Isabel Maria e Luciana Virgília
O trabalho propõe mostrar como deve ser realizada a pesquisa científica na área de serviço social. Para se realizar a pesquisa cientifica em serviço social temos que mostrar os métodos, sua importância para os alunos da graduação do curso, a formação profissional do graduado, o ensino prático e teórico, a elaboração de trabalhos, como deve ser feita, e por fim a qualificação do profissional.
Todo estudante de graduação, seja em qual curso for, tem que o preparo antecipado antes de ingressar na carreira profissional, dessa maneira, é preciso estudar e se preparar para as dificuldades de toda profissão. Assim, é necessário que ao se tornar um profissional da área de serviço social, entender os processos da profissão, seria necessário que entendesse como funciona os tramites da pesquisa e como elaborar os trabalhos científicos durante a academia. Durante o período da sala de aula o aluno se preocupa como entender as disciplinas, e deixa de lado o processo de pesquisa, assim as dúvidas surgidas durante as aulas são sanadas com o professor que além de ser um incentivador da matéria para que desperte no aluno o interesse em aprender, ele também proporciona não só o conhecimento como também o desenvolvimento da pesquisa científica, enquanto aluno e mais tarde, como profissional da área em questão.
Segundo o texto, o aluno até se preocupa em querer aprender e desenvolver a pesquisa científica, o que falta nele não é o conhecimento prévio do assunto a ser produzido, mas o tempo disponível e a motivação em relatar sua teoria como aluno praticante da disciplina.
O objeto de atuação do aluno, enquanto estudante, é necessário na medida em que desperte nele a curiosidade em desenvolver pesquisas científicas. A realidade social do aluno em serviço social deve ser apurada e prática para que o aluno conheça o perfil dos usuários do serviço social e as dimensões teórico-práticas e metodológicas da profissão. O conhecimento da realidade vivida no serviço social, segundo o autor do texto, ressalta para chamar atenção das desigualdades sociais dos processos de exclusão decorrente da realidade social, política, culturais e das condições de gênero, raça e etnia.
Aprender, segundo Bagno, não é só aprender a conhecer e saber no sentido profissional, vai muito mais além é aprender com criticidade, desenvolver um olhar crítico e uma visão mais ampla dos conceitos adquiridos e absorvidos, assim aprender com juízo de valor e emitir opinião sobre a realidade transmitida e apresentada, ou seja, desenvolver aptidões e formação de opiniões relevantes para construir um novo conceito da sociedade de maneira a transformar o ambiente coletivo. Dessa forma, aprender é ter senso crítico, analisar os fatos de forma imparcial e colherem dados de fontes seguras e verdadeiras para transformarem a realidade social vivenciada.
Os projetos de investigação desenvolvidos durante a pesquisa científica é de fator relevante para adquirir a praticidade e conhecer o fato social analisado, assim essencial buscar a qualidade da pesquisa assim como sua qualificação e análise de dados importantes para construir conhecimento.
Fazer a leitura da investigação dos elementos da realidade institucional, o conhecimento organizacional será bem estruturado e condicionará a uma análise detalhada dos processos da pesquisa científica embasando ainda mais os novos conceitos da realidade social do objeto de pesquisa.
Ao analisar e colher os dados da pesquisa cientifica faz-se essencial estudar o caso com detalhes para não correr o risco de colocar uma informação desnecessária ou equivocada, assim usa-se para isso instrumentos técnicos como a prática de uma boa entrevista, planejar as etapas do processo, estudo de caso, analise do fato social, registrar o ocorrido com minúcias de detalhes e avaliar dados eu diagnóstico.
Toda pesquisa científica deve ter como prioridade o valor do planejamento para que não saia de maneira incorreta a analise e diagnósticos dos dados coletados dessa maneira o projeto de intervenção surtirá efeitos positivos e esperados.
O material bibliográfico para a confecção das resenhas críticas deve ter como prioridade leitura prévias, seleção de material com informações importantes para o desenvolvimento de metodologias, uma linha de pensamento único, que só assim, poderemos conhecer aquilo que desejamos pesquisar e gerar conhecimento necessário para transformar a realidade social em pesquisa.
Como métodos é necessário para a pesquisa científica, além de metodologia específicas, entrevista, material e fontes verdadeiras e úteis, visitas a bibliotecas, internet, livros, revistas, leituras, elaboração de resenhas, questionários, tudo isso são relevantes para a produção científica para desenvolver um bom trabalho.
Assim, é desse modo que o aluno terá respaldo teórico para desenvolver melhor seu trabalho, enquanto pesquisador, criando instrumentos de posse que levem a uma coleta de dados relevantes a análise de fatos sociais que mudem a realidade organizacional vivida.
Referência
SILVA, Nivia Carla Ricardo. Pesquisa em serviço social na graduação: qualificando a atuação profissional. 2012.
http://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2009/anais/arquivos/RE_0283_0108_01.pdf. Acesso em : 11/08/2012.
http://www.fnepas.org.br/pdf/servico_social_saude/texto3-1.pdf. Acesso em: 11/08/2012
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