RESUMO: Este artigo tem por objetivo demonstrar de forma sucinta os passos para elaborar um artigo científico. Os artigos científicos são fundamentais para a disseminação e democratização do conhecimento científico.
PALAVRAS-CHAVE: Passos; Elaboração; Artigo; Científico.
RESUMEN: Este artículo tiene como objetivo demostrar brevemente los pasos para preparar un artículo científico. Los artículos científicos son fundamentales para la difusión y democratización del conocimiento científico.
PALABRAS CLAVE: Pasos; Elaboración; Artículo; Científico.
ABSTRACT: This article aims to briefly demonstrate the steps to prepare a scientific article. Scientific articles are fundamental for the dissemination and democratization of scientific knowledge.
KEYWORDS: Steps; Elaboration; Article; Scientific.
INTRODUÇÃO
Artigo científico é um trabalho acadêmico que apresenta resultados sucintos de uma pesquisa realizada de acordo com o método científico aceito por uma comunidade de pesquisadores. Por esse motivo, considera-se científico o artigo que foi submetido a exame por outros cientistas, que verificam as informações, os métodos e a precisão lógico-metodológica das conclusões ou resultados obtidos.
Em geral, é uma produção curta que dificilmente ultrapassa 20 páginas. Pode ser resultado de sínteses de trabalhos maiores ou elaborados em número de três ou quatro, em substituição às teses e dissertações; são desenvolvidos, nesses casos, sob a assistência de um orientador acadêmico. São submetidos às comissões e conselhos editoriais dos periódicos, que avaliam sua qualidade e decidem sobre sua relevância e adequação ao veículo.
Antes mesmo de começar a escrever o seu artigo científico, é necessário decidir em qual revista ele será publicado.
Esta pesquisa é bibliográfica e qualitativa, justifica-se pela importância de se elaborar um artigo científico.
DESENVOLVIMENTO
O artigo científico é o registro com autoria declarada que reflete uma avaliação de um dado tema ou ideia, sendo essencial para auxiliar os profissionais de diversas áreas a adquirirem novos conhecimentos sobre determinado assunto.
São 3 (três) estilos: informal, jornalístico e acadêmico. Para isso, você precisa ler textos em que esses estilos apareçam.
Mas, para resumir, a escrita acadêmica é impessoal, a jornalística pretende chamar a atenção do leitor, e a informal usa linguagem coloquial (gírias, abreviações, etc).
2. Elimine palavras em excesso e torne a escrita mais objetiva
Como fazer isso? Coloque em prática o conceito de nominalização.
Nominalizar é transformar um verbo em um nome para remeter a algo já dito anteriormente.
3. Aprenda a diferença entre voz passiva e voz ativa
A definição mais simples de voz passiva é: tornar o sujeito de uma sentença o objeto de uma ação.
A voz ativa, por outro lado, tem um sujeito que pratica a ação sobre o objeto.
4. Leia artigos acadêmicos sobre o assunto que você vai escrever
Ler diferentes artigos da sua área de atuação vão lhe atualizar quanto às novidades acadêmicas, além de ser uma ótima forma de obter referências bibliográficas ou fontes de pesquisas.
Ao escrever um artigo preste atenção quanto ao uso da voz passiva. Esse tipo de escrita deve ser feito com equilíbrio, pois não é predominante no gênero acadêmico.
5. Consulte as normas técnicas da ABNT
As normas da ABNT são importantíssimas na hora de formatar seu artigo de forma adequada.
Alguns professores dão tanta importância a isso quanto dão ao texto em si. Se você pretende publicar o texto em alguma revista especializada, lembre-se de consultar a folha de estilos da mesma.
6. Preste atenção nas citações, notas de rodapé e referências bibliográficas
Plágio é a pior coisa que pode acontecer em relação a um texto desse tipo.
Não pense que citar alguém vai desmerecer seu texto, pelo contrário, citações servem para dar mais força aos seus argumentos.
7. Elimine o máximo de erros de gramática
Para isso você deve ler e reler o quanto for necessário. Erros de ortografia são inaceitáveis em artigos científicos. Lembre-se, também, de ter cuidado com a pontuação!
Você elaborou um projeto de pesquisa de um tema, realizou a pesquisa e acredita ter encontrado uma solução adequada. Chegou o momento de divulgar para a comunidade acadêmica para ser discutida e avaliada por outros cientistas através da publicação em periódicos.
E você já escolheu em qual revista irá publicar seu artigo científico? Antes de iniciar a elaboração e redação do seu artigo é recomendado que escolha uma revista científica adequada. Isso irá te poupar muito tempo em adequações às normas e ao estilo da revista, pois o artigo já será escrito, desde o início, de acordo com estes critérios.
