Resumo: O presente trabalho tem como intuito a elaboração das etapas iniciais de um plano de negócio, tendo como propósito apresentar ao leitor questões referentes à descrição da empresa, serviços, análise mercadológica e de seus respectivos competidores, bem como sua análise estratégica e, não obstante, demonstrar o plano de recursos humanos para o caso apresentado, o qual restará detalhado na introdução. O cerne do trabalho a quo possui como tema precípuo a abertura de um novo empreendimento, que se dará a partir da abertura de um polo de ensino a distância de pós-graduação, aproveitando do know-how de instituição de ensino existente na respectiva área de atuação. Desta feita, tendo como prisma uma pesquisa coesa e consistente utilizou-se, para tanto, métodos de pesquisa de campo a fim de obter dados indispensáveis, bem como pesquisa bibliográfica referente ao tema em geral.
Palavras-chave: empreendedorismo; análise mercadológica; plano de recursos humanos; educação à distância; polo de ensino.
Abstract: The purpose of this work is to prepare the initial stages of a business plan, with the purpose of presenting to the reader questions related to the description of the company, services, market analysis and its respective competitors, as well as its strategic analysis, demonstrate the human resources plan for the presented case, which will be detailed in the introduction. The core of the work a quo has as its main theme the opening of a new venture, which will take place from the opening of a pole of post-graduate distance learning, taking advantage of the know-how of an existing teaching institution in the respective area of performance. In this way, having as a prism a coherent and consistent research was used, for this, methods of field research in order to obtain indispensable data, as well as bibliographical research referring to the subject in general.
Keywords: entrepreneurship; market analysis; human resources plan; distance education; teaching pole.
INTRODUÇÃO
Formada em Administração, Renata Souza, 32 anos, administradora encerrou seus estudos na faculdade e decidiu morar fora do país (Brasil), com o intuito de conhecer novos lugares e aprender um novo idioma. Renata Souza morou dez anos nos Estados Unidos da América, retornando ao Brasil faz 2 (dois) meses.
Seu retorno ao Brasil teve como objetivo colocar em prática seu desejo de abrir seu próprio empreendimento, tendo acumulado um montante equivalente a R$ 260.000,00 (duzentos e sessenta mil reais), todavia por ter se afastado por tempo significativo do Brasil, procura um sócio e, após negativas de amigos e familiares, nos convidou para formar determinada sociedade neste novo empreendimento.
Diante da oferta proposta, elaboramos um plano de negócio com o intuito de atender de forma consistente os anseios, em relação ao empreendedorismo, provenientes da futura sócia já descrita.
Desta feita, apresentaremos como escopo a criação, inicialmente, de um polo de educação à distância (EAD), apenas de cursos de capacitação e pós-graduação latu sensu, no município de Itanhaém, aproveitando o know-how de empresa já estabelecida e reconhecida no mercado brasileiro, tendo em vista todos os critérios relevantes a descrição da empresa, serviços prestados, mercados e competidores, análise estratégica e plano de recursos humanos.
1. DESCRIÇÃO DA EMPRESA
Conforme exposto, apresentamos a proposta de abertura de polo de educação à distância (EAD) para curso de capacitação e pós-graduação latu sensu em parceria com a empresa, já reconhecida neste mercado, denominada pelo nome fantasia Instituto Souza, sob a razão social Instituto Souza Ltda – ME, cadastrada no CNPJ nº 22.858.188/0001-07.
Destarte para a formação da parceria com a instituição citada, caberá cadastro como consultor e, com o intuito de abrir o polo de apoio no município de Itanhaém tornar-se-á adequada à abertura de empresa, sendo opção viável a abertura de uma microempresa de responsabilidade limitada.
De acordo com as exigências do Instituto Souza deve ser utilizado sua marca para identificação do polo de apoio, bem como materiais disponibilizados por eles para divulgação de cursos e polos, porém vale ressaltar que ao abrir a microempresa citada podemos utilizar como razão social Instituto de Ensino RS e, como razão social Instituto de Ensino RS Ltda – ME. Os proprietários (sócios) do Instituto de Ensino RS Ltda – ME restariam caracterizados por Rafaela Souza e por Regiane de Freitas da Silva.
Sendo a educação complementar o segmento de mercado, ou seja, cursos de capacitação e de pós-graduação latu sensu, o público alvo define-se em dois nichos de mercado, sendo o primeiro de profissionais que procuram capacitação profissional, tais indivíduos podem não possuir curso superior, em suas áreas de atuação, todavia procuram qualificação adequada. O segundo nicho refere-se aos profissionais formados em curso superior, os quais podem tanto realizarem cursos de capacitação como, também, aprimorar seu currículo profissional e acadêmico ao cursar uma pós-graduação qualificada em sua área de interesse.
1.1 – VISÃO, MISSÃO, VALORES E PRINCÍPIOS DO INSTITUTO DE ENSINO RS
1.1.1 – VISÃO
Fomentar e instigar questões relativas às áreas profissionais e suas aplicações e beneficies à sociedade como um todo, a fim de gerar um processo de reciprocidade entre aquisição de conhecimento e prática, estimulando a melhoria social.
1.1.2 - MISSÃO
Formar e capacitar profissionais com alta capacidade técnica e empreendedora, focados na melhoria social de forma humanizada, para tanto, ampliando o acesso à formação através da educação à distância (EAD) de forma dinâmica e qualificada. Desenvolvendo, desta forma, as potencialidades de cada aluno, focados no aprendizado com excelência e as necessidades do mercado de trabalho. Tornando-se polo referencial quanto ao processo de ensino aprendizagem e na formação dos alunos.
