O papel institucional das escolas militares do amazonas no enfrentamento ao assédio moral que os alunos sofrem no cotidiano escolar
O papel institucional das escolas militares do amazonas no enfrentamento ao assédio moral que os alunos sofrem no cotidiano escolar
O papel institucional das escolas militares do Amazonas pode influenciar o enfrentamento ao assédio moral que os alunos sofrem no dia a dia escolar, principalmente devido ao modelo de disciplina e hierarquia adotado nessas instituições. O objetivo central deste artigo foi examinar se a maneira como os condicionantes da relação pedagógica que são abordados em sala de aula beneficiam ou não a abordagem das violências. Nessas condições, a hierarquia entre alunos e Policiais Militares Oficiais, Praças (monitores) e até entre a comunidade escolar pode criar um espaço para o abuso de poder e práticas de bullying que é uma forma de violência intencional e repetida que ocorre em ambientes sociais, especialmente em instituições de ensino.
INGRID PINTO VIEIRA, o autor
graduação em Direito pelo Centro Universitário do Norte-Uninorte (2010) e Ciências Militares e Segurança Pública pela Universidade Estadual do Amazonas (2016). Dispõe ainda de Especialização em Direito Penal e Processo Penal com Capacitação para o ensino no magistério pela faculdade Damásio (2014). Atuou como advogada de 2014 até 2016, e desde o dia 17 de março de 2014 é Oficial da Polícia Militar do Estado do Amazonas, ocupando atualmente o posto de 1° Tenente, atuando ativamente na área de educação e de Segurança Pública agindo de forma ostensiva contra crimes e delitos e para preservação da ordem pública.
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