VITOR HUGO ADOLFO DA SILVA
VITOR LUIZ DOS SANTOS
(coautores) [1]
DANIELA BORELI[2]
(orientadora)
ROGÉRIO DE JESUS RIBEIRO[3]
(coorientador)
RESUMO: A contabilidade gerencial tem como objetivo auxiliar as empresas no momento de tomada de decisões. Compete ao contador demonstrar o que é relevante e irrelevante para fornecer as informações que realmente vão fazer a diferença na tomada da decisão. O presente trabalho científico tem como objetivo apresentar a importância da contabilidade gerencial para as empresas. A metodologia utilizada é a pesquisa descritiva bibliográfica, através da revisão da literatura, cuja análise ocorreu em livros e artigos científicos publicados em revistas com Qualis, impressos ou disponíveis em meio eletrônico. Por fim, conclui-se que o contador é uma ferramenta de suma importância para realização de tomadas de decisões da empresa e também no planejamento empresarial, que visa verificar as necessidades da empresa e procurar metas para soluciona-las, sempre munido de informações relevantes para analises concretas que geram possibilidades de tomadas de decisões para melhor desempenho da empresa.
Palavras-chaves: Contabilidade. Contador. Ferramenta Gerencial. Empresas.
ABSTRACT: Managerial accounting aims to help companies when making decisions. It is up to the accountant to demonstrate what is relevant and irrelevant to provide the information that will really make a difference in decision making. This scientific work aims to present the importance of management accounting for companies. The methodology used is descriptive bibliographical research, through literature review, whose analysis took place in books and scientific articles published in magazines with Qualis, printed or available electronically. Finally, it is concluded that the accountant is a very important tool for carrying out the company's decision-making and also in business planning, which aims to verify the company's needs and seek goals to solve them, always equipped with relevant information to concrete analyzes that generate decision-making possibilities for better company performance.
Keywords: Accounting. Counter. Management Tool. Companies.
1 INTRODUÇÃO
Durante muito tempo, a contabilidade foi vista apenas como um sistema de informações tributárias, mas hoje em dia, com um mercado altamente competitivo, ela é vista também como um instrumento gerencial que auxilia os empresários na durante a tomada de decisões, no processo de gestão, planejamento, execução e controle dentro das empresas (MARION, 2008, p. 23).
A Contabilidade Gerencial tem como objetivo principal evidenciar estrategicamente informações para as tomadas de decisões dentro de uma empresa, junto com o processo de avaliar, analisar, organizar, entre outros (GULARTE, 2022). É mais voltada para gestores e administradores, disponibiliza informações, auxilia no controle de custo da devida produção, gera informações necessárias para as tomadas de decisões, sendo assim, uma ferramenta indispensável para a empresa. Nesta modalidade, o trabalho do contador é voltado para produzir documentos e informações que não apresentam serventia senão dentro da empresa.
A contabilidade gerencial é o processo de identificação, mensuração, acumulação, análise, preparação, interpretação e comunicação de informações financeiras utilizadas pela administração para planejamento, avaliação e controle dentro de uma organização e para assegurar o uso apropriado de seus recursos (MARQUES, 2011).
A contabilidade gerencial pode ser definida como uma área onde contadores devem trabalhar de forma colaborativa com os gerentes da empresa, sendo assim eles utilizam dados que são usados para produzir relatórios que então ajudam os gerentes a tomarem decisões juntamente com outros cargos chefes da empresa (ANDRADE, 2022, não paginado).
Assim, diferentemente do modelo mais tradicional, que produz documentos que serão entregues aos órgãos públicos, o contador gerencial cria relatórios que serão utilizados internamente.
2 OBJETIVOS
2.1 Objetivo Geral
O objetivo geral deste trabalho é apresentar a importância da aplicação da contabilidade gerencial dentro das empresas.
2.2 Objetivos Específicos
Apresentar a contabilidade como ferramenta de gestão;
Destacar o papel do profissional de contabilidade na gestão empresarial;
Caracterizar a importância do uso das informações contábeis nos processos decisórios.
3 CONCEITO DE CONTABILIDADE
De acordo com Ribeiro (2012, p. 10): “A Contabilidade é uma ciência que possibilita, por meio de suas técnicas, controle permanente do Patrimônio das empresas”.