1.1.3 - VALORES
Dignidade: em todas as dimensões do alcance desta palavra, e nas relações com fornecedores, alunos, colaboradores, clientes e qualquer cidadão.
Ética: comportamento ético em todas as relações existentes, agindo com integridade e confiabilidade.
Sustentabilidade: busca sustentável de suas atividades, a fim de prover e promover processos de melhoria contínua para a preservação ambiental, bem quanto a sua conscientização.
Profissionalismo e compromisso: Agir com profissionalismo e compromisso em suas atividades atendendo as necessidades dos atores partícipes da empresa e seu entorno.
1.1.4 – PRINCÍPIOS DA ORGANIZAÇÃO
Destacar-se como polo de apoio de excelência entre os demais com o intuito futuro de abertura de novos polos de apoio na região do Estado de São Paulo, para tanto, cortesia ambiente apropriado e bem equipado, dignidade, respeito, ética, profissionalismo e acolhimento aos colaboradores, alunos e fornecedores se tornam elementos essenciais.
1.2 – SERVIÇOS FORNECIDOS
O Instituto de Ensino RS, de acordo com os serviços disponibilizados pelo Instituto Souza, ofertará os serviços de capacitação profissional e pós-graduação latu sensu.
1.3 – ASPECTOS JURÍDICOS E COMPOSIÇÃO SOCIETÁRIA
De acordo com o apresentado, a empresa Instituto de Ensino RS Ltda. – ME é sociedade civil limitada, micro empresa e se torna adequado aderir ao sistema tributário diferenciado, ou seja, o Simples Nacional, instituído pela Lei Complementar nº 123 de 2006, a qual entrou em vigor a partir de 01 de julho de 2007.
1.4 – CERTIFICAÇÕES, LICENÇAS E REGULAMENTAÇÕES.
Certificações e regulamentações, fornecidas pela Associação Brasileira de Educação à distância (ABED) e credenciamento dos cursos de pós-graduação junto ao Ministério da Educação (MEC), são de total responsabilidade do Instituto Souza, o qual já possui licença de funcionamento publicada em Diário Oficial da União. Como parceiro e consultor do Instituto Souza, o Instituto de Ensino RS no primeiro momento não tem de se preocupar com tais documentações. Por seu turno, deverá junto à prefeitura do munícipio em questão solicitar alvará de funcionamento, principalmente no que tange os corpos de bombeiros, a fim de prezar pela segurança de seus colaboradores, alunos, fornecedores e demais cidadãos que frequentarem o local onde a instituição estiver instalada.
1.5 – LOCALIZAÇÃO, ABRANGÊNCIA E INFRAESTRUTURA
O Instituto de Ensino RS restará localizado no município de Itanhaém, centro. Sendo este o primeiro polo de apoio, posto que, existe a pretensão de aberturas de outros polos de apoio no Estado de São Paulo.
O denominado Polo de Apoio Itanhaém, atenderá os respectivos munícipes da cidade e, também de cidades vizinha, como exemplo, Mongaguá e Peruíbe.
A infraestrutura necessária caracterizar-se-á por 6 (seis) ambientes, sendo estes a recepção, sala de informática, sala de leitura, cozinha, banheiros (masculino e feminino). A recepção terá como mobiliário uma mesa de escritórios central, cadeira para recepcionista, cadeira para atendimento pessoal e seis cadeiras com apoio de braço no respectivo saguão da recepção. No que se refere a sala de informática será composta por 20 (vinte) baias, com 20 (vinte) cadeiras com apoio de braços disponibilizados em cada baia e computadores com acesso a rede de internet banda larga, para que o aluno possa acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem. Já a sala de leitura será composta por 2 (duas) mesas redondas e 8 (oito) cadeiras distribuídas igualmente entre as respectiva mesas. A cozinha terá pia, bebedouro, cafeteira, micro-ondas e geladeira, por sua vez, os banheiros, tanto masculino quanto feminino, serão providos de dois vasos sanitários e dois lavatórios.
O edifício de localização do polo de apoio, contará com sistema de alarme, cerca elétrica e sistema de monitoramento através de segurança privada.
1.6 – TERCEIROS E PARCERIAS
Em relação a terceiros, estes são divididos em 4 (quatro) espécies distintas, sendo a primeira os representantes comerciais, remunerados de acordo com sua produtividade. O segundo, a empresa de segurança particular responsável pelo monitoramento do polo de apoio, a empresa terceirizada de limpeza e higienização das instalações e, por fim, a empresa responsável pela manutenção da rede, banco de dados e dos computadores.
Realizar-se-ão parcerias junto a prefeituras e empresas privada, com o intuito de ofertar os cursos aos servidores e funcionários. Em relação as prefeituras, devido aos critérios de evolução dos servidores serão desenvolvidas condições especiais e mais atrativas.
1.7 – MANUTENÇÃO DE REGISTROS, SEGURANÇA E SEGURO.
No que se refere a manutenção de registros esta é feita diretamente pelo portal do consultor do Instituto Souza, todavia como forma de backup e aferir as informações lançadas cabe o desenvolvimento de banco de dados com as seguintes informações: Nome do aluno, número de telefone, número de telefone de recado, rg, cpf, endereço, nome do pai, nome da mãe, curso matriculado, dados de formação, valor das mensalidades, mensalidades pagas e pendentes quando houver. O banco de dados em questão terá backup diário através de cloud server (servidor virtual).
