RESUMO: Este artigo tem como objetivo analisar o desempenho do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD. Que tem a prevenção como uma forma eficaz de desacelerar o consumo de drogas por jovens que estão começando cada vez mais cedo, é um meio de enfrentamento efetivo que tem resultados positivos na inibição do consumo de drogas. Uma ação de política pública que vem gerando bons resultados e que tem o intuito de prevenir e conscientizar o jovem, o programa conta com policiais militares, fardados e devidamente treinados e com material próprio (livro do estudante, camiseta e diploma) que desse modo desenvolvem um curso de prevenção às drogas e a violência na sala de aula. O PROERD busca ainda elucidar os vários conflitos que assolam a comunidade escolar, fazendo com que os professores se sintam protegidos para ministrar suas aulas fazendo com que haja uma integração fundamental das famílias no processo educacional, onde prioriza-se o diálogo para melhor qualidade de vida de todos envolvidos.
ABSTRACT: This article aims to analyze the performance of the Educational Program for Resistance to Drugs and Violence - PROERD. That prevention is an effective way to slow down drug use by young people who are starting earlier and earlier, is an effective means of coping that has positive results in inhibiting drug use. A public policy action that has been generating good results and aimed at preventing and raising awareness among young people, the program has military policemen, in uniform and properly trained and with their own material (student book, T-shirt and diploma), which in this way develop a course on preventing drugs and violence in the classroom. PROERD also seeks to elucidate the various conflicts that plague the school community, making teachers feel protected to teach their classes, so that there is a fundamental integration of families in the educational process, where dialogue for better quality of life is prioritized of everyone involved.
Keywords: Drugs; public policy; PROERD; violence in schools.
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) se dá por meio de uma ação juntamente do Policial Militar certamente qualificado, genitores, alunos, professores e população com o intuito de minimizar e prevenir o uso de entorpecentes e o alto índice de violência entre os estudantes. Índice esse que vem sendo responsável por destruir os vínculos existentes entre todas as pessoas envolvidas na comunidade escolar. Desta forma, a mediação no âmbito escolar, trabalho que é desenvolvido por agentes capacitados se caracteriza por possibilitar uma educação em valores, para a paz e uma nova visão em relação a esses conflitos (SALES, 2006). Diante disto, o programa PROERD é um instrumento capaz de auxiliar no tratamento de divergências no meio escolar, tendo como base, a mediação, gozando da prevenção como uma arma para a redução da crescente violência e o uso indevido de drogas nas escolas.
Neste sentido, este trabalho será pautado em uma apresentação da estruturação do PROERD nas escolas, e em sua real eficácia diante dos jovens e o meio em que estão inseridos. Posto que, a responsabilidade pelo desenvolvimento de um pensamento ético, se molda dentro do universo escolar, convém trazer para o joven a realidade do meio em que ele se encontra, um mundo onde a violência e a criminalidade se tornam cada vez mais atrativas. O Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) busca fazer a ponte necessária entre o aluno e o educando, visando trazer uma abordagem acessível e de fácil compreensão, apresentada quando se inicia o contato entre o jovem e um mundo completamente novo aos olhos do mesmo.
A prevenção é uma forma eficaz de desacelerar o consumo de drogas por jovens que estão começando cada vez mais cedo, é um meio de enfrentamento efetivo que tem resultados positivos na inibição do consumo de drogas. Uma ação de política pública que vem gerando bons resultados e que tem o intuito de prevenir e conscientizar o jovem é o Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) um projeto onde os policiais militares, fardados e devidamente treinados e com material próprio (livro do estudante, camiseta e diploma) que desenvolvem um curso de prevenção às drogas e a violência na sala de aula, este programa que é de imensurável importância não só para o aluno, mas, consequentemente, para a coletividade, uma gestão pública de qualidade e eficaz proporciona uma melhor qualidade de vida a todos que estão inseridos em um meio social. o PROERD busca ainda elucidar os vários conflitos que assolam a comunidade escolar, fazendo com que os professores se sintam protegidos para ministrar suas aulas fazendo com que haja uma integração fundamental das famílias no processo educacional, onde prioriza- se o diálogo para melhor qualidade de vida de todos envolvidos.
