A informática adentrando nas práticas pedagógicas dentro da escola transforma as esferas da vida social com suas intervenções. O desafio da educação é inserir o professor dentro do contexto educativo tecnológico, utilizando dos recursos didáticos midiáticos na difusão do conhecimento em busca da aprendizagem, criando e organizando práticas voltadas para o uso das TICs. Dessa forma, o desafio será utilizar o desenvolvimento de novos conceitos, competências e habilidade no sentido de ajustar rumo à qualificação do ensino.
O computador, como recurso tecnológico e didático, auxilia o professor na produção e compartilhamento do conhecimento para os alunos. Esses recursos educacionais tecnológicos proporcionam o aprimoramento do ensino-aprendizagem.
O uso das técnicas e tecnologias dentro da escola modifica, transformando o contexto social. O processo educativo com a utilização dos REAS incluem o uso de CD, DVD, internet, jogos educativos, apostilas, ambientes on-line.
A EAD surgiu com intenção de emancipação humana e exercício da cidadania, é uma necessidade para comunicação educacional. O trabalho da EAD pressupõe a organização do trabalho docente nos processos educativos com políticas que viabilizem a democratização e qualificação dessa formação.
Vivemos num mundo digital e tecnológico, a internet está em todos os lugares como algo insubstituível. A cultura social atrelada à tecnologia inclui todos os espaços, está nos cercando. A tecnologia, de certa forma, tem afetado no nosso comportamento como também na forma de pensar, ver, agir, escrever, falar e ler.
As informações tornam-se velhas na medida em que são descobertas novas notícias, pois com o avanço e rapidez da veiculação de novos conceitos tornam-se obsoletas as antigas.
A cibercultura é um conjunto de técnicas, atitudes, valores, pensamentos e comunicação entre as pessoas do mundo virtual. A cibercultura compõe-se de instrumentos materiais e comunicação virtual, interagindo diferentes pessoas do mundo. Abrange também as tecnologias de informação e comunicação, as TICs, dessa maneira, as pessoas que adentram a este espaço trocam informações, conteúdos midiáticos dentre outras coisas, agregando pessoas de diferentes lugares a um mesmo espaço e tempo.
As diversas mídias do mundo virtual da cibercultura possibilita articular, envolver e explorar as potencialidades digitais. No ciberespaço, as comunicações virtuais são efetivadas de maneira rápida com troca de informações em diferentes formatos e conteúdos diversos. Assim, há construção de conhecimento, interconexão, interatividade e flexibilização. No ciberespaço, todos são convidados a participarem, portando comentários no fórum. Os que participam desses fóruns contribuem para uma dinâmica significativa que proporciona troca de conhecimento.
A interatividade abrange todos que procuram conhecer dividir e compartilhar determinado assunto. O hipertexto agrega a leitura-escrita numa forma multidirecional, são textos plurais que conectam diálogos, proporcionando saber e informação.
A internet dos anos 2000 se popularizou adentrando em todos os lares, assim com a utilização desse meio, pode-se realizar várias atividades, como conversar, fazer amizades, vender, comprar e se divertir. Esse veículo de comunicação transformou e incluiu todos num mesmo ambiente virtual o cyberespaço.
Na escola é preciso mudar a forma metodológica de atrair os alunos a participarem e quererem aprender algo novo e interativo, pois com aulas tradicionais resultará numa rejeição.
Pode-se dizer que o mundo globalizado vive num clã global em todos agem, pensam de forma diferente, mas congregam as mesmas vontades e gostos, num momento de diversidade cultural e transformação tecnológica é necessário envolver-se e adaptar-se aos novos modos de comunicar-se, viver, pensar e agir.
As tecnológicas ampliam a comunicação, interatividade entre as pessoas. O celular é um dos dispositivos móveis mais usados na comunicação em que a informação é instantânea via texto, mensagem, vídeo, notícias, agenda, internet dentre outros recursos tecnológicos.
