Este artigo objetivou estudar o cenário da Gestão Pública Atual. Ocorreu em forma depesquisa bibliográfica também denominada fonte secundária, onde foram pesquisados diversos aspectos que se referem ao tema, como: Planejamento, Organização, Direção e Controle. A última etapa retrata as considerações finais acerca das responsabilidades gerais, aplicadas ao Gestor Público.
PALAVRAS CHAVES: ética, legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
1 – CONSIDERAÇÕES INICIAIS
A gestão pública atual passa por mudanças quase que revolucionárias em seu ambiente de atuação, como falta de investimentos aos profissionais de educação, sucateamento da saúde e saneamento básico falido. É nesse ambiente, que os gestores devem direcionar esforços para mudar as condições que permitam um ambiente social digno de sobrevivência humana. Não podemos admitir que os fatores básicos de sobrevivência sejam colocados em segundo plano, por isso, a consciência crítica da população , quando na escolha de seus governantes, deve aflorar de forma imediata, pois do contrário, seremos reféns de um ciclo vicioso de promessas não cumpridas.
2 – METODOLOGIA
O método de pesquisa escolhido para compor esse estudo foi o qualitativo, sendo que a estratégia de pesquisa escolhida foi à bibliográfica. Na acepção da professora Márcia Rita Trindade Leite Malheiros (2010), a pesquisa bibliográfica disponibiliza dados disponíveis no estudo, possibilitando que o autor aprofunde seus conhecimentos sobre um determinado assunto, e após sua análise reflexiva, poderá chegar ao seu melhor entendimento. De acordo com essa temática, a pesquisa bibliográfica trata-se de um levantamento da bibliografia já publicada, em forma de livros, revistas científicas, anais de congressos e imprensa escrita. Os autores corroboram afirmando que a referida técnica de pesquisa coloca o pesquisador em contato direto com tudo aquilo que foi publicado acerca da temática em questão.
3 – Gestão Pública Atual
A gestão Pública atual, realiza mudanças quase que revolucionárias no trato com as questões sociais, visto a nova postura da sociedade diante do não conformismo da situação imposta. Diante disso, os agentes públicos são obrigados a desenvolverem os valores éticos e morais, principalmente para atender a imposição dos princípios básicos que regem a Administração Pública, que correspondem a Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência. Esses princípios direcionam comportamentos que irão refletir diretamente no desenvolvimento cultural de uma sociedade, do contrário, ações escandalosas de desvios públicos, enriquecimento ilícito e outras improbidades, serão considerados fatos normais e rotineiros. Esse é o principal desafio do gestor público atual, combater com seriedade todas as formas de abuso no trato com o bem público, deixando de lado, amizades, apadrinhamentos e outras formas pessoais de tratamento.
Para realizar uma política pública de qualidade aos olhos da população, o gestor deve implementar medidas estratégicas, como um planejamento de objetivos com metas arrojadas e bem definidas. Nesse aspecto, todos os órgãos, departamentos e seções, deverão fazer parte desse plano. Dessa forma, os níveis de desempenho da Administração pública, melhorarão consideravelmente. Entretanto, as metas e os objetivos impostos pelo gestor público, deverão ser ousadas, porém atingíveis, ou seja, metas inconsistentes ou inalcançáveis , proporcionarão desestímulos e refletirão na baixa produtividade dos envolvidos.
Além disso, para alcançar os objetivos pretendidos, o gestor deverá realizar sua gestão com base em critérios empreendedores, ou seja, formulada de forma ousada e inovadora, mas que sobretudo, produza resultados favoráveis ao bem estar social.Para alcançar esses objetivos, o gestor público apoiar-se-á em quatro pilares fundamentais: planejamento, organização, direção e controle.
O Planejamento estabelece as estratégias de como alcançar as metas e os objetivos traçados. Através dele, o gestor terá a visibilidade necessária para uma correta tomada de decisão ou solução de um potencial problema iminente.Entretanto, é necessário que o faça de forma arrojada, pois quando bem aplicado, proporciona habilidade na identificação dos pontos fortes, fracos, oportunidades a ameaças da gestão pública. Além disso, o gestor deverá conhecer muito bem cada órgão, departamento ou seção que compõe a estrutura organizacional pública, para que dessa forma, identifique as condutas que desviam da finalidade pretendida no seu planejamento estratégico.