Isto posto, é indispensável que exista um meio ambiente propriamente devido e de finalidade educacional, que é o estabelecimento de ensino, que atua como um corpo social, devidamente articulado com alunos, pais, vizinhos e Estado, que traz a responsabilidade de desenvolver políticas públicas educacionais que versam sobre medidas que serão aplicadas no âmbito escolar para a melhoria de vida desses jovens e por consequente de toda a coletividade.
Tudo o que um governo implementa ou deixa de implementar é denominado de políticas públicas, neste interim, políticas públicas educacionais é tudo o que um governo realizou ou deixou de realizar no âmbito da educação. (ADÃO, 2010). Em se tratando de políticas públicas, a educação tem um conceito vasto em relação as políticas educacionais. Importa dizer, que políticas públicas educacionais dispõem de um foco um tanto mais específico, que via de regra aplica-se os conteúdos escolares.
Melhor dizendo, políticas públicas educacionais versam a respeito de educação escolar. O conhecimento que é passado socialmente na escola, trabalho, rua e etc é resultado direto do ensino, da repetição e educação. Não obstante, a educação só se dá por âmbito escolar quando for delimitada por um sistema produto de políticas públicas. Em vista disso, o vasto conjunto de políticas que a Gestão Pública aborda é caracterizado pelo grau de exigências sociais que historicamente vem evoluindo. Ademais, as políticas públicas são cíclicas porque dificilmente as questões que demandaram a sua concretização são solucionadas em curto prazo. (FELIPE, 2015).
E este é o trabalho do estado, examinar às diversas demandas sociais que exigem um determinado controle, possibilitando uma visualização clara dos consecutivos acontecimentos e suas consequências, possibilitando que tais questões sejam solucionadas ou minimizadas da melhor forma.
Os transtornos associados à carência de segurança deixaram de ser uma exclusividade dos maiores centros urbanos. Na atualidade, as cidades interioranas, conhecidas por seu modo de vida sereno, sofrem com a gradual violência, deixando a população insegura e vulnerável a cometida agressividade da população marginalizada que se entranha na sociedade atual.
Destarte, o governo por meio de uma Gestão Pública tem o importante papel de polemizar os impasses que representam toda a sociedade, desenvolvendo políticas públicas que abrandem ou solucionem a serie de problemas sociais. (SANTOS, 2009). As políticas públicas que versam sobre o uso de drogas, principalmente, as de prevenção, são atribuições dos Estados, que tem primariamente o dever de intervir que o jovem faça o consumo da droga evitando futuras adversidades e as instituições têm o papel crucial de proporcionar um estilo de vida adequado aos jovens.
A falha dos responsáveis da educação pública gera prejuízos ao aprendizado dos que estão mais vulneráveis, sendo eles, crianças, adolescentes e jovens que adentram para o para o mundo das drogas, por grande maioria das vezes influenciados por colegas de sala. A escola precisa ensinar a importância do diálogo e da paz, o que pressupõe preparar as crianças e os jovens para um conjunto de habilidades sociais necessárias ao desenvolvimento de uma personalidade equilibrada. Dentre elas, destacam-se o aprendizado de boas relações sociais e dos valores morais, bem como o aprimoramento das relações interpessoais, sobretudo através de comunicação eficiente. Além disso, é necessário que haja compreensão das diferenças interculturais e cultura da não violência (CHRISPINO, 2007).
Ainda que, nos dias atuais nos deparamos com uma deficiência quanto as políticas públicas de segurança social, o Estado é responsável por desenvolver ações que venham prevenir e reprimir condutas indesejadas, para que os cidadãos exerçam os seus direitos. As intervenções desempenhadas ou não pelos governos que deveriam estabelecer condições de equidade no meio coletivo, visando trazer meios para que todos possam atingir uma melhoria da qualidade de vida compatível com a dignidade humana. (DIAS, 2012). Desta maneira, o Estado possibilitaria, assegurar a efetivação da lei e assim coibir causas que gerem um descontentamento desenfreado na coletividade.
