RESUMO: A Geografia é uma ciência das mais antigas, na medida em que trata de alguns objetos científicos clássicos e talvez até mesmo perenes, mas que já povoavam, de fato, o imaginário do senso comum da humanidade desde tempos imemoriais. O caráter descritivo e de síntese que caracteriza a ciência geográfica, entretanto, faz com que ela seja cada vez mais aplicada regionalmente em temas atuais, sobre questões tão específicas e contemporâneas quanto o fenômeno do crime e da violência em sua incidência sobre espaços geográfico-temporais até mesmo de pequena dimensão, mas de grande eventual relevância para a gestão da segurança pública. Novas tecnologias de mapeamento, fruto da possibilidade de georeferenciamento por satélites, permitem hoje a existência de sistemas de informação geográfica alinhados com as mais modernas aplicações da Tecnologia da Informação em suas soluções gráficas de grande apelo para a inteligência visual1, a exemplo, a Análise de Vínculos. Teorias criminológicas ambientais podem ser assim testadas e utilizadas pela gestão da segurança pública como instrumentos indicativos de insegurança, dando suporte cognitivo para o estabelecimento de políticas, programas, planos e ações tático-operacionais de emprego estratégico e táticooperacional das organizações da lei e da ordem. Isso vai ao encontro de modernas teorias de gestão da segurança pública, entre elas a do “Policiamento Orientado por Problemas”, fazendo com que conceitos da Geografia, Criminologia, Tecnologia da Informação e Gestão Pública possam produzir efeitos ainda mais positivos no que tange a eficiência e eficácia das organizações do setor de justiça criminal, aí incluídas, evidentemente as polícias do país.
PARA ACESSAR O ARTIGO
Celso Moreira Ferro Júnior: Professor Mestre pela Universidade Católica de Brasília (UCB) do Distrito Federal. Agente da segurança pública [Delegado da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF)], instrutor da Academia de Polícia Civil do Distrito Federal (APC) da PCDF. Autor, palestrante em nível nacional e docente de cursos de gestão em segurança pública em diversas Instituições de Ensino Superior (IES), mais recentemente do Núcleo de Estudos em Defesa,
Segurança e Ordem Pública (NEDOP) do Centro Universitário do Distrito Federal (UniDF).
George Felipe de Lima Dantas: Professor Doutor pela “The George Washington University” de Washington, Distrito de Colúmbia, EUA. Agente da segurança pública [Oficial Superior da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF)], instrutor da Academia de Polícia Militar de Brasília (APMB), da PMDF. Autor, palestrante em nível nacional e docente de cursos de gestão em segurança pública em diversas Instituições de Ensino Superior (IES), mais recentemente do Núcleo de Estudos em Defesa, Segurança e Ordem Pública (NEDOP) do Centro Universitário do Distrito Federal (UniDF). Consultor-Sênior do Centro de Treinamento em Segurança Pública (TREINASP) do Ministério da Justiça.
Precisa estar logado para fazer comentários.