O celular por ser um instrumento de baixo custo é mais utilizado e adquirido que o computador. O celular a qualquer momento, lugar e espaço pode ser utilizado para se comunicar.
A educação com o uso das TICs proporciona reflexão, criticidade, aprendizado e formação da cidadania. O blog é um acessório da educação virtual, garantindo mais acessibilidade e promove uma comunicação mais democrática em que o uso de diferente linguagem condiciona desenvolvimento nos processos e atividades sociais de interação e comunicação. Os blogs, como recursos de discussão de ideias, criam as redes sociais em que os usuários e seguidores colocaram na divulgação e transmissão de saberes e conhecimento. Alguns usam os blogs educativos para se promoverem socialmente e tornarem-se líderes de seus grupos e equipes.
As redes sociais também têm conteúdos epistemológicos que ajudam na valorização e ampliação dos processos de aprendizagem. Com ela, diversidade e complexidade de interação fazem funcionar os mais variados assuntos como: linguística, psicologia, sociologia, antropologia e outras disciplinas. Elas são abertas, ou seja, todos podem ter livre acesso aos conteúdos divulgados. É contínuo e reconstroem individual e coletivamente as relações entre os usuários.
Os instrumentos de reflexão utilizados na educação problematizem as questões de mudança dentro do currículo como metodologia e estratégias do mundo digital. Dessa maneira, implica diretamente na prática pedagógica do professor para uma melhoria na perspectiva da educação e da tecnologia. As ações pedagógicas do professor estão inseridas as inovações tecnológicas ou deveriam estar de maneira a proporcionar mais tecnologia apropriada e ajustada a educação resultando em mudanças positivas.
O currículo tecnológico envolve a relação de educação e tecnologia dentro de um contexto social, político, econômico e cultural, fazendo uma nova ressignificação da educação digital.
O currículo envolve a prática do professor dentro de uma visão social, política, econômica, cultural, histórica em que se vinculam práticas que envolvem ações no compartilhamento de problemas, questões, conhecimento e soluções do próprio mundo do professor. Para desenvolver esse currículo é necessária a reconstrução do saber científico ensinado aos alunos.
A evolução tecnológica parece não ter fim, cada dia que passa, os recursos atualmente usados no mundo digital tornam-se obsoletos e atrasados, os avanços nas TICs não é muito comum e não tem como acompanhar diariamente, mas é preciso estar antenado a todo momento.
A sociedade de hoje está envolta num processo tecnológico sendo a era digital e a era do conhecimento numa evolução fonética de convergência tecnológica. Dessa maneira, afetam a vida econômica social, cultural, política educacional de uma sociedade. O professor, envolvido neste meio tecnológico, também usufrui de projetos e pesquisas, ele também produz, envia e recebe informações.
A política linguística que há por trás da língua dominante existe uma classe representando o consumo ou o produto. Toda língua tem seu valor simbólico principalmente quando ela é impressa, pois o valor é permanente.
No que concerne ao estudo da língua, as subdivisões da língua como o Estruturalismo estudou as estruturas fonológicas, morfológicas e sintáticas do social, já o Funcionalismo estudou as funções da língua principalmente nos aspectos físicos, a Sociolinguística estuda as questões que são certas ou erradas na língua. A Linguística Textual preocupa-se com as questões da textualidade da língua e a pragmática com os enunciados e os significados do texto. A Semiótica estabeleceu as regras de falar e escrever da comunicação.
O ensino de Língua Portuguesa faz do aluno ser mais independente, autônomo e proficiente, aprendendo a ler interpretar, escrever e criticar. A gramática serve para atestar as diferenças entre quem sabe ou não escrever a Língua Materna
No que se refere ao letramento como prática social também é histórica, escrever é um privilégio social e há um distanciamento entre fala e escrita, a chamada dicotomia oral/escrita.
Letrado é a pessoa que consegue compreender um pequeno texto e sabe extrair dele alguns detalhes importantes para a compreensão. O letramento está composto de sentidos individuais e coletivos.