Para Iudícibus (1980) apud Nakagawa (1993, p. 74), contabilidade é:
Objetivamente, um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários com demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, com relação a entidade de objeto de contabilização. O objetivo principal da contabilidade, portanto, é permitir a cada grupo principal de usuário a avaliação da situação econômica e financeira da entidade, num sentido estático bem como fazer inferências sobre suas tendências futuras. Em ambas as avaliações, todavia as demonstrações contábeis constituirão elementos necessários, mas não suficientes.
A contabilidade pode ser resumida como a escrituração dos atos e fatos ocorridos nas entidades e a informação gerada referente a atual situação econômico-financeira das entidades para auxiliar os gestores nas tomadas de decisões, bem como mensurar o real valor dos patrimônios das entidades (CONSTANTE, 2010).
O desenvolvimento econômico, o crescimento do mercado de capitais e a ascensão cultural deram origem à Escola Contábil Norte-americana em 1920. Diante disso, o profissional contábil passou a ser cada vez mais importante para a sociedade, fornecendo informações confiáveis aos usuários internos e externos, assumindo a posição de contador gerencial (FONSECA et al, 2014).
Para Ribeiro (2013, p.08):
Mediante o conhecimento e a aplicação de técnicas contábeis, você poderá ter um controle permanente e eficiente da gestão do Patrimônio da sua empresa, obtendo informações econômicas, financeiras ou de outra natureza, no momento em que precisar.
Para Marion (2009) a Contabilidade é uma das áreas que mais proporcionam oportunidades para o profissional, podendo atuar em diversas áreas como: financeira, perito contábil, analista contábil, professor na área contábil, controladoria, assessor, auditor, sócio ou empresário de escritório de contabilidade, entre outras.
3.1 Conceito de Contador
Ensina Lopes de Sá (2004) que a profissão contábil consiste em um trabalho exercido habitualmente nas células sociais, com o objetivo de prestar informações e orientações baseadas na explicação dos fenômenos patrimoniais, ensejando o cumprimento de deveres sociais, legais, econômicos, tão como a tomada de decisões administrativas, além de servir de instrumentação histórica da vida da riqueza.
A legislação prevê uma série de obrigações para o funcionamento de uma empresa, e o contador é o profissional que possui um profundo conhecimento dessas regras, cuidando das mais diversas etapas envolvidas na administração corporativa (RICARDO JUNIOR, 2019).
O contador se responsabiliza pelos registros das movimentações financeiras e pela análise da viabilidade econômica de projetos, além do cálculo dos impostos a serem pagos.
O contador não deve perder da mente que a contabilidade não é para ele, é para o usuário. A contabilidade é a linguagem dos negócios e essa linguagem conta a história de cada empresa. Aperfeiçoar essa linguagem buscando aumentar seu poder de predição e de utilidade para o usuário é talvez a principal missão do contador. (Santos, 2008, p. 10)
O contador deve estar sempre em processo de aprendizagem procurando se atualizar e se especializar, para que assim, execute um trabalho de precisão que gere informações aos seus usuários, contribuindo para o crescimento das organizações e da sociedade (FONSECA et al, 2014).
O profissional de contabilidade deve ser ágio e estar sempre antenado buscando sempre novas atualizações e informações que sejam confiáveis, investindo sempre em seu conhecimento e o de sua equipe, ler constantemente para estar sempre antenado.
São inúmeras as atividades e atribuições de um contador. A função de um contador não se restringe apenas na gestão de empresas. Ele também pode atuar no mercado de seguros, controladoria, perícia e auditoria. E, ainda, os profissionais da área podem trabalhar de forma autônoma ou como funcionários de escritórios de contabilidade, empresas públicas e privadas, organizações não governamentais e até no setor militar.
3.2 O papel do Contador
A profissão do contador surgiu através da necessidade que as entidades tinham de atender ao fisco.
A função do contador é executar tarefas das áreas econômicas, tributárias e patrimoniais de pessoa física ou jurídica, isto significa que ele é o responsável pela saúde financeira de uma organização, seja ela pública, privada ou sem fins lucrativos (PERES, 2022).
Para se tornar contador, é necessária a conclusão da graduação em Ciências Contábeis e a aprovação de os futuros profissionais são submetidos ao Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).