Além do Planejamento, a Organização é fundamental para o atendimento das metas e objetivos pretendidos. Com a Organização, o gestor obterá competências para melhor dispor os capitais humanos e os bens materiais nas Estações de trabalho. A organização permite ao gestor que avalie quais forças de trabalho são adequadas para ocupar determinado cargo e dessa forma, as responsabilidades são melhores distribuídas para as pessoas certas e na função desejada. Então, a Organização atua juntamente com o planejamento, ao analisar os objetivos, dividir as tarefas e definir as responsabilidades.
Já a Direção, tem seu papel fundamental na condução da empresa ao sucesso ou fracasso. Evidentemente, a Direção deve ser um guia que direcionará todos os envolvidos na gestão pública, de forma a alcançar da melhor forma os desejos sociais. Outro aspecto relevante à Direção é conseguir o engajamento de todos os envolvidos no processo, e para isso, o gestor além de inspirá-los, deverá motivá-los a melhorarem cada vez mais a prestação de serviço a comunidade. Essa motivação poderá ser feita através de incentivos a qualificação profissional, planos de cargos e salários e manutenção contínua da reciclagem dos agentes sociais.
Finalmente, o Controle. Este tem uma principal responsabilidade de monitorar e mensurar os níveis de desempenho dos serviços prestados a comunidade. Uma gestão pública que obtém controles efetivos das ações de seus funcionários, contribui diretamente para o desenvolvimento das rotinas de trabalho e ainda, verifica quais melhorias são necessárias diante de possíveis falhas encontradas no sistema. Então, o controle analisa de forma sistemática, todos os envolvidos no processo de prestação de serviço ao público, acompanhando os níveis de produtividade, capacidade de iniciativa, assiduidade e sobretudo, o cumprimento responsável do papel social de cada servidor.
Enfim, a mudança que se deseja na Gestão Pública sugere uma transformação cultural de cada participante envolvido, entretanto, o Gestor seno o principal líder do sistema, deverá traçar um plano estratégico, de tal forma que as ações sejam coordenadas e gradativamente implantadas. Somente formando uma força tarefa, formada por seguidores imbuídos de caráter, moral e ética, é que poderemos transformar o país em uma civilização honrada e exemplar para o mundo.
4 - Considerações finais:
O Agente Público, deverá ter como principal objetivo, o cumprimento das necessidades sociais que urgem a cada dia.O país, deve estabelecer de forma concreta, quais propostas serão decisivas para que se garanta a convivência harmoniosa e sem desigualdades sociais.É bem verdade que para isso acontecer, o gestor deverá realizar um planejamento Estratégico que reflita as reais necessidades da população e efetivamente, garanta ao trabalhador honesto e pagador de impostos, a honradez de ser chamado cidadão brasileiro.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
MALHEIROS, Márcia Rita Trindade Leite . Pesquisa na Graduação. Disponível em:www.profwillian.com/_diversos/download/prof/marciarita/Pesquisa_na_Graduacao.pdf. Acessado em: 27/042010.
SIMÕES, J.A . Relações públicas e micropolítica. São Paulo: Summus, 2001.
TEIXEIRA FILHO, J. Gerenciando conhecimento. Rio de Janeiro: Ed. SENEC, 2000.
TERRA, J.C.C., GONDON, C. Portais corporativos: a revolução na gestão do conhecimento. São Paulo: Negócios Editora, 2002.
TORQUATO, F.G. Tratado de comunicação organizacional e política. São Paulo: Pioneira, 2002.
Conforme a NBR 6023:2000 da Associacao Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), este texto cientifico publicado em periódico eletrônico deve ser citado da seguinte forma: JUNIOR, Salvador Quintão Barbosa. Gestão Pública Atual Conteudo Juridico, Brasilia-DF: 04 maio 2011, 05:15. Disponivel em: https://conteudojuridico.com.br/consulta/Artigos/24265/gestao-publica-atual. Acesso em: 23 dez 2024.
Por: Francisco de Salles Almeida Mafra Filho
Por: BRUNO SERAFIM DE SOUZA
Por: Fábio Gouveia Carneiro
Por: Juliana Melissa Lucas Vilela e Melo
Por: Juliana Melissa Lucas Vilela e Melo
Precisa estar logado para fazer comentários.