A decorrente violência devido ao comércio e consumo de substâncias entorpecentes tem acrescido aos poucos em várias regiões do país. Parte da população vive com medo, pois os Estados tem apresentado que não possuem condições de garantir a segurança coletiva da população.
Na escola, hoje, a violência apresenta a dupla dimensão [...]: (1) a violência física perpetrada por traficantes ou bandidos nos bairros onde se encontram, assim como por alguns dos agentes do poder público encarregados da manutenção da ordem e da segurança, e (2) a violência que se exerce também pelo poder das palavras que negam, oprimem ou destroem psicologicamente o outro. (ZALUAR, 2011, p.148).
Diante desta ineficácia, os estados por consequência de suas obrigações com a segurança populacional, apresenta políticas que são idealizadas com o objetivo de embaraçar e combater o consumo e o tráfico de drogas, que são os causadores principais da onda de violência no país.
O PROERD é um programa de caráter preventivo social, onde é aplicado de forma prática pela Polícia Militar na rede de ensino público e privado, objetivando a prevenção e/ou redução do uso de drogas e a consequente diminuição da violência. Desenvolvendo quatro currículos, sendo eles na educação Infantil (Jardim I e II) e séries iniciais do Ensino Fundamental (1º, 2º, 3º e 4º ano); 5º Ano (4ª série); 7º Ano (6ª série). O Currículo Base é o do 5º Ano, pois é uma fase de muita curiosidade e abertura para novos conhecimentos e na sua grande maioria as crianças ainda não tiveram contato com as drogas (pm-to).
O programa é aplicado em esforço cooperativo entre Polícia Militar, Escola e família, sendo oferecido atividades educacionais aplicadas em sala de aula, que incorporam nas crianças e adolescentes o que não se pode desenvolver em suas potencialidades, contribuindo na preparação para o futuro de uma geração mais consciente da aplicação da cidadania, atendendo decisões saudáveis, onde implicam, com maior ênfase, a resistência ás pressões que possam apresentar no cotidiano ao uso de drogas e violência.
O surgimento do PROERD se deu pela iniciativa do corpo de Polícia Militar com enfoque na precaução às drogas e violência. Foram atendidas milhares de crianças e adolescentes em todo o mundo. O programa conta com a ajuda de preceptores habilitados, que são capacitados para fortalecer o trabalho de prevenção no meio escolar assim como nas comunidades abrangendo professores, pais e alunos da rede de ensino.
Deste modo, o PROERD é um projeto que integra de forma harmônica, polícia, professores e comunidade para alcançar os objetivos pretendidos, posto que na contemporaneidade o meio social convive cotidianamente com a altos índices de violência em um local que deveria proporcionar um processo de ensino e aprendizagem.
2.1. Conhecendo o funcionamento do PROERD nas escolas
PROERD, que de acordo Barboza (2013, p. 81) é o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), que é uma versão brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistance Education (D.A.R.E), que surgiu em 1983.
Este projeto é método mais utilizado no combate as drogas em todo o mundo, ele tem como seguimento principal a prevenção ao uso de intorpecentes ilícitos e lícitos, é atuante em mais de 58 países e posuui um material específico para cada país.
A sua esrtrutura envolve ações educativas que são atribuídas aos professores, pais e principalmente os alunos. A participação ativa dos pais nas ações desenvolvidas juntamente com corpo escolar é imprescindivel para que a finalidade do projeto seja alcançada.
Barboza (2013, p. 81) ressalta que o PROERD realiza uma ação de conscientização quanto ao uso de drogas e práticas violentas, que trata-se de temas que norteiam debates acalorados de diversas instituições da sociedade, já que os usuários cometem crimes para manter o vício.
