RESUMO: O presente artigo tem como objetivo identificar a diversificação do empreendedorismo e suas principais influências na formação empresarial através de alternativas que possam melhorar a produtividade empresarial, através de pesquisas e planejamentos, pois torna possível a formação e crescimento, valorizando assim as idéias em questão, através das decisões tomadas de forma correta, no momento exato através do conhecimento gerado por meio de aperfeiçoamento do empreendedor, através de muita dedicação para chegar ao sucesso.
PALAVRAS-CHAVE: empreendedores, globalização, concorrência, dedicação, dificuldades, resultados.
1 INTRODUÇÃO
Com o processo de globalização através da expansão mundial das empresas houve um grande crescimento nos horizontes estruturais empresariais, que passaram a produzir em grande escala, mais de forma desestruturada, devido a preparação de empresários empreendedores, e pessoas capazes de enfrentar todas as dificuldades em busca de seus objetivos.
O que leva muitas empresas a falir ainda prematura é a falta de metas, planejamentos e organização, os empresários não sabem na verdade onde desejam chegar e não analisam antes de abrir suas empresas, começam achando que tudo irá dar certo, mas com o passar do tempo os problemas começam aparecer como imprevistos, já que antes não houve uma verdadeira preparação e conhecimentos sobre os possíveis imprevistos e dificuldades que podem aparecer, e quem começa um negócio muitas vezes só pensa nos lucros, e desde o inicio espera resultados satisfatórios, porém acontece o contrário por falta de informações para atuar em meio a tanta concorrência, e então fecham as portas nos primeiros obstáculos.
Portanto aquele que está ciente de onde deseja chegar busca sempre oportunidades diante das dificuldades e transforma seus medos em objetivos de alcançar o que se quer, os empreendedores sempre buscam novas alternativas de soluções pautadas no acolhimento de informação das diversas esferas das empresas com o intuito de ter uma análise a todas as operações financeiras e estruturais da empresa diante desses resultados, os empreendedores fazem o retrato de todas as áreas da empresa observando que o desempenho da empresa é influenciado das capacidades dos seus funcionários, no entanto ele precisa estar atento as atividades comerciais que ocorreram no passado, através de pesquisas de mercado por exemplo, visitas ao SEBRAE que pode trazer informações positivas de como organizar uma empresa.
Conseqüentemente o empreendedor hoje precisa estar apto a perceber, refletir, decidir e agir em condições diferentes das de antes, inovação é a palavra chave para o sucesso no dia-dia das empresas, existem também outros métodos empresariais que pode influenciar no sucesso, como: a competência, motivação, amor ao que faz, e também percepções a autoridade do seu superior e da tática de negócios da empresa é que seja necessária para o sucesso empresarial. “Considero o empreendedorismo um instrumento de desenvolvimento social (não só de crescimento econômico) e o decimo por meio da educação para que possa produzir mudança cultural”. (Dolabela 2006, pag.19) Empreendedor é aquele que inova, se dedica, administra, executa e principalmente transforma os conhecimentos e bens em novos produtos.
2 O EMPREENDEDOR
Um empreendedor precisa ter características diferenciadas das outras pessoas, ter originalidades, tolerar erros, ter iniciativa, comprometimento, otimismo, conhecimentos administrativos e facilidade de negociações.
Ser empreendedor é arriscar tudo em busca do sucesso, é correr riscos, mais não desistir, é estar sempre disposto a inovar e reiniciar quantas vezes for preciso. Segundo Dolabela (2008, p.33) costumou definir o empreendedor como “alguém que sonha e busca transformar o sonho em realidade”.
O empreendedor observa-nos outro aquilo que serve de exemplo para si próprio em forma de aprendizagem, colocar se no lugar do outro é uma ótima forma para crescer, pois o empreendedor é sempre criativo e indomável, porém não desiste fácil, enxergar além é uma vantagem positiva, e que tem a convicção do que quer,pois confia em si mesmo e não deixa que as opiniões dos outros interfiram nas suas decisões e nem faça-o desistir de suas maiores metas, pelo contrário usam as opiniões negativas como um incentivo para mostrar que é capaz de enfrentar todos os desafios para conseguir o que quer, e que quando se tem vontade tudo torna-se possível mesmo que as batalhas pareçam impossíveis de serem vencidas, segundo (Dolabela 2008, p.33) “O empreendedor é alguém capaz de definir algo a partir do nada, do indefinido.Ele faz descobertas, coloca o acaso a seu favor”.
3 VANTAGENS DE SER EMPREENDEDOR
O empreendedor é capaz de enfrentar as barreiras em busca de seus objetivos, para ele nunca falta oportunidades, pois eles acreditam que o que acontece na sua vida é de sua responsabilidade e de mais ninguém, quando as oportunidades não aparecem os empreendedores de sucesso criam-nas, vida é feita de escolhas, onde todos têm duas opções: se conforma com a mesmisse que acontece em suas vidas, ou arregaçar as mangas e ir em busca com garras e dentes por seus objetivos, existem os que esperam acontecer mais não fazem nada para isso e as que fazem acontecer,eles usam as experiências como lições de vida, ele sempre aprende a conhecer e a fazer e com isso ele é capaz de tomar decisões corretas frente as concorrências existentes, ele inova e desenvolvem habilidades, através de estudos e pesquisas, passando a executar transformando as dificuldades em oportunidades, todo empreendedor sonha em abrir um negócio.