A escrita proporciona a fixação da palavra da expressão do pensamento em forma de linguagem atravessando o tempo e o espaço. A escrita sendo a base da civilização é destacada em um conjunto de sinais que tem sentido e significação reproduzindo a expressão da fala em forma de frase.
Toda língua tem sua história e se modifica no tempo e no espaço. As línguas nascem, crescem e desaparecendo origem a outras línguas, elas se transformam devido a civilizações e ao uso dos falantes levando a sua evolução. Quando há variação social a língua muda de acordo com as comunidades das camadas sociais dentro da sociedade na sua estrutura.
A propaganda é outro atrativo hipertônico que as pessoas ao assistirem ficam extasiados gravando tudo no seu subconsciente, sem perceber que isso leva a consumirem largamente a marca em produto qualquer.
A intenção maior é atrair os telespectadores, vender mais anunciando mais para os consumidores comprarem mais. Outra forma de chamar a atenção do público que assiste à televisão é exagerar no som, movimento e cores para atingir o desejo, o sentimento, as vontades, emoções do telespectador. Se por acaso nesses programas de tv fossem colocados para serem visualizados cenas calmas, sem histerismo sem movimentos, sem cores, sem ações seria algo muito chato que daria sono em todos que se propusesse a assistir levando a muitos a procurar outro canal para se distrair.
Com todo esse movimento e exagero de som, imagem cores na certa daria como resultado a violência, a poluição visual. Jamais, segundo o autor, a televisão vai mudar a programação para algo mais útil e de valor, pois o que mais interessa é vender e ter audiência e não mostrar o desenvolvimento da capacidade de pensar raciocinar sentir, agir e ter consciência crítica para escolher o que gosta ou não no caso específico algo valorativo e de utilidade.
A televisão hoje em dia é uma droga que causa dependência segundo Marie Vinn. O problema dessa dependência é que todo homem grava tudo o que vê no seu subconsciente, pois nós possuímos uma memória infinita e isso levaria consequentemente a um stress que influencia nas emoções, na psique, na consciência e nos sentimentos.
Os programas violentos assistidos pela TV, segundo pesquisas, levaram às agressões violentas em curto prazo, causando um estrago total por motivo fútil. Chegamos à conclusão que a televisão animaliza o homem e não educa e nem forma, ao contrário agride cada vez mais, a cada hora dedicada a ela.
Desligar a televisão uma vez por mês foi um dos testes feitos por pessoas e famílias nos EUA, algumas conseguiram outros não, para por no lugar desses espaços, foram colocadas atividades extras, que levassem a educação e atitudes criativas e culturais, outras famílias que não conseguiram esse feito alegaram que ficariam desinformadas e não conseguiriam fazer isso por muito tempo.
A televisão é um mecanismo de integração social porque controla toda uma sociedade e propicia algumas funções sociais. A televisão tanto integra como desmembra as relações humanas e sociais. As redes eletrônicas através do computador aproximam como afastam as pessoas umas das outras. Ela divide incluídos e excluídos em um determinado reino virtual. Mesmo assim, ainda é preciso incluir os usuários de baixa escolaridade no ambiente virtual tecnológico. Para isso, é necessário possuir tecnologia disponível e acessível e ter aplicações e ideologias específicas.
Valdemar W. Setzer, fala sobre o uso inadequado da tv de forma que ela invade as nossas casas de forma de forma irreal, grosseira e impactante. A televisão e uma verdadeira violência aos nossos olhos, afirma o autor, ela corrompe os lares mostrando cenas admiráveis e inconvenientes, ouvirmos palavras feias e inadequadas, opiniões e imagens destruidoras.
Ele também revela uma crítica de que televisão influencia de tal maneira que as pessoas ficam intactas com cara de bobas, especialmente as crianças, hipnotizada em frente ao aparelho.
Ao comparar esse meio de comunicação a leitura de um livro percebe-se que há uma grande disparidade, pois no livro imaginamos personagens, como eles poderiam ser, falar, andar, vestir-se, na televisão essa leitura inconsciente não acontece, pois tudo está ali a nossa frente.