O programa atua com base em técnicas de como prevenir e fortalecer o meio familiar, escolar e até mesmo a interação com a comunidade. Desta forma, o aluno se sente mais confiante e não precisa buscar nas drogas uma suposta sensação de felicidade. De acordo com os ensinamentos encontrados na cartilha do PROERD, antes desse programa ser implantado na esocola, deve haver uma reunião entre pais e educadores com a finalidade de orientar sobre o programa e mostrar o quão é de suma importância a sua partcipação em todo o proceso.
A cartilha é composta por um total de 10 lições com 50 (cinquenta) minutos cada, essa cartilha é distribuída aos alunos do 5º e 7º ano escolar e que contempla os seguintes lições: 5º (quinto) ano, introdução ao PROERD caindo na real, informações dobre drogas pata tomada de decisão responsável, riscos e consequências, pressão dos colegas, lidando com situações de tensão, bases da comunicação, comunicação não verbal e escuta ativa, bullying, ajudar os outros e por ultimo, obtendo ajuda dos outros e revissão. Já as liçoes da cartilha dos alunos do 7º (sétimo) ano são compostas pelos seguintos modulos: Conhecendo os amigos e o jogo PROERD, seu corpo e cérebro: como mantê-los saudáveis, analisando comercias, no cinema, na casa do Antônio, treinando a habilidade de resistência, esfriando a cabeça, responsabilidades sociais e legais, exercitando tudo.
O PROERD também proporciona uma serie de exercícios participativos, que tem como base as experiências do dia a dia do aluno, e acima de tudo, visando a exploração das suas capacidades.
As aulas são bem dinâmicas, e contam com a partcicipação de equipes que visam um aprendizado de forma coletiva, por meio de dramatizações e outras atuações de grupo. Tais práticas foram pensadas para estimular os alunos a solucionar os principais problemas de suas vidas. Um item de suma importância do PROERD é o uso de estudantes capitães que não usam drogas como modelos que venham a induzir os demais.
Os exercicíos tem como finalidade desenvolver a auto estima, a sociabilidade, auxiliar no controle e desenvolvimento de emoções, além de instruir sobre técnicas de auto controle e resistência a pressões de amigos, aprendendo assim a lidar com as formas de oferecimento de drogas por indivíduos que são estranhos ao convivio dos jovens e crianças. Os estudantes são avaliados no passar da realização das atividades por policiais militares voluntários. Estes são devidamente treinados e selecionados a partir de critérios que consideram, entre outros aspectos, sua conduta moral, ética e profissional, a avaliação consta dos seguintes requisitos:
a) Participação do aluno nas atividades ministradas pelos policiais;
b) Desempenho do mesmo nas atividades escolares;
c) Frequencia do aluno, somente é tolerado 2 (duas) faltas.
Desta fora, só fara juz ao certificado dado ao final do curso, quem o cumprir com um bom nível de aproveitamento.
Diante do exposto, é sabido que a condenação para aqueles que provocam a violência no meio social, não tem tido a efetividade esperada pelo cidadão, os índices de violência crescem de forma desenfreada, as efetuadas prisões não têm surtido o efeito esperado, por consequência é preciso resolver as complicações antes que elas ocorram de fato, significa dizer que é preciso investir na prevenção.
O PROERD é um programa que foi desenvolvido visando prevenir para não remediar, ainda que os aspectos negativos ultrapassem os positivos, é notório que essa política pública venha apresentando um desempenho proveitoso, de fato que os entorpecentes vem sendo um obstáculo pertencente a violência e delitos praticados mediante a sociedade(ARIA FILHO et al, 2015).
Seguindo esse pressuposto, mesmo que uma família não tenha uma estrutura considerada adequada, os pais não desejam que os filhos tenham relação com as drogas, diante disto, grande parte dos genitores falam sobre o perigo representado pelas drogas.