Mais nem todo empresário é um empreendedor, pois muitas vezes eles não assumem os riscos, e não tem conhecimentos suficientes para alcançar o sucesso, o empreendedor em si, que busca conhecer tudo sobre o funcionamento de uma empresa, quais seus riscos e problemas que irão enfrentar, poderão desfrutar de muitas vantagens, após abrir seu próprio negócio, uma delas já é a capacidade de trabalhar para si próprio e a responsabilidade de assumir o controle da empresa e tomar decisões, além de liberdade de determinar o local de funcionamento da mesma, poderá escolher quais funcionários irão trabalhar e qual papel cada um desempenhará, poderá aprender cada dia mais com os atuantes de outros setores. Os riscos existem, mais se a empresa for bem planejada poderá evitá-los, ou até mesmo fazer o uso de contingência que é uma medida que é usada caso o por aconteça. “A capacidade de antecipar, vislumbrar e manter flexibilidade e saber delegar poderes para criar mudança estratégica sempre que necessário”. Chiavenato e Sapiro (2003, p.335).
Um empreendedor pode ser o líder de empresa, pois ele pode dar o exemplo, aos demais, o papel da liderança numa empresa é essencial, pois segundo (Chiavenato, 2001: pag.157). ”A liderança é essencial em todas as funções da administração, o administrador precisa conhecer a natureza humana e saber conduzir as pessoas, isto é, liderar”.
4 O ADMINISTRADOR EMPREENDEDOR
É certo que o administrador não é responsável apenas por gerenciar determinada parte de uma organização, pois um administrador empreendedor deve conhecer seu papel, e executá-lo, ele é responsável por: planejar, liderar, e controlar, é no planejamento que se definem as metas e objetivos de uma organização, todos integrantes precisam estar consciente do que se pretende alcançar, e por que motivo realiza seu trabalho, já organização vem do que foi estabelecido no planejamento, definindo os processos e quais ferramentas precisam para alcançar tal objetivo, é ai que se define quem faz o que e o porque de toda situação, e como agir diante das dificuldades, o líder é alguém preparado para agir junto, para ajudar sempre, e quando necessário vai junto na busca de melhorias, o melhor exemplo de líder é aquele que lidera a si mesmo, aquele que motiva a equipe, pois. “Quando o gerente na consegue motivar seus subordinados, ele será considerado apenas gerente que está fazendo seu trabalho razoável,mais nunca um líder”.Bartlett & Goshal, 1997).
É necessário o controle pois,é esse o fator que exerce a parte critica da administração, é onde o planejamento acontece na prática.
5 INOVAÇÃO
A inovação é necessária, só uma empresa que pratica esse ato consegue um maior patamar de crescimento, as dificuldades são um grande estimulo a inovação, é necessário resolver os problemas e criar oportunidades, como novas idéias, a acomodação nunca ajudará a crescer, pois a concorrência está em grande escala onde só os melhores permanecem, pois.
O livro “O Segredo de Luisa” é um exemplo claro de que a inovação é fundamental pois diante de tantos empresários da região, devido a seu empreendorismo ela recebeu o prêmio de Empreendedorismo Global.
Para o empreendedor, o ser é mais importante que o saber. A empresa é a materialização dos nossos sonhos, é a projeção da nossa imagem interior, do nosso intimo, do ser em sua forma total. O estudo do comportamento do empreendedor é fonte de novas formas de comportamento do ser humano em seu processo de criação de riquezas e realização pessoal. (Dolabela 2008, pag.242)
Inovação é a chave para o sucesso de qualquer ramo empresarial, acreditar é possível, ficar se lamentando de braços cruzados não resolverá o problema, quando se tem uma força dentro de si deve ir a busca de um sonho, pois sempre é possível basta querer.
6 METODOLOGIA
O presente artigo teve como obra principal, o Segredo de Luisa, do autor Fernando Dolabela, através da leitura de outros textos e obras de outros autores que servem para fundamentar o mesmo.
7 CONCLUSÃO
Podemos então observar o estilo dos empresários de hoje, na qual muitos só lamentam e nada fazem para conquista de seus méritos, esquece-se que a culpa do fracasso é de cada um, e não dos outros, sempre é possível reverter a situação, e acreditar no próprio potencial é uma boa maneira de não deixar abater-se com criticas destrutivas, liderar é muito mais que só exercer uma profissão por dinheiro ou obrigação, é preciso gostar do que faz e dedicar-se por inteiro tendo convicção do que deseja alcançar, quando se define metas e objetivos o trabalho torna-se mais favorável, pois não há nada mais constrangedor do que um profissional frustrado, se identificar com uma profissão e dedicar-se a ela o sucesso será garantido.
REFERÊNCIAS:
DOLABELA, Fernando. O Segredo de Luisa. 30. Ed.rev. e atual- São Paulo: Editora de Cultura, 2006.
CHIAVENATO, I.E Sapiro. A. planejamento estratégico. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
BART LETT, Chistopher & GHOSHAL, Sumantra, novas formas de gerência .HSM Management.mar/abril 1997.
CHIAVENATO, Idalberto, Teoria Geral da Administração. 6ª ed. Rio de Janeiro;Elsevier,2001.
Estudante de Contabilidade
Conforme a NBR 6023:2000 da Associacao Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), este texto cientifico publicado em periódico eletrônico deve ser citado da seguinte forma: RAMOS, José Anderson Fonseca. O empreendorismo nas empresas Conteudo Juridico, Brasilia-DF: 19 jun 2015, 01:15. Disponivel em: https://conteudojuridico.com.br/consulta/Artigos/44630/o-empreendorismo-nas-empresas. Acesso em: 23 dez 2024.
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