Conforme exposto em item anterior, a segurança do polo será realizada por empresa terceirizada, todavia é de total coerência a contratação de seguro do estabelecimento comercial através de corretora de seguros.
2. PRODUTOS E SERVIÇOS
O Instituto de Ensino RS, através da parceria com o Instituto Souza oferta serviços de educação à distância sendo que podemos tratar como produtos os diversos cursos ofertados tanto na área de capacitação (cursos de 80 horas, 120 horas e 240 horas), mas, também, os cursos de pós-graduação latu sensu, sendo mais de 200 (duzentos) cursos disponibilizados nas áreas de saúde, educação, empresarial, engenharia e direito.
2.1. DESCRIÇÃO DOS PRODUTOS E SERVIÇOS
Através de uma plataforma totalmente online, denominada Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) o aluno tem acesso tanto as suas informações acadêmicas, secretária, cursos inscritos e tutor online das 09:00 às 18:00 de segunda à sexta. Além disto, o Instituto de Ensino RS disponibilizará em seu polo de apoio dois tutores por período (primeiro período das 09:00 às 18:00 e segundo período das 18:00 às 21:00), sendo um tutor para auxiliar na sala de informática, quanto acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem e outro tutor na sala de leitura a fim de sanar dúvidas referentes a artigos científicos, estágios (quando exigido pelo curso), entrega de provas e exercícios. A recepção tratará das questões referentes a secretaria e financeiro.
De acordo com o explicitado anteriormente existem dois grandes grupos de produtos que são cursos de capacitação e cursos de pós-graduação latu sensu. Os cursos de capacitação ofertados possuem carga horária de 80, 120 ou 240 horas, os quais são: empreendedorismo; a investigação participativa na EJA; abordagem ecológica do desenvolvimento humano; adaptações pedagógicas para a educação inclusiva; administração aplicada à segurança do trabalho; administração da informação; administração de conflitos e negociação; administração empresarial; AEE - atendimento educacional especializado; AEE e educação inclusiva; alfabetização e letramento; alfabetização e letramento: fundamentos metodológicos; alfabetização em EJA; ambientes virtuais de aprendizagem; anatomia; as TIC'S aplicadas ao ensino superior; aspectos históricos da educação física escolar: evolução e teoria; aspectos psicológicos da pessoa com necessidades especiais; atenção integral à saúde da mulher; atenção integral à saúde do adulto e do idoso; auditoria em organizações, sistemas e processos de saúde; autismo; avaliação da performance humana; avaliação escolar e concepções pedagógicas de ensino; baixa visão; bases neurológicas do desenvolvimento; berçarista; biblioteconomia; biodiversidade; bioestatística e estatística vital; biologia celular; biologia geral; BRAILLE; cadeia de suprimentos; comportamento do consumidor; comportamento humano e qualidade de vida; comportamento organizacional; comunicação alternativa; comunicação e marketing em organizações de saúde; conhecimento e aprendizagem com jovens e adultos; contabilidade ambiental; contabilidade aplicada à logística; contabilidade avançada; contabilidade básica; coordenação pedagógica e supervisão escolar; cuidador; cultura e mudanças organizacionais; cultura indígena; deficiência auditiva; deficiência física; deficiência intelectual; deficiência visual; deficiências múltiplas; desenvolvimento e aprendizagem da criança; desenvolvimento e mudanças no estado brasileiro; diagnóstico e intervenção psicopedagógicos; didática e metodologia do ensino superior; docência e gestão da educação à distância; doenças do trabalho; educação do campo; educação especial e inclusiva; educação especial e neuropsicopedagogia; educação física na educação infantil; educação física no ensino fundamental e médio; educação patrimonial; educação popular e educação social; EJA - educação de jovens e adultos; enfermagem do trabalho; ensino de geografia; ensino religioso; epidemiologia, higiene e saneamento do meio ambiente; ergonomia; filosofia africana; filosofia contemporânea; filosofia oriental; física geral e aplicada; gastronomia-garçom; geografia; geografia brasileira; geopolítica e desenvolvimento sustentável; gestão de equipes e liderança; gestão de negócios imobiliários; gestão escolar; gestão hospitalar; história da arte; história e cultura afro brasileira; historiografia brasileira; informática na educação; inspeção escolar; leitura de imagens em educação; LIBRAS - língua brasileira de sinais; logística; marketing digital; matemática financeira e estatística; mediação de conflitos; metodologia do ensino da língua espanhola; metodologia do ensino da língua inglesa; metodologia do ensino da língua portuguesa; museologia e educação museal; neuropsicologia; neuropsicologia e problemas de aprendizagem; neuropsicopedagogia; orçamento de obras; ortografia e pronúncia na língua inglesa; pedagogia da alternância; pedagogia empresarial; pedagogia social e elaboração de projetos; planejamento e estratégias de ação para melhoria no IDEB e Prova Brasil; povos e comunidades tradicionais e cartografia social; prestação de assistência a pessoas com deficiência; processo penal, civil, previdenciário; programa saúde da família; psicomotricidade e aprendizagem; psicopedagogia institucional; qualidade no atendimento e marketing pessoal; química aplicada; recursos humanos; saúde pública; segurança do trabalho; sociologia; TDAH transtorno do déficit de atenção e hiperatividade; tecnologia assistiva; telemarketing; TGD - transtornos globais do desenvolvimento; treinamento desportivo; turismo; tutoria em educação à distância; urgência e emergência; e vigilância ambiental.