Faça um levantamento das revistas que são referência na sua área e quais publicam artigos com o mesmo enfoque da sua pesquisa. Leia alguns artigos relacionados ao seu tema, leia também a página “instruções aos autores”, verifique as regras editoriais e os critérios de avaliação dos artigos.
O Fator de Impacto pode ser consultado no Journal Citation Reports (com o acesso via proxy ao Portal de Periódicos da Capes ou de um computador de uma instituição conveniada, clique em “establish a new session”). A classificação da revista por ser consultada no Qualis da Capes.
Após escolher o periódico para publicar seu artigo científico é o momento de planejar seu conteúdo.
Para ser aceito em periódicos ou eventos, o seu artigo científico precisa estar adequado às normas da ABNT.
A melhor dica é escrever o texto já dentro da ABNT desde o início. Esse cuidado irá te poupar tempo e evitar estresse desnecessário com muitos detalhes acumulados e referências para formatar no final.
Pesquise e leia a Norma ABNT NBR 6022 que fala especificamente sobre Artigos Científicos.
Agora é hora de escrever! Confira a estrutura típica de um artigo e dicas para elaborar cada um dos tópicos:
O artigo científico possui a seguinte estrutura:
1. Título
2. Autor (es)
3. Epígrafe (facultativa)
4. Resumo e Abstract
5. Palavras-chave
6. Conteúdo (Introdução, desenvolvimento textual e conclusão)
7. Referências.
Faça um título que transmita o tema principal do artigo, procure escrever um título curto e que desperte o interesse dos leitores.
O autor do artigo deve vir indicado do centro para a margem direita. Caso haja mais de um autor, os mesmos deverão vir em ordem alfabética.
É um tópico normalmente facultativo, que expressa um pensamento referente ao conteúdo principal do artigo científico.
Como o nome sugere é uma síntese com uma quantidade pré-determinada de palavras (verifique a regra editorial do periódico que pretende publicar). O resumo deve conter o objetivo do artigo, a metodologia adotada no projeto para solucionar o problema e os resultados obtidos com a pesquisa.
São palavras características do tema que servem para indexar o artigo, até 6 (seis) palavras.
Esse passo é onde você irá dedicar maior tempo e atenção. Veja as dicas de cada etapa para elaborar um conteúdo relevante:
Escreva alguns parágrafos que além de contextualizar o leitor com o tema seja atrativo, que seja um convite para que o leitor continue a leitura até o final do artigo. O texto de introdução precisa responder “o quê”, “para que” e o “como” da sua pesquisa cientifica, ou seja, expõe a problema de estudo (o quê), os objetivos (para que) e a metodologia utilizada no estudo (como).
Nesta etapa deve-se fazer uma exposição e uma discussão das teorias que foram utilizadas para entender e esclarecer o problema, relacionando cada uma com a dúvida investigada.
Se for uma Revisão de Literatura, o objetivo é de desenvolver a respeito das contribuições teóricas a respeito do assunto abordado.
Quando o artigo inclui a pesquisa descritiva apresentam-se os resultados desenvolvidos na coleta dos dados através das entrevistas, observações, questionários, entre outras técnicas.
Para não perder a sequência lógica entre os assuntos de um tópico e sub tópico do artigo, faça um roteiro e rascunho, listando as informações e a ordem em que elas aparecerão no texto.
Insira no tópico de desenvolvimento apenas os resultados que contribuíram de fato para suas conclusões. Na apresentação dos resultados utilize gráficos, figuras que facilitam a observação dos efeitos e causas, e tabelas para dados numéricos.
Lembre-se de adequar figuras ao que o periódico pede (dimensões, resolução, tipo de arquivo). Softwares gratuitos como o Inkscape e o Gimp podem ajudar muito!
Alguns professores recomendam fazer um sub tópico para Discussão dos resultados evitando repetições desnecessárias. Ao elaborar a Discussão enfatize os resultados mais importantes e compare os resultados obtidos na sua pesquisa com os resultados obtidos por outros pesquisadores por exemplo.
Neste tópico são relacionadas às ideias desenvolvidas num texto que resume os principais resultados, com os comentários do autor e as contribuições trazidas pela pesquisa.
A conclusão é um fechamento do trabalho estudado que responde às hipóteses enunciadas e aos objetivos da pesquisa que foram apresentados no tópico de Introdução.
Trata-se de uma listagem dos livros, artigos e outros elementos de autores efetivamente utilizados e citados ao longo do artigo.