Antigamente, o contador tinha uma função bem burocrática para as empresas, se responsabilizando pela prestação de contas e mantendo tudo em conformidade com as leis para evitar problemas com a fiscalização (RICARDO JUNIOR, 2019).
Atualmente, o contador consegue assumir uma posição mais estratégica, pois gera as informações sobre recursos financeiros e patrimoniais do negócio são de extrema importância para a tomada de decisões (RICARDO JUNIOR, 2019).
4 A ORIGEM E A EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE GERENCIAL
A contabilidade gerencial é um procedimento que visa mensurar e analisar as informações financeiras e contábeis utilizadas pela gestão da empresa nos trabalhos de planejamento e controle do negócio, através da geração de informações que auxiliam no controle, no planejamento e tomada de decisões pelos administradores, e consequentemente, vantagem competitiva, assegurando, assim, o uso apropriado dos seus recursos (BRANDÃO; SILVA, 2014).
Seu principal objetivo é gerar informações úteis para tomada de decisões, ajudando na gestão de empresas, organizações e no patrimônio. Registrando os atos e fatos de uma entidade para geração de controle e planejamento (BRANDÃO; SILVA, 2014).
Na gestão de empresas, a contabilidade gerencial desponta como uma forma de driblar a crise, pois apresenta as melhores alternativas em relação aos custos de sua produção, assim como outras possibilidades de otimizar operações, atividades e até departamentos inteiros — o que poderá ser decisivo para manter a competitividade.
A Contabilidade Gerencial pode ser caracterizada, superficialmente, como um enfoque especial conferido a várias técnicas e procedimentos contábeis já conhecidos e tratados na contabilidade financeira, na contabilidade de custos, na análise financeira e de balanços, etc., colocados numa perspectiva diferente, num grau de detalhe mais analítico, numa forma de apresentação e classificação diferenciada, de maneira a auxiliar os gerentes das entidades em seu processo decisório. A Contabilidade Gerencial, em um sentido mais profundo, está voltada única e exclusivamente para a administração da empresa, procurando suprir informações que se “encaixem” de maneira válida e efetiva no modelo decisório do administrador. (IUDÍCIBUS, 1998, p. 21).
No entanto, para Johnson e Kaplan (1991) apud Brondani (2007), um eficaz sistema de contabilidade gerencial não garante sozinho o sucesso organizacional frente ao atual mercado, mas o contrário, pode comprometer os processos gerenciais do gestor. Nesse contexto, (Lacerda, 2006, s.p) afirma que esse segmento enfrenta dificuldades, pois ainda não se desapegaram ao dogma “a contabilidade gera informações para atender o fisco e rotinas trabalhistas”, e assim, não utilizam as informações para balizar suas decisões.
Para Mesquita (2002), os gestores dessas empresas precisam estar preparados para lidar com a administração do negócio, entender todo o processo ao qual estão inseridos, desde o enquadramento da empresa à concorrência e ao mercado.
Entendemos por Contabilidade Gerencial como conceito básico, formador do método que orientará o conjunto de conhecimentos contábeis organizado para observar o objeto da ciência sob o aspecto administrativo, notadamente o de tomada de decisões. (LOPES DE SÁ, 1971, p. 29).
Tomar decisão dentro de qualquer empresa requer responsabilidade e conhecimento, e para isso é necessário ter uma base de dados atualizada, planejamento e ferramentas que possibilitem o controle (CREPALDI, 2008).
A contabilidade gerencial é uma área em que os contadores atuam de maneira mais colaborativa na gestão empresarial, os dados financeiros são utilizados para produzir relatórios que auxiliam no processo de tomada de decisão (TORRES, 2022).
Dessa forma, o contador gerencial fornece informações mais completas ao empresário sobre a situação financeira, as perspectivas e as oportunidades para a empresa.
Conforme Iudícibus (1998, p. 23), um contador gerencial dever ser:
Elemento com formação bastante ampla, inclusive com conhecimento, pelo menos dos objetivos ou resultados que podem ser alcançados com métodos quantitativos. Deve estar cônscio de certos conceitos de microeconomia e, acima de tudo, deve observar como os administradores reagem à forma e o conteúdo dos relatórios contábeis. Cada administrador tem características próprias, mas uma grande maioria não apreciaria, por exemplo, um exemplar de um balancete do razão com trinta paginas, para a tomada de decisões. Também não visualiza bem um demonstrativo operacional apresentado na forma de debito-credito.