Em relação a pós-graduação latu sensu, com um leque de mais de 200 produtos disponíveis nas mais diversas áreas de ensino, conforme listado a seguir: Administração escolar, carga horária: 720 horas; Administração escolar e orientação educacional, carga horária: 720 horas; Administração pública, carga horária: 780 horas; AEE - Atendimento educacional especializado, carga horária 480 horas; AEE - Atendimento educacional especializado e a psicomotricidade, carga horária 480 horas; Alfabetização e letramento, carga horária 720 horas; Arquitetura e gestão de infraestrutura em TI, carga horária 420 horas; Arte-educação, carga horária 480 horas; Artes, carga horária 720 horas; Arteterapia, carga horária: 420 horas; Auditoria e controladoria, carga horária: 750 horas; Auditoria e gestão da comunicação e informação, carga horária: 480 horas; Auditoria em enfermagem, carga horária: 720 horas; Auditoria em sistemas de saúde, carga horária: 480 horas; Autismo, carga horária: 740 horas; Biblioteconomia, carga horária: 720 horas; Braile e Libras, carga horária: 840 horas; Ciência da religião, carga horária: 720 horas; Ciências ambientais e análise ambiental, carga horária: 720 horas; Coaching, carga horária: 420 horas; Comunicação alternativa e tecnologias assistidas, carga horária: 720 horas; Comunicação empresarial, carga horária: 480 horas; Comunicação na pós-modernidade, carga horária: 720 horas; Comunicação, cultura organizacional e tecnologia, carga horária: 480 horas; Contabilidade de custos, carga horária: 720 horas. Contabilidade pública e auditoria, carga horária: 720 horas; Coordenação pedagógica e planejamento, carga horária: 720 horas; Coordenação pedagógica e supervisão escolar, carga horária: 720 horas; Dependência química, carga horária: 420 horas; Direito administrativo, carga horária: 420 horas; Direito ambiental, carga horária: 420 horas; Direito Civil, carga horária: 420 horas; Direito Constitucional carga horária: 420 horas; Direito de família, carga horária: 420 horas; Direito do consumidor, carga horária: 420 horas; Direito do trabalho, carga horária: 420 horas; Direito e processo do trabalho, carga horária: 400 horas; Direito educacional, carga horária: 420 horas; Direito empresarial, carga horária: 420 horas; Direito imobiliário, carga horária: 420 horas; Direito militar, carga horária: 450 horas; Direito penal e processo penal, carga horária: 380 horas; Direito processual civil, carga horária: 390 horas; Direito tributário carga horária: 420 horas; Docência da educação infantil e dos anos iniciais, carga horária: 720 horas; Docência do ensino superior, carga horária: 720 horas; Docência do ensino superior e inspeção escolar, carga horária: 720 horas; Docência e gestão na educação a distância, carga horária: 480 horas; Ecologia e desenvolvimento sustentável, carga horária: 720 horas; Educação à distância, carga horária: 720 horas; Educação ambiental, carga horária: 720 horas; Educação especial, carga horária: 720 horas; Educação especial com ênfase em estimulação precoce, carga horária: 800 horas; Educação especial e inclusiva, carga horária: 1000 horas; Educação especial e inclusiva - ênfase na atuação do pedagogo na avaliação diagnóstica, carga horária: 760 horas; Educação especial e inclusiva com ênfase em deficiência intelectual e múltipla, carga horária: 760 horas; Educação especial e inclusiva e neuropsicopedagogia institucional e clínica, carga horária: 800 horas; Educação especial e inclusiva: ação docente especializada, carga horária: 760 horas; Educação especial no contexto da neuropedagogia, carga horária: 760 horas; Educação especial/ educação inclusiva/ altas habilidades, carga horária: 760 horas; Educação especial/ Educação inclusiva/ Múltiplas deficiências, carga horária: 760 horas; Educação física e psicomotricidade, carga horária: 720 horas; Educação física escolar carga horária: 480 horas; Educação inclusiva com ênfase em avaliação diagnóstica escolar, carga horária: 760 horas; Educação infantil, carga horária: 720 horas; Educação infantil - anos iniciais e psicopedagogia, carga horária: 420 horas; Educação infantil e alfabetização, carga horária: 520 horas; Educação infantil: práticas pedagógicas, carga horária: 720 horas; Educação integral, carga horária: 720 horas; Educação musical, carga horária: 720 horas; Educação musical e ensino de artes, carga horária: 720 horas; Educação no campo, carga horária: 420 horas; Educação profissional e tecnologia, carga horária: 480 horas; EJA - Educação de jovens e adultos, carga horária: 480 horas; Empreendedorismo, carga horária: 420 horas; Enfermagem de urgência e emergência, carga horária: 520 horas; Enfermagem do trabalho, carga horária: 420 horas; Enfermagem em estética, carga horária: 720 horas; Enfermagem em nefrologia, carga horária: 420 horas; Enfermagem em oncologia, carga horária: 420 horas; Engenharia civil: sistemas construtivos de edificações, carga horária: 720 horas; Ensino da geografia, carga horária: 420 horas; Ensino de artes, carga horária: 720 horas; Ensino de artes - técnicas e procedimentos carga horária: 720 horas; Ensino de biologia, carga horária: 720 horas; Ensino de ciências, carga horária: 720 horas; Ensino de matemática, carga horária: 720 horas; Ensino de química, carga horária: 720 horas; Etnologia indígena, carga horária: 