A ideia geral é criar um Banco Popular de Investimento em Educação Empresarial e Financeira (BPIE). O primeiro banco escola do país. Seguem algumas das coisas que gostaria de fazer.
A - Bolsas
A.1 - Ideia básica: a pessoa apresenta um projeto de estudo e ganha financiamento. Se for na área de concursos, já assina contrato onde permite o desconto no contracheque, de percentual dos vencimentos, injetando numerário no projeto.
A.2 - Existirá a opção de a pessoa parar de trabalhar e receber o salário atual para ficar estudando. Isso ajudará pessoas a fazerem cursos como Medicina, por exemplo. A bolsa estará atrelada a desempenho acadêmico e horas de estudo em casa ou na sede do projeto.
A.3 - O Banco poderá oferecer financiamento apenas para os cursos ou, de preferência, integral, abarcando despesas gerais. Uma ideia é que a pessoa com financiamento integral cumpra “expediente” de estudo na sede, com acesso a cursos telepresenciais (mediante convênios com cursos já existentes), acesso a biblioteca (que pode ter doações das editoras), assistência psicossocial e cumprimento de módulos obrigatórios.
B - Cursos
B.1 - O Banco Escola terá aulas em módulos, alguns obrigatórios, outros não.
B.2 - Módulos obrigatórios: Português, Matemática básica, Ética profissional e interpessoal, Oratória básica, Cód. Consumidor, Organização Política
B.3 - Módulos opcionais: Business Plan e empreendedorismo, informática básica, sucesso no casamento, criação de filhos, estudos bíblicos e etiqueta
B.4 - A frequência e aprovação nos módulos poderá ser atrelado à concessão das bolsas e financiamento. As aulas serão gratuitas. O interessado faz o curso básico, depois a prova, e se passar tem acesso ao programa de bolsas.
C - Reeducação Financeira
A pessoa tem aulas de educação financeira. Se for aprovada nesse minicurso, tem acesso a crédito com juros baixos para reestruturação pessoal. O projeto “compra” as dívidas de juros altos e empresta a juros baixos, mas tudo atrelado a requisitos como fazer o curso, não usar cartões de crédito nem fazer financiamentos durante tanto tempo etc.
D - Incubadora de Empresas
D.1 - A pessoa faz o curso gratuito sobre Business Plan e empreendedorismo, Nele, apresenta um BP de algum negócio.
D.2 - Se aprovado, ele recebe o financiamento, mas assegurado ao Projeto participação de x% nos resultados da empresa.
E – Inclusão Social
O projeto seria geral, focado em cotas sociais, mas com “cotas” para negros, índios etc. Poder-se-ia utilizar os dados dos projetos sociais do governo para estabelecer linhas de corte social ou para grupos de interesse.
Não contará com financiamento do governo. Utilizar-se-ia a experiência de bancos de microcrédito. Ao meu ver, o ideal seria ser instituído como uma instituição financeira mesmo. Um banco sui generis, junção de banco com escola.
Repercussão:
Pedro Barros É uma excelente iniciativa, Doutor William !
Rê Vca Belo projeto esse! E isso se daria em todo o Brasil?
Léia Vilande Miguel Miguel Maravilhaaaa! Que Deus continue te abençoando muito!! BOAS FÉRIAS NE??
Suely Reis nossa, parece um sonho... Inacreditável! Só vc mesmo, com uma ideia dessas! Aprovadíssimo! vou ler com mais calma...
Claudia Paiva A idéia ó ótima!!!!
Luciano Brito Dos Santos Ótima ideia Dr William Douglas.
Samara Duarte Ótima ideia, já tem o meu apoio!!!
Karen Miashiro Grandioso...tem razão o ditado que diz " Vc é do tamanho dos seus sonhos ".... ADOREIIII
Rafael Marques Gostei, muito bacana, excelente ideia Dr. !
Marcia Carvalho Muito, muito bom, William!
Wellington Gomes de Souza É desse tipo de ousadia e investimento que o Brasil esta precisando, Deus abençoe o projeto em nome de Jesus!!!
Emanuelle Corrêa A idéia é sensacional ... Parabéns pela iniciativa!
Otonio Castro Projeto importante, vai melhorar muito vida de pessoas que não tem condições financeira para investir em educação.
Julio Cezar Bernardo Isso contribuirá muito para o progresso das minorias e poderá ser a base de novos projetos para o progresso do país.
Tassia Teixeira O senhor é fantástico!
