Luciana Virgília Amorim de Souza[1]
Isabel Maria Amorim de Souza [2]
As TIC’s (tecnologia de informação e comunicação) servem para auxiliar, motivar e invadir o uso da aquisição de informações como ferramenta básica, para construir conhecimento. As mídias como internet, rádio, celular, televisão e outros meios de comunicação fazem parte do processamento e armazenamento de informação para qualquer pessoa. Todos têm livre acesso, hoje em dia, para adquirir esses meios de comunicação e interagir socialmente com o mundo globalizado.
Essas novas formas de comunicação servem para modificar as possibilidades de qualquer um em construir ideias e pensamentos novos que servirão para interagir com o mundo e dessa forma, constrói e transforma o conhecimento.
As mídias foram criadas no século XX com a intenção de melhorar e ampliar os novos conceitos de transmissão de informação tornando mais fácil, acessível à busca pelo conhecimento.
Hoje em dia, é comum utilizar-se de recursos que serão usados em TV, sites, internet e propagandas, como forma respaldo teórico para se alcançar determinado fim na área de educação, e até mesmo para melhorar o processo de aquisição de conhecimento nas escolas.
Existem diversos meios de motivar uma aula na escola e tornar a educação mais estimulante. Esses recursos servem para aperfeiçoar e transformar os conteúdos apreendidos e absorvidos para melhorar o meio-ambiente escolar e para produzir melhor na sala de aula.
A informação e absorção do conhecimento na atualidade tornaram-se tarefa mais prática, dinâmica e acessível a todos, o que fez da escola um espaço mais democrático, motivador, autonômico e criativo. O uso das diversas tecnologias seja antigas ou antigas, até hoje, integram de forma útil a vida acadêmica, facilitando o uso dando requisito importante para se comunicar e transmitir informação.
Pode-se dizer, hoje em dia, o uso da tecnologia como a internet é parte indissociável da vida de muitas pessoas que não se pode deixar de utilizar no seu cotidiano, porque passou a ser vínculo indispensável nas suas vidas.
Com o mundo globalizado e cosmopolita a tecnologia é um recurso importante para motivar estimular e dinamizar diversos setores seja econômico educacional, político, social, turismo, saúde, dentre outros. É preciso que com dinamicidade da tecnologia seja inclusa e não excluam os outros do meio de acesso a esses recursos tecnológicos, assim, melhoraria os diversos segmentos da sociedade.
Pode-se aferir que com o uso da tecnologia, as escolas públicas brasileiras passaram a ofertar maiores recursos de comunicação e adaptaram às novas formas de tratar a educação pública com mais eficiências e suporte. As presenças das tecnologias na escola invadiram de tal forma, que as salas de aulas utilizam a televisão, DVD, som, movimentos, mídias, de maneira a motivar e incentivar a busca pelo conhecimento.
As TIC’s servem para dar respostas e soluções rápidas a educação, ampliando e modificando os espaços da construção de conhecimento fazendo um entrelaçamento entre o presencial e o virtual conectando todos a um único fim, a democratização desses recursos.
A tecnologia busca qualificar e melhorar os espaços de interação social com o uso de ferramentas focando na motivação e estímulo diário na utilização do processo para levar a qualidade na utilização desses aparatos e levar a qualidade da educação transformando o ensino e a aprendizagem.
A internet tem modificado os comportamentos das pessoas estabelecendo meios de acesso a comunicação virtual, permitindo conexão com pessoas, fatos, ideias e conceitos.
Comenta-se que dispomos de variados recursos tecnologias que estão sendo compartilhados e atingindo a todos. Essa modernização da aquisição de informação possui um aparato e uma infraestrutura tecnologia de alto nível, e cada dia se amplia mais.
A educação transforma e produz comunicação em todas as formas de linguagem interativa expressando e interagindo uns com os outros. Ainda pode-se pensar que a tecnologia mesmo sendo acessível a todos, ainda têm pessoas que se limitam a colocar em suas vidas, resistindo bravamente a usar esses recursos.
Com o mundo globalizado, a tecnologia está agregada ao cotidiano de muitas pessoas como peça indispensável para resolver e facilitar o dia a dia. A educação aliada à tecnologia é um requisito para acabar com a alienação e ajudar a eliminar as barreiras que viabilizam a empregabilidade e produzem assim, o desenvolvimento dos países.
Para mudar os critérios da educação é necessário mudar esses critérios fazer novas adaptações nos currículos e nas bases da estrutura escolar, com propostas inovadoras. Assim, novas práticas adotadas, ocupam as velhas práticas pedagógicas, substituindo.
As novas mídias estão cada vez mais criando novos conceitos e paradigmas no sentido de revolucionar as estruturas comportamentais fazendo com que as pessoas se tornem dependentes de tecnologias para se alcançar determinado fim.
De uns anos pra cá, a utilização dos recursos de comunicação e tecnologia tem possibilitado a ampliação desses meios cada vez mais sofisticados, para melhorar a educação e pode-se comentar que isso tem evoluído cada vez mais rápido, agilizando os serviços e aumentando a eficiência dos sistemas tecnológico melhorando a vida cotidiana das pessoas.
É preciso que além dos recursos tecnológico seja acessível também as pessoas passando a utilizá-lo e a usarem diariamente nas suas vidas, e também que saibam utilizar essas ferramentas disponíveis na sala de aula. Apesar de que os meios de comunicação tecnológica estarem disponíveis, mas nem todos têm acesso, pois além da dificuldade, outro problema é que esses recursos se tornam inacessíveis por serem caros.