720 horas; Filosofia, carga horária: 720 horas; Formação de docentes: educação infantil, alfabetização e educação especial, carga horária: 800 horas; Geografia do Brasil, carga horária: 720 horas; Geografia regional brasileira, carga horária: 720 horas; Gerenciamento de projetos, carga horária: 720 horas; Gerenciamento de projetos no setor público, carga horária: 720 horas; Gerenciamentos de concessionárias de veículos, carga horária: 720 horas; Gestão ambiental, carga horária: 480 horas; Gestão ambiental de empresas, carga horária: 420 horas; Gestão da informação e da comunicação nas organizações, carga horária: 720 horas; Gestão da qualidade e auditoria, carga horária: 720 horas; Gestão das organizações públicas e privadas, carga horária: 480 horas; Gestão de educação no campo, carga horária: 720 horas; Gestão de logística empresarial, carga horária: 480 horas; Gestão de pessoas, carga horária: 780 horas; Gestão de pessoas e recursos humanos, carga horária: 480 horas; Gestão de projetos em educação ambiental, carga horária: 480 horas; Gestão de saúde pública, carga horária: 360 horas; Gestão de segurança do trabalho em serviços de saúde, carga horária: 520 horas; Gestão e administração escolar, carga horária: 480 horas; Gestão e desenvolvimento de pessoas nas organizações, carga horária: 480 horas; Gestão e direito educacional, carga horária: 420 horas; Gestão em educação infantil e docência, carga horária: 720 horas; Gestão empresarial, carga horária: 720 horas; gestão escolar, carga horária: 1000 horas; Gestão escolar (administração supervisão e orientação), carga horária: 720 horas; Gestão escolar (administração, supervisão, orientação e inspeção), carga horária: 720 horas; Gestão escolar e coordenação pedagógica carga horária: 720 horas; Gestão estratégica e empreendedorismo, carga horária: 420 horas; Gestão financeira e controladoria, carga horária: 420 horas; Gestão pública, carga horária: 480 horas; Gestão, educação e segurança no trânsito, carga horária: 720 horas; História e cultura afro-brasileira, carga horária: 360 horas; Historiografia brasileira, carga horária: 720 horas; Informática na educação, carga horária: 720 horas; Letras: português e literatura, carga horária: 720 horas; LIBRAS, carga horária: 720 horas; Língua espanhola, carga horária: 720 horas; Língua inglesa, carga horária: 720 horas; Língua portuguesa, carga horária: 720 horas; Língua portuguesa e literatura brasileira, carga horária: 480 horas; Linguística aplicada á educação carga horária:480 horas; Linguística e formação de leitores, carga horária: 480 horas; Logística, carga horária: 720 horas; Ludicidade e psicopedagogia clínica e institucional, carga horária: 760 horas; Ludopedagogia e literatura na educação infantil e anos iniciais, carga horária: 720 horas; Marketing, carga horária: 480 horas; Marketing e gestão estratégica, carga horária: 480 horas; Matemática, carga horária: 720 horas; Matemática e física, carga horária: 720 horas; Matemática financeira e estatística, carga horária: 720 horas; MBA em empreendedorismo, marketing e finanças, carga horária: 420 horas; MBA em gestão da qualidade, carga horária: 720 horas; MBA em segurança do trabalho e gestão ambiental, carga horária: 480 horas; Meio ambiente e sustentabilidade, carga horária: 420 horas; Metodologia de ensino da língua portuguesa e espanhola, carga horária: 720 horas; Metodologia de ensino de biologia e química, carga horária: 495 horas; Metodologia de ensino de geografia e história, carga horária: 480 horas; Metodologia de ensino de língua portuguesa e inglesa, carga horária: 720 horas; Metodologia de ensino de matemática e física,, carga horária: 720 horas; Metodologia do ensino da artes, carga horária: 720 horas; Metodologia do ensino da filosofia, carga horária: 720 horas; Metodologia do ensino da língua espanhola, carga horária: 720 horas; Metodologia do ensino da língua inglesa, carga horária: 720 horas; Metodologia do ensino da música, carga horária: 360 horas; Metodologia do ensino de educação física, carga horária:720 horas; Metodologia do ensino de filosofia e sociologia, carga horária: 720 horas; Metodologia do ensino de física e química, carga horária: 720 horas; Metodologia do ensino de história, carga horária: 480 horas; Metodologia do ensino de língua inglesa e espanhola, carga horária: 720 horas; Metodologia do ensino de matemática, carga horária: 720 horas; Metodologia do ensino de química, carga horária: 720 horas; Metodologia do ensino e da história e da geografia, carga horária: 480 horas; Mobilidade urbana e trânsito, carga horária: 720 horas; Neurociência aplicada à aprendizagem, carga horária: 480 horas; Neurolinguística, carga horária: 720 horas; Neuropsicologia, carga horária: 480 horas; Neuropsicologia e problemas de aprendizagem, carga horária: 450 horas; Neuropsicopedagogia, carga horária: 420 horas; Neuropsicopedagogia clínica; carga horária: 760 horas; Novas tecnologias educacionais, carga horária: 720 horas; Nutrição clínica e esportiva, carga horária: 420 horas; Nutrição clínica, metabolismo, prática e terapia nutricional, carga horária: 720 horas; Nutrição esportiva, carga horária: 420 horas; Orientação educacional, carga horária: 750 horas; Pedagogia empresarial, carga horária: 480 horas; Pedagogia hospitalar, carga horária: 720 