Glimario Ribeiro Professor, essa iniciativa é espetacular!! O que acha dessa instituição ser financiada pelo setor público e privado? Acredito que terá um retorno financeiro esplêndido, abrindo os olhos de investidores externos podendo quem sabe abrir seu capital na Bolsa de Valores. Tem muita gente interessada, esforçada, que não nasceu com condições financeiras suficientes e que passa a vida inteira sem ter uma oportunidade. Seria ideal um teste de aptidão para tentar filtrar os "espertinhos"! Uma parceria entre cursinhos e Escolas preparatórias seria uma perfeita oportunidade. Essa é uma iniciativa que já nasce grande!!
Vanessa Flávia Estou maravilhada!!! Genial!!!
Gisele Daguano Colombari Dr. William, é um projeto ousado e bastante interessante, principalmente por conceder chance a quem é interessado e está disposto a se dedicar. Tenho até interesse em participar e acompanhar o desenvolvimento desse projeto. Bom e merecido descanso.
Mariana Ferreira realmente fantástico sua idéia sempre quiz fazer medicina devido nunca ter tido condições parti para outra aréa mas como ja tenho meu descendente gostaria que ele fizesse medicina(se ele quisser e claro) e como e caro com uma ajuda dessa verei meu sonho se realizar nele pq mesmo que nao seja uma ajuda total mais parcial ja fará diferença.......Eu sempre pensei nisso sabe o Brasil tem dinheiro aqui em Brasilia em todo lugar tem esse problema de falta de profissicionais na area da saúde pq entao eles nao investem em estudantes que tem vontade de estudar para essas aréas, pq sei que existe muitas pessoas que gostarim de ser medico e nao tem condições pq e muito caro nao e verdade??? mas vai entender preferem investir num estadio bilhonario igual o de Brasilia em vez de investi em algo que preste......
Israel Marinho Excelente!!! Ideal seria que as empresas que investissem nesse banco, buscassem os talentos justamente nos alunos financiados por esse projeto. Com isso, estariam formando os profissionais que no futuro seriam seus colaboradores.
Carla Giovanna FANTÁSTICA IDÉIA!
Rita Bonomo Fantástico!!! William Douglas deveria ser presidente do Brasil !!!
Luiz Cláudio Alves Parabéns, uma idéia criativa e desafiadora.
Flavio Henrique Silva Ótima idéia William, é de homens sábios que o Brasil precisa!!!
Thiago Soares A ideia básica é excelente!!! Acho que o conceito BANCO atrapalharia algumas coisas, contudo, é mera formalidade jurídica/empresarial. Atuando como Organização Sem Fins Lucrativos acredito que seria uma ótima via, pois, o lucro seria revertido em prol da própria PJ, empresas privadas e pessoas físicas poderiam fazer doações dedutíveis no IRPJ e IRPF, o controle da concessão das bolsas e financiamentos seria de discricionariedade da PJ de acordo com os parâmetros propostos... Além disso, achei fantástica a ideia de concessão de benefícios a menores taxas aos aprovados em curso de voltado ao planejamento econômico: incentivo e educação caminhando juntos. Desejo sucesso!
Eliana Kohara Excelente projeto Dr. Willian!! Apoio total.
Karina Moreira Simplesmente lindo!Amei.
Francisca Favoreto Parabéns William, excelente iniciativa! Já pensaram se os nossos governantes tivessem pelo menos 1% de iniciativas como esta, o nosso BR seria outro einh! Isso é que é projeto voltado para a educação!
Neide Silva Gomes uma ideia maravilhosa....
Lidia Melo Excelente projeto! Tenho certeza de que nasceu no coração de Deus e Ele usará sua vida para fazer a diferença na vida de todas as pessoas que anseiam por oportunidades de estudo!
Meirinalva Maria Pinto Excelente projeto e certamente fará diferença na vida de muitas pessoas!
Róger Martins Cardoso A-2 é uma visão melhor do que a do Gov. Porém a idéia como toda está ótima!
Edson Rodrigues Ótimo projeto, parabéns pela idéia. Acredito que essa idéia pode se tornar real se for pela iniciativa privada, pois o nossos governantes sempre visam como roubar "triste mais é verdade".
Josué Inhan Seria um equívico colocar "cotas" raciais no projeto. Dever-se-ia, a meu ver, colocar cotas "sociais" independentemente da cor da pele da pessoa.
