, em 2010.
Os Estados Unidos, apesar da 3º melhor posição no ranking entre os países de desenvolvimento humano muito elevado, apresentou uma taxa de 4,8 mortes para cada grupo de 100.000 habitantes, em 2010, ficando com a 5º maior taxa de homicídios entre os países com alto grau de desenvolvimento.
Veja o gráfico abaixo:
Já dentre os cinco países melhores colocados no ranking do IDH, Noruega (1º), Austrália (2º), Holanda (4º) e Alemanha (5º), os EUA são o país com o maior número de mortes por 100.000 habitantes, registrando quase 5 vezes mais que o segundo colocado, a Austrália, que registrou em 2009 uma taxa de 1 homicídio para cada grupo de 100.000 habitantes. Os países com mais alto índice de IDH possuem, em regra, poucos homicídios. Os EUA constituem uma das exceções.
Veja o gráfico:
O país que detém o maior número de portes de armas per capita do mundo, tem recebido alertas do governa Obama para conter a violência. Um estudo do Martin Prosperity Institut (Gun Violence in U.S. Cities Compared to the Deadliest Nations in the World), que compilou dados de vários órgãos, fez uma comparação das mortes por arma de fogo nas cidades dos EUA, comparando-as com as taxas de mortes dos países mais violentos pelo mundo. Descobriu-se que Nova Orleans, a cidade que mais mata por arma de fogo no país, tem quase a mesma taxa de mortes que Honduras, o país que mais mata no mundo. Detroit foi comparada a El Salvador, Baltimore foi comparada a Guatemala, Miami foi comparada a Colômbia e Washington comparada a São Paulo.
**Colaborou Flávia Mestriner Botelho, socióloga, mestre em ciências e pesquisadora do Instituto Avante Brasil.
Precisa estar logado para fazer comentários.