Assim, o trabalho do contador gerencial é voltado para produzir documentos e informações que não apresentam serventia senão dentro da empresa, diferentemente do modelo mais tradicional, que produz documentos que serão entregues aos órgãos públicos, o contador gerencial cria relatórios que serão utilizados internamente (TORRES, 2022).
Importante esclarecer que a contabilidade gerencial não é um processo feito à parte do restante. A contabilidade tradicional que engloba impostos, declarações, guias, entre outros, pode ser feita pelo mesmo contador. O modelo gerencial apenas acrescenta serviços ao que já era feito, mas sem descuidar do básico (TORRES, 2022).
5 IMPORTÂNCIA DO CONTADOR COMO FERRAMENTA GERENCIAL DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES
A contabilidade gerencial tem como função garantir que estas informações sejam compiladas e analisadas para o controle, tomada de decisão e alternativas em relação aos orçamentos, produção, vendas, etc. É a base de uma administração segura, já que fornece informações necessárias para a administração e para o desenvolvimento das empresas.
O contador gerencial fornece informações mais completas ao empreendedor sobre a situação financeira, as perspectivas e as oportunidades para a empresa.
Como uma ferramenta de caráter administrativo, a contabilidade gerencial traz muitas vantagens à empresa, principalmente se for realizada da maneira certa. Ela cria e planeja estratégias pertinentes ao crescimento do negócio com base nas informações coletadas (TOSHI, 2022).
A contabilidade gerencial detém função principal de fornecer informações acerca da vida operacional de uma organização como um todo. Essas informações podem ser relacionadas a qualquer área ou rotina empresarial, tais como custos, finanças, lucratividade, tributação, gestão pessoal dentre outras inúmeras áreas ligadas à gestão empresarial.
O papel do contador é imprescindível na organização, pois sua função é fornecer informações aos usuários internos e externos da empresa, apoiar estratégias, traçar planos e alcançar metas que contribuam para o crescimento e desenvolvimento da entidade, assegurando sua sobrevivência e competitividade no mercado (FONSECA et al, 2014, p.12).
De acordo com o autor Charles T. Horngren (2004, p. 4), “independente de quem está tomando a decisão, o entendimento da informação contábil propicia a tomada de decisão melhor e mais fundamentada”.
A contabilidade gerencial é uma área em que os contadores atuam de maneira mais colaborativa na gestão empresarial, utilizando dados financeiros para produzir relatórios que auxiliam no processo de tomada de decisão.
6 METODOLOGIA
O presente artigo é uma pesquisa científica e foi realizado através de revisão bibliográfica, por meio de livros, artigos, doutrinas, reportagens sobre o tema escolhido.
A pesquisa científica é a aplicação prática de um conjunto de procedimentos objetivos, utilizados por um pesquisador, para o desenvolvimento de um experimento, a fim de produzir um novo conhecimento, além de integrá-lo àqueles pré-existentes (FONTENELLES; SIMÕES; FARIAS, 2009).
A pesquisa é realizada em etapas ordenadamente dispostas, de maneira lógica e racional, as quais o pesquisador deverá conhecê-las para aplicá-las convenientemente. As etapas incluem desde a escolha do tema a ser pesquisado, o planejamento da investigação, o desenvolvimento do método escolhido, a coleta e a tabulação dos dados, a análise dos resultados, a elaboração das conclusões, até a divulgação de seus resultados. (FONTENELLES, SIMÕES, FARIAS, 2009, p.02).
A pesquisa descritiva é aquela que descreve uma realidade de forma imparcial, sem interferências de quem está realizando a pesquisa. A finalidade da pesquisa descritiva é analisar os dados coletados sem que haja a interferência do pesquisador (TUMELERO, 2018).
O método utilizado foi de revisão bibliográfica. A revisão de literatura ou revisão bibliográfica tem então dois propósitos (ALVES-MAZZOTTI, 2002) a construção de uma contextualização para o problema e a análise das possibilidades presentes na literatura consultada para a concepção do referencial teórico da pesquisa.
As pesquisas de revisão bibliográfica são aquelas que se valem de publicações científicas em periódicos, livros, anais de congressos, entre outros, não se dedicando à coleta de dados in natura, porém não configurando em uma simples transcrição de ideias. (BRASILEIRO, 2013).