Rodrigo Carvalho No modulo obrigatório (B.1), deveria constar e disciplina INFORMÁTICA, cada vez mais presente nos concursos, deixando de ser opcional (B.2).
Davi Jose ótima ideia
Júnior Lavôr William vc é o CARA, parabéns!
Sheila Campos Demais !!! Isso sim é "ensinar a pescar"... Investimento em quem merece ! Adorei a idéia... Se rolar, participo !
Ana Carolina Avila 100% aprovado. Ideia genial, uma luz no fim do tunel pra mta gente, e nao me excluo destes...
Karina Barbosa Excelente ideia! dou total apoio! Poderia ser um projeto de iniciativa popular William?
Filipe Pessoa A ideia realmente é excelente! Só um detalhe: Sabedoria Bíblica não deveria ser um módulo obrigatório e sim optativo. Visto que existem pessoas, assim como eu, que não tem religião. Também concordo com o Josué Inhan a respeito das cotas. No mais a iniciativa é genial William Douglas. :)
Jodson Araujo Apoio total...os órgãos públicos deveriam sim é incentivar esses tipos de projetos! Parabéns! Vai ajudar muita gente.
Johnatan Oliveira Professor muito brilhante sua idéia, pois resolverá grande parte dos problemas de educação superior e capacitaçao deste país.Mas tenho algumas duvidas a serem esclarecidas,dentre elas, como que o senhor conseguiria este investimento que parece ser tao alto...talvez com parceirias ou ajuda do poder publico?
Havera muita dificuldade, mas te dou total apoio, pois poucas pessoas tentao resolver os problemas do pais ao inves de ficar reclamando dos politicos.
Parabenizo o senhor pela bela iniciativa e estou torcendo por mais essa vitoria que o senhor conquistara para si mesmo e principalmente para o pais.
Desde ja deixo claro meu total interesse de ajudar nesse projeto se possivel......
Obrigado e um abraço e que Deus te Abençoe
Bianca Vilaca Isso seria um sonho para todos os cidadãos brasileiros, a motivação enriqueceria o conhecimento e de quebra auxiliaria na reestruturação de vidas. Porém, quando um pai não compra os sonhos dos filhos o ajudando este, na maioria das vezes, desiste. Olhando para essa analogia vejo o governo como pai "enterrando" sonhos de todos nos. Onde, nessa batalha, só os fortes vencem!
Fabiano Rogerio De tudo que fora brilhantemente reduzido a termo, 2 idéias acho que resolveria o problema da maioria dos interessados em estudar. 1° Esse curso de reeducação financeira deveria ser obrigatório à todos aqueles que pleiteassem um financiamento com juros baixos, seja para quitar dividas pessoais seja financiar cursos. 2° Financiamento a juros reduzidos para cursos preparatórios e materiais didáticos, é o sonho de todo aquele que vê nos estudos a saída para a realização de seus sonhos. Esse projeto é o máximo, muito bom mesmo. Por varias vezes deixei de me matricular em cursos preparatórios por falta de dinheiro, e um projeto como esse resolveria o meu problema e o de milhares de Brasileiros. Boas férias Professor.
Juiz Federal, Titular da 4ª Vara Federal de Niterói - Rio de Janeiro; Professor Universitário; Mestre em Direito, pela Universidade Gama Filho - UGF; Pós-graduado em Políticas Públicas e Governo - EPPG/UFRJ; Bacharel em Direito, pela Universidade Federal Fluminense - UFF; Conferencista da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro - EMERJ; Professor Honoris Causa da ESA - Escola Superior de Advocacia - OAB/RJ; Professor da Escola de Pós-Graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas - EPGE/FGV; Membro das Bancas Examinadoras de Direito Penal dos V, VI, VII e VIII Concursos Públicos para Delegado de Polícia/RJ, sendo Presidente em algumas delas; Conferencista em simpósios e seminários; Autor de vários livros. Site: www.williamdouglas.com.br<br>
Conforme a NBR 6023:2000 da Associacao Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), este texto cientifico publicado em periódico eletrônico deve ser citado da seguinte forma: DOUGLAS, William. Banco-Escola Conteudo Juridico, Brasilia-DF: 21 jul 2012, 10:09. Disponivel em: https://conteudojuridico.com.br/coluna/1263/banco-escola. Acesso em: 28 nov 2024.
Por: Leonardo Sarmento
Por: Eduardo Luiz Santos Cabette
Por: Carlos Eduardo Rios do Amaral
Precisa estar logado para fazer comentários.