A educação é um processo complexo, aprender é complexo porque exigem subsídios necessários e imprescindíveis. O computador trouxe novidade e tornou a vida de muitas pessoas rápida e dinâmica. A televisão, o rádio e o cinema incorporaram desafios para o aperfeiçoamento de outras mídias. Antigamente ou mesmo hoje em dia, as aulas se limitavam a oralidade e a escrita e com a incorporação das mídias tecnológicas o ensino passou a ser mais atrativo estimulante e dinâmico.
Com a internet pode-se aprender muito mais e de diferentes maneiras, a escola é proporcionadora de disciplina e construção do saber e conhecimento. Com as tecnologias o conteúdo e as aulas dos professores tornaram-se mais criativos.
A educação é indispensável no processo de comunicação, pois é através dela que a dinâmica atua de diferentes formas com o intuito de troca de informações. A educação forma, cria identidade e constroem profissionais de qualidade, com habilidade suficiente para suprir as dificuldades do profissional, pois, dessa maneira os espaços do saberes são construídos.
A sala de aula, nos dias atuais, tem que ser interativa, usar os tipos de tecnologia para atrair a juventude para interagir e gostar da aula de forma a juntar a participação, interatividade e criatividade. Hoje, a geração passou da televisão para o computador.
As mudanças das antigas formas de ensinar com somente professor e alunos do mesmo espaço deu lugar a escola virtual mais dinâmica e interativa, com o uso do livro virtual com os tabletes da chamada educação à distância. A educação aliada à tecnologia modificou os espaços de aprendizagem e a busca do conhecimento passou do presencial para o textual e a educação a distância, utilizando a sala de aula virtual que atua em todos os ambientes, ou seja, o aluno estuda onde quer, e escolhe o seu horário para melhor realizar as atividades.
Aponta-se que com o mundo virtual, invadindo diversos setores e segmentos, pode-se aferir que quem não sabe ler ou é analfabeto funcional está excluído desse mundo de tecnologia, rapidez e dinamicidade. Ter tecnologia não é somente conhecer e saber usar, modificar e transformar o mundo, quebrar paradigmas e conceitos retrógados rumo ao progresso preparando ideias e conceitos novos para resolver os problemas sociais.
A construção do conhecimento é realizada da interação do homem com o meio social de forma a alterar conceitos antigos e ultrapassar obstáculos que impedem o progresso social de forma a utilizar a tecnologia a favor do homem quebrando barreiras.
A internet modifica o comportamento do homem fazendo dele um ser atuante, livre, mais criativo e atento às novidades do mercado tecnológico, comunicativo e mais participativo com poder para assumir decisões. Ao mesmo tempo em que cria, transforma e constrói o homem, interage e aprende a lidar com o novo, a internet veio para facilitar e ampliar a visão do homem em relação a ele mesmo.
Aprender é trocar experiência, dinamizar e construir saber, é interagir e desenvolver ações e planejar o novo, resolver problemas e compreender o conceito de educação atual. O professor ao atuar na sala ele aprende também e transforma seus conceitos e opiniões. Ensinar é compreender a complexidade do mundo, é criar identidade, esclarecer ideias, discutir teorias, fomentar novos conceitos, e principalmente ajudar a construir um futuro digno as pessoas e a sociedade como um todo.
REFERÊNCIAS
http://www.eca.usp.br/prof/moran/textost.htm Acesso em 13/06/2012.
http://www.eca.usp.br/prof/moran/digital.htm Acesso em 13/06/2012.
http://www.eca.usp.br/prof/moran/midias_educ.htm Acesso em 13/06/2012.
http://meuartigo.brasilescola.com/educacao/tecnologia-na-educacao.htm Acesso em 13/06/2012.
[1] Graduada em Letras Português- UNIT –SE. Graduada em Serviço Social - Faculdade Dom Pedro- BA. Graduada em Letras Espanhol na UNISEB – Polo Aracaju – SE. Pós–graduada em Metodologia do Ensino de Língua Espanhola; Metodologia do Ensino de Linguagens; Metodologia do Ensino de Língua Inglesa- Instituto pró-saber- Feira de Santana–BA. Metodologia e Didática do Ensino Superior pela Faculdade São Luis de França Aracaju –SE. Pós-graduação em conclusão em Libras pela Faculdade São Luis de França – Aracaju – SE.
[2] Graduada em Direito – UFS – SE. Graduada em Serviço Social – UNITINS- TO. Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica Faculdade São Luis de França Aracaju- SE. Libras em Conclusão pela Faculdade São Luis de França em Aracaju - SE
Graduada em Serviço Social pela Faculdade Dom Luiz de Orleans e Bragança/BA, Graduada em Letras Vernáculas pela UNIT- SE; Graduada em Espanhol pela UNISEB - COC/SE; Especialista em Metodologia do Ensino de Linguagens - Eadcon/Bahia; Especialista em Metodologia da Língua Espanhola pela Face/BA . Especialista em língua inglesa- Face/BA; Especialista em Mídias da Educação/ Uesb/BA; Especialista em Linguística e Literatura pela Universidade Cândido Mesndes/ RJ; Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade São Luis de França/SE. Professora do Estado da Bahia na Educação Básica. E-mail: [email protected].
Por: Juliana Melissa Lucas Vilela e Melo
Por: Isnar Amaral
Por: LEONARDO RODRIGUES ARRUDA COELHO
Por: REBECCA DA SILVA PELLEGRINO PAZ
Precisa estar logado para fazer comentários.