horas; Pedagogia social, carga horária: 480 horas; Personal training: metodologia da preparação física personalizada, carga horária: 720 horas; Planejamento e gestão no trânsito, carga horária: 720 horas; Políticas públicas, gestão e serviços sociais, carga horária: 480 horas; Práticas gestoras nas instituições de ensino, carga horária: 720 horas; Psicanálise, carga horária: 480 horas; Psicologia do trânsito, carga horária: 480 horas; Psicologia hospitalar, carga horária: 480 horas; Psicologia jurídica, carga horária: 480 horas; Psicologia jurídica e avaliação psicológica, carga horária:750 horas; Psicologia organizacional, carga horária: 480 horas; Psicologia social, carga horária: 480 horas; Psicomotricidade e desenvolvimento humano, carga horária: 720 horas; Psicopedagogia, carga horária: 760 horas; Psicopedagogia clínica, carga horária: 620 horas; Psicopedagogia e educação especial, carga horária: 760 horas; Psicopedagogia e educação infantil, carga horária: 760 horas; Psicopedagogia e supervisão escolar, carga horária: 760 horas; Psicopedagogia institucional, carga horária: 760 horas; Psicopedagogia institucional e clínica, carga horária: 620 horas; Saúde coletiva, carga horária: 480 horas; Saúde da família, carga horária: 480 horas; Saúde indígena, carga horária: 420 horas; Saúde mental com ênfase em dependência química, carga horária:720 horas; Saúde pública com ênfase em ESF, carga horária: 720 horas; Secretariado escolar, carga horária: 720 horas; Segurança do paciente e gestão de riscos assistenciais, carga horária: 520 horas; Segurança do trabalho, carga horária 480 horas; Serviço social, carga horária: 720 horas; Sexualidade e psicologia, carga horária: 720 horas; Sociologia, carga horária: 720 horas; Teologia, carga horária: 720 horas; Teologia e história das religiões, carga horária: 720 horas; Teoria psicanalítica, carga horária: 720 horas; Terapia cognitiva e comportamental, carga horária: 420 horas; Terapia familiar, carga horária: 420 horas; TGD - transtornos globais do desenvolvimento, carga horária: 800 horas; Trânsito carga horária: 720 horas; Treinamento desportivo, carga horária: 720 horas; Turismologia, carga horária: 720 horas; Tutoria em educação a distância, carga horária: 480 horas; Vigilância sanitária e qualidade dos alimentos, carga horária: 420 horas.
2.2 – BENEFÍCIOS E DIFERENCIAIS
Os benefícios da parceria em questão são os diferenciais dos demais concorrentes no mercado, que pontuaremos da seguinte maneira: curso totalmente a distância, tutores online, ambiente virtual do aluno de fácil compreensão, polo de apoio com especialistas para sanar duvidas existentes, diversidade de cursos de capacitação e pós-graduação latu sensu; ampla carga horária nos cursos de pós-graduação; opção de material didático impresso ou virtual; vídeo-aulas das disciplinas de núcleo comum; preços acessíveis; atendimento qualificado; credenciamento dos cursos pela ABED (capacitação) e MEC (pós-graduação); descontos para servidores públicos e professores; curso de capacitação de 240 horas gratuito para alunos matriculados na pós-graduação; possibilidade do futuro aluno experimentar o método de ensino, cursando até três cursos de capacitação com carga horária de 80 horas, de forma gratuita.
2.3 – UTILIDADE E APELO
O mercado de trabalho dinâmico e cada vez mais exigente, faz com que a mão de obra venha a se especializar para galgar melhores condições salariais, bem como alavancar sua carreira, todavia, os custos de capacitação e especialização, na maioria das vezes, possuem um valor relevante de investimento, além de disponibilidade de horário fixo para frequência no curso.
Desta feita, a opção aqui apresentada, de cursos de capacitação e especialização (pós-graduação), totalmente a distância, com qualidade e preço justo, atende a demanda mercadológica, tanto no âmbito privado, quanto na esfera pública, visto que, os servidores públicos possuem plano de carreira e, para sua evolução funcional devem aprimorar seus conhecimentos.
2.4 – TECNOLOGIA, PESQUISA E DESENVOLVIMENTO E PATENTES.
O acesso ao ambiente do aluno se dá através da rede mundial de computadores, ou seja, a internet. Através do endereço eletrônico do Instituto Souza, depois de matriculado, receberá login de usuário e senha de acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem, neste momento terá acesso ao manual do aluno, materiais do curso escolhido, informações financeiras, atendimento online ou via protocolo, bem como acesso a biblioteca virtual.
Com frequente análise mercadológica, as instituições de ensino mantêm atualizados os conteúdos dos cursos ofertados, bem como, conforme demanda abrir novos cursos que atendam as necessidades socioeconômicas presentes em nosso país.
Por certo, vale reafirmar que o Instituto de Ensino RS possui papel de representante/consultor do Instituto Souza.
2.5 – CICLO DE VIDA E MATRIZ BCG
A aquisição de conhecimento, capacitação e desenvolvimento técnico e intelectual é incessante, destarte, não há ciclo de vida para a educação em si, mas, devemos salientar, que determinados cursos, tanto de capacitação quanto de pós-graduação, podem não mais suprir as necessidades mercadológicas e, por tal situação, que há a preocupação de inovação nas ofertas de cursos com o intuito de atender as necessidades da sociedade a quo.