O ambiente escolar tem o papel de direcionar os alunos com o intuito de posiciona- los contra as drogas os mantendo longe, porém, com uma abordagem não muito cativante, sendo assim não conseguem atrair atenção desses jovens. Outro aspecto positivo do PROERD, é que o mesmo, envolve a polícia, a escola e família, criando nestes um espírito colaborativo, onde todos sabem os seus deveres, conforme Soares (2016). O PROERD se estabelece na unidade escolar gerando um impacto entre os jovens e adolescentes por trazer policiais devidamente fardados e consequentemente por portar um discurso que causa grande impacto chamando a atenção de todos.
Mediante essa inserção entre escola, segurança pública e família, sucede um fenômeno denominado pela percepção do meio social em relação as forças policiais, Barreto (2005) menciona por meio de uma pesquisa realizada em uma estipulada cidade, 82% das pessoas entrevistadas de forma positiva sua percepção em relação à polícia, após terem passado pelo programa PROERD, ocorrendo que nenhum dos entrevistado apresentou ter uma ideia negativa em relação à Polícia, percebendo-se que a figura repressora e excessiva antes visualizada do policial não é mais visto desta.
Seja qual for a política de ação pública que busque alcançar resultados, é indispensável que sejam feitas avaliações, com a finalidade de notar se há uma real eficácia para melhor potencializar os recursos e esforços. O programa PROERD é um planejamento de atividade nacional e para tal, é imprescindível que os seus gestores entendam seu grau de efetividade e assinalem as ações que fomentem seus feitos, de modo que programa algum tem sua eficácia comprovada em 100 %. Posteriormente analisados alguns aspectos positivos, passaram a ser listados outros negativos que devem ser considerados e podem ser apontados quando viável. Visando que seus idealizadores possam saná-los. Primeiramente verificou-se que 54,9% dos instrutores não possuíam outra experiência na área de educação além do trabalho no programa, conforme Andrade et al. (2010) e talvez seja por isso que alguns usam linguagem inapropriada para a faixa etária dos alunos atendidos.
Nem todas as escolas que precisam deste tipo de atendimento são contempladas, mostrando um ato falho no mapeamento das escolas; também não há continuidade do programa nas séries seguintes, sendo praticamente imperceptíveis os resultados (SILVA; GIMENIZ-PASCHOAL, 2010).
Destarte, da maior parte dos fundamentos negativos analisados, um que merece uma atenção especial é o pontuado por Acselrad (2013) o mesmo, é considerado perigoso pelos especialistas da educação, por ter uma metodologia que faz uso da propagando do medo, confundindo os jovens e crianças que já possuíram um contato direto com os entorpecentes. O material que é utilizado pelos agentes capacitados do PROERD, as cartilhas, possuem um lado negativo, visto que afastam alunos que já tiveram um contato com alguma droga licita ou ilícita daqueles que nunca obtiveram esse contato, causando um isolamento entre os grupos de alunos.
3. VIOLÊNCIA CAUSADA PELO USO DE DROGAS
Violência e droga, caminham lado a lado, deste modo é imprescindível entender que a violência é culpada por uma fatia gigantesca da morte de muitos jovens e é imperativo acabar com o tráfico de drogas com a finalidade de proporcionar uma vida com mais esperança a eles.
A discrepância que ronda a sociedade, o uso desenfreado de entorpecentes, a escazes de recursos para todos e os meio de comunicação, são elementos responsáveis pelo aumento das causas de violência. Dos sintomas observados diante da violencia causada pelo uso de drogas, os mais constantes são: ansiedade, mal humor, uma irritabilidade descomedida, respostas grotescas a questões simples, e em alguns momentos, a depender do nivel de droga consumida, pode haver violência fisica contra familiares e amigos próximos, fazendo com que o usuário se deixando levar por alguns poucos minutos de prazer e histeria que a droga traz destruindo não só a propria vida, mas também daqueles que estão ao seu redor. Souza (2006, p.47), ressalta que: O dependente, quase sempre, perde a família, o emprego, os amigos, mas não a droga. Mas, para consegui-la, é preciso conseguir o dinheiro, muito dinheiro, sempre mais dinheiro. E quando o status social do dependente não lhe permite isso, quase de imediato parte para a violência do roubo. Progressivamente começa a ser violento contra aqueles que não aceitam sua situação: sua família, seus amigos, colegas de trabalho e, finalmente, contra si mesmo.