Para que seu artigo seja relevante exige-se que tenha linguagem correta e precisa, coerência na argumentação, clareza na exposição das ideias, objetividade, concisão e fidelidade às fontes citadas.
Use termos técnicos na medida certa, sem exageros, assim você amplia o alcance para um público maior.
Observe se não há contradições e confusões no desenvolvimento das ideias da pesquisa. A Introdução, Desenvolvimento e Conclusão devem estar alinhados e relacionados entre si, apresentados de forma lógica.
Após redigir todo o artigo, deixe o texto “descansar” por alguns dias. Assim você se desconecta e se prepara para enxergar pontos que passaram despercebidos por estar acostumado com o texto.
Leia o artigo inteiro primeiro e obtenha uma visão do trabalho como um todo, verifique se o texto mantém uma unidade e coerência entre Introdução, Desenvolvimento e Conclusão.
Verifique se há ideias repetidas ou pontas soltas no texto, verifique a adequação da linguagem e a gramática.
Releia. Releia. E, releia. Não economize na etapa de revisão. Uma dica bacana é pedir para um colega de sua área ler o artigo. Vale até contratar um profissional especializado para revisar e corrigir erros gramaticais, ortográficos e de linguagem, além de revisar a formatação e verificar se estão de acordo com as normas da ABNT.
Após publicar sua pesquisa acompanhe a repercussão do seu trabalho no mundo científico. Obtenha feedback do seu trabalho através dos comentários (críticas e elogios) e aprenda com eles. Pesquise quem está citando o seu artigo e quais as contribuições da pesquisa para o mundo acadêmico.
Além de contribuir para divulgação científica, escrever um artigo técnico traz uma ótima experiência profissional que enriquece o seu currículo acadêmico e profissional. É uma boa oportunidade para:
a) ganhar reconhecimento dentro da comunidade científica;
b) alcançar melhor colocação no mercado de trabalho;
c) divulgar o nome da sua instituição de ensino.
CONCLUSÃO
Escrever um artigo permite aos autores o compartilhamento de informações e aprendizado contínuo, pois relaciona a busca por referenciais bibliográficos, que proporcionam conhecer vários conceitos, com o ambiente estudado que, por sua vez, vai apresentar características e até mesmo problemas; e cabe aos pesquisadores solucionar e explicar o objeto de estudo através de ferramentas e raciocínios.
Os artigos científicos são fundamentais para a disseminação e democratização do conhecimento científico. Isso sem contar que eles colocam toda a academia “na mesma página”, já que pesquisadores de diversos locais do Brasil e do mundo saberão o que está sendo feito e pensado em relação a determinado assunto.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: informação e documentação: referências: elaboração. Rio de Janeiro, 2002.
MEDEIROS, João Bosco; ANDRADE, Maria Margarida. Manual de elaboração de referências bibliográficas: a nova NBR 6023:2000 da ABNT: exemplos e comentários. São Paulo: Atlas, 2001.
NUNES, Luiz Antonio Rizzatto. Manual da monografia jurídica. 3ª ed. São Paulo: Saraiva, 2001.
RODRIGUES, André Figueiredo. Como elaborar referência bibliográfica. 7. ed. São Paulo: Humanitas, 2008.
SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 22ª ed. São Paulo: Cortez, 2001.
Pós-doutor em direitos humanos, sociais e difusos pela Universidad de Salamanca, Espanha, doutor em direito internacional pela Universidad Autónoma de Asunción, com o título de doutorado reconhecido pela Universidade de Marília (SP), mestre em ciências da educação pela Universidad Autónoma de Asunción, especialista em educação: área de concentração: ensino pela Faculdade Piauiense, especialista em direitos humanos pelo EDUCAMUNDO, especialista em tutoria em educação à distância pelo EDUCAMUNDO, especialista em auditoria governamental pelo EDUCAMUNDO, especialista em controle da administração pública pelo EDUCAMUNDO e bacharel em direito pela Universidade Estadual da Paraíba. Assessor de gabinete de conselheiro no Tribunal de Contas do Estado do Piauí.
Conforme a NBR 6023:2000 da Associacao Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), este texto cientifico publicado em periódico eletrônico deve ser citado da seguinte forma: NOVO, Benigno Núñez. Os passos para elaborar um artigo científico Conteudo Juridico, Brasilia-DF: 30 nov 2022, 04:34. Disponivel em: https://conteudojuridico.com.br/coluna/3477/os-passos-para-elaborar-um-artigo-cientfico. Acesso em: 04 dez 2024.
Por: Leonardo Sarmento
Por: Eduardo Luiz Santos Cabette
Por: Carlos Eduardo Rios do Amaral
Precisa estar logado para fazer comentários.