Cristalino que diante do exposto até o presente momento, não se faz necessário um tópico específico para tratarmos da matriz BCG, posto que, diante do já aludido o negócio apresentado apresenta-se posicionado no quadrante estrela, posto que exige investimento considerável, porém gera receita e desenvolvimento considerável.
3. MERCADO E COMPETIDORES
O mercado de serviços educacionais a distância possui um crescimento constante, porém conforme diferenciais apontados, de fato podemos competir com instituições de ensino de renome, as quais também ofertam cursos de capacitação e pós-graduação, sejam elas Unopar, Uninter, Anhanguera, entre outras tantas, apesar de não possuir, no momento, o mesmo reconhecimento e publicidade de algumas destas, possuímos o diferencial da extensa grade de cursos ofertados, bem como a questão relevante do curso ser totalmente a distância. Outros competidores, os quais ofertam cursos de capacitação e pós-graduação totalmente a distância, como exemplo, o Instituto Cotemar e a IBFpós, apesar de citados e fazerem concorrência, temos a convicção que através do nosso método de trabalho, a quantidade dos cursos que ofertamos, os preços praticados, o atendimento e acolhimento ao aluno e possível aluno, mantendo o foco na visão, missão, valores e princípios do Instituto de Ensino RS, conquistaremos fatia considerável do mercado e reconhecimento dos clientes, colaboradores, fornecedores e de nosso parceiro o Instituto Souza.
4. ANÁLISE ESTRATÉGICA
Ao tratarmos da análise estratégica do Instituto de Ensino RS dever-se-á utilizar de recursos temporais para alcançarmos objetivos e metas estipulados, já que em primeiro momento tratar-se-á da abertura de um único polo de apoio no município de Itanhaém que, conforme exposto, atenderá certa demanda de alunos de cidades vizinhas, tais como Mongaguá e Peruíbe.
Diante desta breve introdução, temos como meta para início das atividades a matrícula de 30 (trinta) alunos no primeiro mês de funcionamento, posteriormente com os representantes comerciais em atividade, tal meta deverá ser dobrada no segundo mês, triplicada no terceiro, quadriplicada no quarto, e assim por diante até o sexto mês, ou seja, no segundo mês de atividade a meta de matrículas restará fixada em 60 (sessenta) alunos, no terceiro mês esta meta será de 90 (noventa) alunos matriculados, no quarto mês 120 (cento e vinte) alunos matriculados, no quinto mês 150 (cento e cinquenta) alunos e no sexto e derradeiro mês 180 alunos. Desta forma, o polo contará nestes seis primeiros meses com um total de 530 alunos matrículas, tendo como objetivo no primeiro ano 1000 alunos frequentes e pagantes, portanto após os seis meses iniciais as metas deverão ser revistas pelo responsável do setor comercial a fim de atender a meta inicial de 1000 alunos frequentes e pagantes, ou seja, alunos inadimplentes, apesar de matriculados, serão qualificados como mero desvio padrão, não entrando, portanto, como contagem para o alcance do objetivo estipulado para o primeiro ano de funcionamento.
Tais metas e objetivos deverão ser analisadas e se necessário revistas após o sexto mês de funcionamento, tal análise deverá ocorrer em conjunto com o responsável pelo gerente comercial, o coordenador pedagógico e gerente geral, a fim de avaliar e revisar as metas a fim de atingir o objetivo inicial, bem como a partir deste ponto traçar novas metas a fim de atingir objetivos de médio e longo prazo diante do cenário apresentado.
5. PLANO DE RECURSOS HUMANOS
5.1 – RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAS
Em item anterior descrevemos a infraestrutura da organização e, por consequência, apontamos determinados cargos e funções necessários para o funcionamento da empresa.
Destarte, apresentaremos, neste momento do relatório, as descrições dos cargos, fontes de divulgação e método de seleção apropriada para atender as necessidades do Instituto de Ensino RS.
Inicialmente trataremos do cargo de secretario geral, o qual possui como atribuição atendimento ao cliente, realização de matrícula, informação quanto a documentos necessários, alimentação do sistema de dados do Instituto de Ensino RS e do Instituto Souza, com encaminhamento imediato ao gerente geral, esclarecer dúvidas quanto ao funcionamento da instituição e dos cursos, precificação, atendimento telefônico e virtual.
O secretario geral deverá possuir ensino médio completo ou cursando o ensino superior, conhecimentos em informática, postura, dinamismo, pró-atividade, boa redação e expressão. O número de vagas para este cargo são 2 (duas), uma no período da manhã e tarde e outra no período da tarde e noite, o secretário geral que atuar no período noturno, cumprirá menor carga horária e atuará também aos sábados das 09:00 às 12:00.
Quanto aos tutores, sendo 4 (quatro) vagas disponíveis, duas no período manhã e tarde e duas no período tarde e noite, neste caso com atuação também aos sábados das 09:00 às 12:00. Para esta vaga é requisito essencial superior completo em licenciatura, sendo um diferencial possuir pós-graduação na área de educação à distância. O candidato deve possuir experiência em sala de aula em algum dos seguintes campos de atuação: ensino médio, EJA, cursos técnicos, cursos preparatórios ou pré-vestibulares e curso superior. Ter atuado como tutor de ensino a distância EAD será um diferencial.