Dessa forma, através da pesquisa descritiva bibliográfica, foi feita a análise e a revisão da literatura em livros, artigos, doutrinas, impressos ou disponíveis em meio eletrônico.
O artigo foi redigido de forma a apresentar e detalhar o conceito de Contabilidade, na sequência destacou-se a definição de contador, seus fundamentos e características, bem como, qual a importância do seu papel dentro das organizações. Em continuidade ao assunto, realizou-se uma abordagem sobre a origem e a evolução da contabilidade gerencial.
7 RESULTADOS E DISCUSSÕES
A Contabilidade é uma ferramenta imprescindível para o sucesso de uma empresa. Apesar disso, o empresário não pode repassar a sua responsabilidade ao contador e se omitir. Em havendo omissão, quem primeiro sente os reflexos dessa postura é a própria empresa, pois o empreendedor que vira as costas para a gestão não conhece seus custos, não sabe cortar despesas e atrasa o crescimento (SANTOS, 2016).
A responsabilidade civil, tributária e penal do contador é solidária ao empresário. Isto é, o empreendedor é quem responde por possíveis irregularidades (SANTOS, 2016).
Por essa razão, apesar da contabilidade gerencial ser de extrema importância dentro das organizações, o empresário pode e deve estar presente e ter conhecimento de todas as decisões do contador, bem como, deve em conjunto com o contador decidir qual caminho será seguido e quais as escolhas serão tomadas dentro do que for melhor para a empresa, fazendo uma análise de cada caso em concreto.
O empresário deve fornecer ao contador as informações que ele precisa para uma análise que reflita a realidade da empresa tais como, balanço patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício, Demonstração do Resultado Abrangente, Demonstração de Fluxo de Caixa, controle de estoque, livro razão, Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido, Demonstração do Valor Adicionado, mas também deve participar e auxiliar com o quanto necessário, em busca da melhor opção para crescimento e desenvolvimento da empresa.
O Balanço Patrimonial é um relatório que demonstra de maneira clara e precisa a situação financeira de uma empresa. Para isso, são considerados todos os ativos e passivos de um negócio, ou seja, seus bens, dívidas e lucros (TORRES, 2022).
A análise das demonstrações orçamentárias será feita através do demonstrativo contábil em que se confrontam, num dado momento, as receitas e despesas previstas na lei orçamentária com as realizadas. As informações geradas por essa análise, em grande medida por meio de indicadores financeiros, são importantes instrumentos para apresentar aos gestores os resultados governamentais auferidos num determinado período (COSTA, 2018).
Assim, a relação entre contadores e empresários deve ser sempre baseada na ética e na honestidade. Ao contador cabe exercer sua atividade profissional de acordo com a legislação e normas contábeis, assim como cabe ao empresário fornecer documentos e informações fidedignas.
8 CONSIDERAÇÕES FINAIS
Conforme estudo apresentado, a contabilidade gerencial é uma ferramenta empresarial importante para todo o processo decisório, sendo capaz de auxiliar e fornecer aos usuários informações econômicas e patrimoniais que ajudam na tomada de decisões, proporcionar informações de cunho econômico, almejando suprir as necessidades dos gestores.
A Contabilidade gerencial é um procedimento que visa mensurar e analisar as informações financeiras e contábeis utilizadas pela gestão da empresa nos trabalhos de planejamento e controle do negócio, assegurando, assim, o melhor uso dos recursos (SOUSA, 2019).
Demonstrou-se neste artigo, a importância da Contabilidade Gerencial como principal ferramenta para tomada de decisões, vez que o contador pode auxiliar ao empresário durante a gestão e na organização para atingir seus devidos objetivos dentro de seus negócios.
Ademais, importante ressaltar que a Contabilidade Gerencial não está dirigida somente para os ramos financeiro, patrimonial e econômico, mas também resume a auxiliar seus clientes no processo decisório.
Dessa forma, os empresários devem sempre buscar por um adequado assessoramento jurídico e contábil para maximização dos lucros e desenvolvimento de suas atividades. Devem ainda, participar em conjunto do contador para análise das decisões dentro da empresa, para que escolham o melhor caminho a seguir, visando sempre o crescimento de seu negócio.