Neste modo, o trafico de intorpecentes e a conduta violenta que esta enraizada tem o poder de dilacerar toda uma sociedade ela é a responsável pela manutenção dos usuários, como também pelo recrutamento dos futuros criminosos.
A violência gerada pelas disputas de pontos de vendas da droga e pelo armamento adquirido para a defesa interna e contra a polícia, são as razões pelas quais pode-se afirmar que quem compra drogas esta patrocinando diretamente a violência.
Diante disso, a precaução do uso desenfreado de drogas é essencial para a orientação dos danos e riscos causados por elas. As escolas tem um papel primordial neste combate, visto que, atuam na prevenção, maneira mais eficaz ao combate as drogas, segundo pesquisas. O papel desempenhado pelas escolas tem como finalidade formar indivíduos capazes de discernir o que é ou não bom para si. Portanto, tal assunto não deve ser deixado de fora no contexto escolar.
É de extrema importância tratar deste tema com jovens, adolescentes e crianças, visto que o aumento da violência entre os alunos tem números cada vez maiores, atualmente, é de certa forma mais fácil tratar sobre violência de uma forma geral, pois a mesma está estampada nos grandes centros deste país. Portanto a violência urbana e familiar deve ser tratada nas escolas como forma de prevenção. Desta forma, é necessário salientar a importância do tipo de comunicação entre aluno e professor e a necessidade de mais estudos nesta área que poderão facilitar a compreensão da realização do desempenho dos alunos reduzindo o uso de drogas e a violência no meio escolar.
4. ATÉ QUE PONTO A EDUCAÇÃO PODE AJUDAR NA RESISTÊNCIA AS DROGAS
Para combater o crescimento do uso de entorpecentes e a violência nas escolas é necessário bem mais que apenas reprimir, além do mais é comprovado que a repressão é insuficiente e contraproducente quando direcionada ao usuário de drogas. Desta forma, vem se buscando meios em que a eficiência ao combate a essa causa seja realmente alcançado. Devendo se destacar que a melhor solução para esse problema que assola os jovens da atualidade não possui um cunho inovador, é um caminho muito mais fácil, menos traumático e mais barato: a educação. Porém, essa educação não e apenas de responsabilidade do professor, mas principalmente dos pais.
Com uma educação que concilie ensino teórico e valores morais e éticos (saber o que é certo e errado e quais os limites da liberdade de cada um), bem como que aproxime a escola das famílias, incentivando os pais a contribuir verdadeiramente para a aprendizagem de seus filhos, aí sim ter-se-á uma real política contra as drogas e outros males sociais.
Deste modo, a polícia militar, entende que no tocante as drogas, sendo elas ilícitas ou não, não basta apenas repreender, mas, acima de tudo, prevenir. Devido a isso, policiais com o intuito de melhor atender a esses jovens trabalham, justamente o educativo, com enfoque na prevenção cumprindo assim com a sua responsabilidade social.
O trabalho educativo está disposto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), artigo 68, como forma de atividade de caráter pedagógico, para propiciar o desenvolvimento de habilidades e dons. É uma atividade de formação do adolescente, na acepção ampla da educação, como descrita na Lei de diretrizes e Bases da Educação (LDB).
Dias (2013) cita, Anton, para que escola é o lugar certo para que ocorra um trabalho voltado a prevenção contra as drogas.
Já que a escola faz uma ligação entre, família, sociedade, cultura e profissão; o tráfico encontra em suas proximidades sua melhor clientela; por se tratar de jovens e crianças desinformadas, cheios de sonhos, ideais, sempre cobrados e afetivamente carentes e instáveis, tornando-se alvos fáceis de certo tipo de conversa amigável e sedutora. (ÁVILA 1998, p.152, apud DIAS, 2013).
Neste contexto a polícia militar desenvolve um trabalho educativo, de prevenção às drogas valendo-se da dimensão na teoria em conjunto com a metodologia prática, buscando assim atingir seus objetivos.