O cargo de gerente de vendas contempla 1 (uma) vaga, o candidato deverá ter sólida experiência em educação, principalmente no sistema de educação a distância EAD, ser pró ativo, empreendedor, possuir conhecimentos de informática, qualificada redação e forma de expressão, saber trabalhar sobre pressão, assíduo e líder, posto que, será responsável pela equipe terceirizada de representantes de vendas, bem como pelo cumprimento das metas, neste caso, em conjunto com o gerente geral.
No que se refere ao gerente geral, este é responsável pelo respectivo polo de apoio, terá de possuir os seguintes requisitos: superior completo em pedagogia, ou demais áreas desde que possua especialização em gestão escolar e coordenação pedagógica ou gestão de educação à distância, atuará de segunda a sexta. Deve possuir carisma, espírito de liderança, ser pró ativo, dinâmico, sólidos conhecimentos em informática (Windows, pacote office, e-mail e internet), ótima redação e expressão, saber trabalhar sobre pressão, será responsável pelos objetivos do polo de apoio e pelas metas estipuladas, neste caso em conjunto com o gerente de vendas.
As vagas serão repassadas para uma empresa especializada em recursos humanos, parra que seja feito o processo de seleção inicial, após esta seleção os candidatos serão entrevistados pelos sócios do Instituto de Ensino RS.
5.2 – PLANO DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
Após seleção final, os colaboradores passarão por treinamento, inicialmente a fim de conhecer a empresa, sua visão, missão, valores e princípios. Posteriormente serão apresentados ao negócio em si, oportunidades, mercado, concorrência, metas e objetivos da empresa.
Desta feita, os colaboradores conhecerão os sistemas de base de dados do Instituto de Ensino RS, bem como devem se familiarizar com o sistema do Instituto Souza e o Ambiente Virtual do Aluno (AVA).
Por fim, será feito o treinamento individual de cada colaborador na sua respectiva função. Os treinamentos serão, neste primeiro momento, ministrados pelos sócios da empresa, que já possuem conhecimento sobre as áreas, posteriormente o colaborador será um multiplicador de conhecimento.
5.3 – PLANO DE SUCESSÃO
Em caso de abertura de vaga para um cargo, a empresa priorizará e verificará à possibilidade de recrutamento interno, caso não ocorra deverá buscar talentos externamente.
5.4 – PLANO DE CARREIRA
Conforme exposto o objetivo do Instituto de Ensino RS é aumentar os números de polos de apoio sob sua responsabilidade, para tanto, preza por valorizar o colaborador fornecendo treinamento e cursos de capacitação e pós-graduação para que este, caso possua as habilidades e competências necessárias, venha a galgar um cargo de maior envergadura dentro da organização.
5.5 – SALÁRIO E BENEFÍCIOS
Os colaboradores receberão o piso salarial referente ao cargo que ocupe. Como benefícios o vale-transporte, assistência médica e odontológica ambos sem desconto em sua remuneração e cesta básica.
6. CONCLUSÃO
O relatório apresentado, de maneira simples e objetiva, aborda os pontos cruciais para a concretização da sociedade, tais como: a instituição da empresa, tipo societário, método de tributação, área de atuação, infraestrutura adequada, recursos humanos, produtos e serviços ofertados, análise estratégica de mercado e, também, posicionamento através da matriz BCG.
Por certo, que o presente documento atende a disponibilidade financeira da sócia Rafaela Souza, posto que, o mercado atuante da respectiva empresa apresentará resultados justificantes a médio e longo prazo.
7. REFERÊNCIAS
BARDUCHI, Ana Lúcia Jankovic; et al. Desenvolvimento pessoal e profissional. 3. ed. São Paulo: Pearson, 2009.
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
DORNELAS, José. Empreendedorismo. Disponível em: http://www.josedornelas.com.br/. Acesso em: 08 abr. 2018.
RIBEIRO, Renato Vieira. Estratégia empresarial. 1.ed.rev. Curitiba: IESDE Brasil, 2012.
SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Disponível em: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae. Acesso em: 07 abr. 2018.
SOARES NETO, Paulo Byron Oliveira. Direito Empresarial brasileiro. 1. Ed. São Paulo: Agbook, 2017.
Professor Efetivo do Governo do Estado de São Paulo; Licenciado e Bacharel em Matemática pela Universidade Ibirapuera; especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Uniasselvi; graduando em Direito (UNIP); Graduando em Engenharia de Produção (UNIVESP); Pós graduando em Ensino de Filosofia (UNIFESP); pós graduado em Direito Tributário e mestrando em Direito e Negócios Internacionais pela Universidade del Atlântico - Espanha.
Conforme a NBR 6023:2000 da Associacao Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), este texto cientifico publicado em periódico eletrônico deve ser citado da seguinte forma: NETO, Paulo Byron Oliveira Soares. Elaboração de etapa inicial de um plano de negócios (caso fictício) Conteudo Juridico, Brasilia-DF: 24 maio 2018, 04:30. Disponivel em: https://conteudojuridico.com.br/consulta/Artigos/51740/elaboracao-de-etapa-inicial-de-um-plano-de-negocios-caso-ficticio. Acesso em: 22 nov 2024.
Por: Isnar Amaral
Por: LEONARDO RODRIGUES ARRUDA COELHO
Por: REBECCA DA SILVA PELLEGRINO PAZ
Por: Isnar Amaral
Precisa estar logado para fazer comentários.