A pesquisa realizada não teve o intuito de esgotar o tema em estudo, mas sim de estimular o conhecimento na área e, com isso, analisar a importância da contabilidade gerencial no processo de tomada de decisão dentro das organizações. Como sugestão de trabalho futuro, seria interessante uma pesquisa somente sobre o contador gerencial e o detalhamento de suas funções e tarefas.
REFERÊNCIAS
ALVES-MAZZOTTI, A. J. A “revisão bibliográfica” em teses e dissertações: meus tipos inesquecíveis – o retorno. In: BIANCHETTI, L.; MACHADO, A. M. N. (Org.). A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação de teses e dissertações. São Paulo: Cortez, 2002.
ANDRADE, Tamiris Cristina de. 4 Principais funçõe1s da contabilidade. 2022. Disponível em: <https://www.webcitizen.com.br/2022/03/principais-funcoes-da-contabilidade-gerencial.html>. Acesso em: 01 Junho. 2022.
BRANDÃO, Tiago de Moura; SILVA, Wallyson de Oliveira. A importância da contabilidade gerencial como ferramenta no processo de tomada de decisão. 2014. Disponível em: <https://monografias.brasilescola.uol.com.br/administracao-financas/a-importancia-contabilidade-gerencial-como-ferramenta-no-processo-tomada-decisao.htm>. Acesso em: 01 Junho. 2022.
BRASILEIRO, A. M. M. Manual de produção de textos acadêmicos e científicos. São Paulo: Atlas. 2013.
BEZERRA FILHO, Joaquim de Alencar. Mensagem ao Futuro Profissional da contabilidade. 8ª edição, 2015.
BRONDANI, Gilberto; MADRUGA, Sérgio Rossi; UHLMANN, Vivian Osmari; RAMBO, Deise Antunes. A contabilidade gerencial como elemento propulsor na melhora do processo decisório em MPEs. Revista Sociais e Humana, Santa Maria, v.20, n. 2 jul/dez 2007, p. 109-119.
CONSTANTE, Fabrício. A contabilidade como ferramenta gerencial aplicada em uma empresa do ramo industrial-comercial. 2010. Disponível em: <https://usj.edu.br/wp-content/uploads/2015/07/Contabilidade-como-ferramenta-gerencial.pdf>. Acesso em: 09 março. 2022.
COSTA, Claudivan da Silva. Análise das demonstrações contábeis no setor público – Avaliação de indicadores financeiros e de solvência. 2018. Disponível em: <https://repositorio.animaeducacao.com.br/bitstream/anima/4042/1/vers%c3%83o%20final%20-%20tcc%20-%20unisul%20-%20ap%c3%93s%20defesa.pdf>. Acesso em: 18 agosto. 2022.
CREPALDI, Silvio Aparecido. Contabilidade Gerencial. 4.ed.-São Paulo: Atlas, 2008.
DEL-MASSO, Maria C. Soares; COTTA, Maria A. de Castro; SANTOS, Marisa Ap. Pereira. Ética em pesquisa científica: conceito e finalidades. 2002. Disponível em: <https://acervodigital.unesp.br/bitstream/unesp/155306/1/unesp-nead_reei1_ei_d04_texto2.pdf>. Acesso em: 09 março. 2022.
FONSECA, Reinado Ap; TAROCO, Jonas S; NAZARETH, Luiz Gustavo C; FERREIRA, Roberto do N. A Importância do Contador nas Organizações. 2014. Disponível em: <https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos14/32720337.pdf>. Acesso em: 01 Junho 2022.
FONTELLES, Mauro José; SIMÕES, Marilda Garcia; FARIAS, Samantha Hasegawa; FONTELLES, Renata Garcia Simões. Metodologia da Pesquisa Científica: diretrizes para a elaboração de um protocolo de pesquisa. Disponível em: <https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/150/o/Anexo_C8_NONAME.pdf>. Acesso em: 18 agosto. 2022.
GULARTE, Charles. Qual o objetivo da contabilidade? Entenda tudo sobre a contabilidade e importância para as empresas. 2022.Disponível em: <https://www.contabilizei.com.br/contabilidade-online/objetivo-da-contabilidade/>. Acesso em: 13 agosto 2022
IUDÍCIBUS, Sérgio de. Contabilidade gerencial. São Paulo: Atlas, 1998.