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Ao ser abordada a questão de políticas públicas voltadas para o âmbito escolar, se tem a necessidade de um planejamento para que ocorra a implantação de uma política pública eficaz e condizente com o cenário atual em que vive a maioria das crianças e jovens no Brasil.
Diante das inúmeras políticas que lutam para combater o tráfico de drogas e o uso de entorpecentes, o PROERD se sobressai e que de acordo Barboza (2013, p. 81) é o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), que é uma versão brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistance Education (D.A.R.E), que surgiu em 1983.
Neste seguimento, mediante a pesquisa bibliográfica abordada no presente artigo foi possível observar que as drogas estão entrando cada vez mais cedo na vida das crianças e jovens, o inimigo está indo diretamente na fonte, as escolas.
Diante do crescente poder de atração das drogas, que ilude e engana nossas crianças, jovens e adultos, as organizações governamentais e não governamentais, relacionados direta ou indiretamente a segurança pública, têm se empenhado, de várias formas, com investimentos altíssimos, a fim de coibir as ações criminosas, neste sentido, as quais, conforme os indicadores, vêm de forma assustadora destruindo nossa sociedade.
O PROERD entra como um auxiliador dos pais e professores, com uma política pública que visa prevenir que os alunos entrem no mundo das drogas tem se tornado uma arma poderosa contra esse câncer da sociedade, agindo de forma eficaz diminuindo significativamente o aumento da violência nas escolas e o contato precoce dos alunos com as drogas.
REFERÊNCIAS
ESTADO DE GOIÁS. Programa educacional de resistência às drogas. Disponível em: <http://www.proerd.go.gov.br/pagina/ver/11123/curriculo-5o.-ano>. Acesso em: 21 maio 2020.
ESTADO DE GOIÁS. Programa educacional de resistência às drogas. Disponível em: <http://www.proerd.go.gov.br/pagina/ver/11124/curriculo-7o.-ano >. Acesso em: 21 maio 2020.
FREITAS, Luiz Alberto Pereira de. Adolescência, família e drogas: a função paterna e a questão dos limites. Rio de Janeiro: Muad, 2002.
GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. Metodos de pesquisa. UFRGS, 2009. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/cursopgdr/downloadsSerie/derad005.pdf>. Acesso em: 22 maio 2019.
LAKATOS, E. M. Fundamentos da metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MELO, F. D. Políticas públicas e direitos fundamentais. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2015.
PENHAÇA, I. S. B. Reflexões acerca da violência escolar. UFJS, 2019. Disponível em: <http://www.ufjf.br/graduacaocienciassociais/files/2010/11/REFLEX%C3%95ES -ACERCA-DA-VIOL%C3%8ANCIA-ESCOLAR-Ingrid-Silva-BarbosaPe%C3%A7anha.pdf>. Acesso em: 23 abr. 2019.
POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO TOCANTINS. PROERD - Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência. Palmas, 2019. Disponível em: <https://www.pm.to.gov.br/institucional/estruturageral/04-rgaos-especiais/proerd---programa-educacional-de-resistencia-asdrogas-e-a-violencia/>. Acesso em: 25 abr. 2019.
Bacharelanda do curso de Direito do Centro Universitário Católica do Tocantins .
Conforme a NBR 6023:2000 da Associacao Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), este texto cientifico publicado em periódico eletrônico deve ser citado da seguinte forma: SOUSA, MIKAELLY CRISTINA MONTELO. A atuação e eficácia do Programa de Resistências as Drogas e a Violência-Proerd no tratamento de conflitos no âmbito escolar Conteudo Juridico, Brasilia-DF: 09 jun 2020, 04:16. Disponivel em: https://conteudojuridico.com.br/consulta/Artigos/54666/a-atuao-e-eficcia-do-programa-de-resistncias-as-drogas-e-a-violncia-proerd-no-tratamento-de-conflitos-no-mbito-escolar. Acesso em: 23 dez 2024.
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