O empoderamento social, que as tecnologias digitais possuem, leva à igualdade da educação de qualidade para uma boa parcela da sociedade. A educação aberta proporciona uma maior transformação do ensino tradicional possibilitando um maior potencial e desenvolvendo ao mesmo tempo o conhecimento, modificando assim os novos conceitos de aprendizagem dentro de um espaço e tempo escolhido no momento em que se queira. Os estudantes dos sistemas web 2.0 buscam uma maior interação e conectividade com os instrumentos e recursos educacionais promovendo uma melhor prática educativa e aumentando assim, novos conhecimentos em diversas áreas. Esses recursos são também compartilhados e socializados entre os usuários em que estão totalmente disponíveis e de fácil circulação e divulgação para todos terem acesso.
O REA proporciona aos alunos que não desejam um aprendizado formal, aprender os conteúdos disponíveis na web de forma informal e diversificada, todos os materiais são livres e dispostos a quem quiser utilizar, por isso o seu lema é compartilhamento, socialização e reuso, além de facilidade de programa o estudo em seu tempo, local e espaço. As regras de aprendizagem deste aluno de acordo com a EAD são preestabelecidas por ele mesmo, utilizando-se assim, de uma modalidade mais flexível, de fácil execução dos cursos on-line e gerenciando o seu próprio tempo e dedicação aos estudos. A autonomia e independência são sua base pra a formação e constituição dos saberes e práticas educativas.
Os processos de identificação com a utilização das TICs produzem informação e conhecimento de forma a expressar a opinião e formar pontos de vista e transformar a ordem social. A cultura digital também incluem as crenças, tradições, costumes, ideias e métodos de trabalhos.
Os bens culturais geram potencialidades e acesso à produção e informação. A cultura digital envolve as relações sociais entre as pessoas, difundindo ideias, manifestando diferentes culturas, formando identidade. A cultura digital está entre a cultura de um povo e sua educação, fortalecendo nossos valores e crenças.
Com o uso da tecnologia na escola, deixa de ser apenas um símbolo de transmissão de informação para transformar as produções tecnológicas em conhecimento e aprendizagem.
O acesso às tecnologias na web tornou-se popular, facilitando assim acesso aos recursos digitais, melhorando a eficiência e qualidade do professor como usuário e facilitador. Para o aluno, passou de um receptor do conhecimento veiculado para um pesquisador desenvolvendo habilidades sócio-educacional-cultural.
A EAD proporciona ao aluno estabelecer as regras de aprendizagem, escolhendo o tempo, local e o espaço para estudar. Assim, com modalidade de utilizar os dispositivos digitais da EAD proporciona ao aluno fácil execução dos utilitários do AVA, com conhecimento on-line, gerenciando o seu tempo para estudar o material disponível e sua própria autonomia para realizar as tarefas.
Referências
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Graduada em Serviço Social pela Faculdade Dom Luiz de Orleans e Bragança/BA, Graduada em Letras Vernáculas pela UNIT- SE; Graduada em Espanhol pela UNISEB - COC/SE; Especialista em Metodologia do Ensino de Linguagens - Eadcon/Bahia; Especialista em Metodologia da Língua Espanhola pela Face/BA . Especialista em língua inglesa- Face/BA; Especialista em Mídias da Educação/ Uesb/BA; Especialista em Linguística e Literatura pela Universidade Cândido Mesndes/ RJ; Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade São Luis de França/SE. Professora do Estado da Bahia na Educação Básica. E-mail: [email protected].
Conforme a NBR 6023:2000 da Associacao Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), este texto cientifico publicado em periódico eletrônico deve ser citado da seguinte forma: SOUZA, Luciana Virgília Amorim de. Comunicação, Tecnologia e Educação Conteudo Juridico, Brasilia-DF: 17 abr 2015, 04:15. Disponivel em: https://conteudojuridico.com.br/consulta/Artigos/44041/comunicacao-tecnologia-e-educacao. Acesso em: 23 dez 2024.
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