JUNIOR, Ricardo. Qual a função do contador?. 2019. Disponível em: <https://www.jornalcontabil.com.br/qual-a-funcao-do-contador-conheca-tudo-sobre-a-profissao/>. Acesso em: 12 setembro 2022.
LOPES DE SÁ, Antônio. Contabilidade Gerencial. São Paulo: Atlas, 1971.
LOPES DE SÁ, Antônio. Ética profissional. 5.ª Ed. São Paulo. Atlas. 2004.
MARION, José Carlos. Contabilidade empresarial. 14.° ed. São Paulo: Atlas, 2008.
MARQUES, Wagner Luis. Contabilidade Gerencial: A necessidade das empresas. 03.ed. Paraná, 2011.
MESQUITA, Gisely Jorge; Planejamento e controle de resultados na pequena empresa: Um estudo descritivo em pequenas empresas de confecções de artigos de vestuário da cidade de Goiânia-GO. 2002. 121 f. Dissertação de Mestrado-Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2002.
NAKAGAWA, Masayuki. Introdução à Controladoria: conceitos, sistemas, implementação. 1. Ed São Paulo: Atlas, 1993.
PERES, Mariane. O que faz um contador? Entenda como está o mercado e o salário para esse profissional. 2022. Disponível em: <https://hs.toledoprudente.edu.br/blog/o-que-faz-um-contador-entenda-como-esta-o-mercado-e-o-salario-para-esse-profissional>. Acesso em: 17 agosto. 2022.
RIBEIRO, Osni Moura. Contabilidade básica fácil. 28. ed. – São Paulo: Saraiva, 2012.
RIBEIRO, Osni Moura. Contabilidade comercial fácil. 18. Ed. São Paulo: Saraiva 2013.
SANTOS, Marcelo dos. Até onde vai a responsabilidade do contador (e onde começa a sua). 2016. Disponível em: <https://blog.contaazul.com/responsabilidade-do-contador-empresa>. Acesso em: 09 agosto. 2022.
SOUSA, Germano Rolim de. Contabilidade gerencial: ferramenta de decisão empresarial. 2019. Disponível em: < https://www.nucleodoconhecimento.com.br/contabilidade/decisao-empresarial>. Acesso em: 09 agosto. 2022.
TORRES, Vitor. O que é a contabilidade gerencial e por que é importante?. 2022. Disponível em: <https://www.contabilizei.com.br/contabilidade-online/o-que-e-a-contabilidade-gerencial-e-por-que-e-importante/>. Acesso em: 09 agosto. 2022.
TOSHI, Roger. Contabilidade gerencial: saiba qual a importância para as empresas. 2022. Disponível em: <https://sgsistemas.com.br/contabilidade-gerencial-saiba-qual-a-importancia-para-as-empresas/>. Acesso em: 09 março. 2022.
TUMELERO, Taina. Pesquisa descritiva: conceito, características e aplicação. 2018. Disponível em: <https://blog.mettzer.com/pesquisa-descritiva/>. Acesso em: 09 março. 2022.
[1] Graduandos em Ciências Contábeis (FEF – Fernandópolis, SP).
[2] Contadora, Especialista em Gestão Empresarial e Consultoria, Mestre em Ciências Ambientais, Docente na FEF e Faculdade Futura de Votuporanga, graduanda em Direito na FEF.
[3] Mestre em Engenharia de Produção – UNIARA, Graduando em Direito – FEF, Professor Universitário FEF.
Graduando em Ciências Contábeis na FEF - Fundação Educacional de Fernandópolis.
Conforme a NBR 6023:2000 da Associacao Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), este texto cientifico publicado em periódico eletrônico deve ser citado da seguinte forma: SANTOS, Mauro Junio Ferreira dos. A contabilidade como ferramenta gerencial Conteudo Juridico, Brasilia-DF: 08 dez 2022, 04:42. Disponivel em: https://conteudojuridico.com.br/consulta/ArtigOs/60471/a-contabilidade-como-ferramenta-gerencial. Acesso em: 23 dez 2024.
Por: LEONARDO RODRIGUES ARRUDA COELHO
Por: Luis Carlos Donizeti Esprita Junior
Por: LEONARDO RODRIGUES ARRUDA COELHO
Por: Roberto Carlyle Gonçalves Lopes
Precisa estar logado para fazer comentários.