Luciana Virgília Amorim de Souza
Isabel Maria Amorim de Souza
O presente artigo propõe apresentar quais são mídias da educação e sua utilidade na vida das pessoas, principalmente nas escolas. Será que a tecnologia é importante para a educação e quais os benefícios ou malefícios aos alunos que utilizam constantemente no seu conhecimento no seu cotidiano? Como é o respaldo teórico para adquirir conhecimento e aprendizagem?
Em linhas gerais, a história e a origem da tecnologia dentro do âmbito da informação e comunicação de modo a mostrar a evolução dos antigos modos de comunicação em consonância da necessidade do ser humano de se comunicar sejam por sinais codificados e traduzidos por instrumentos desde manuais como exemplo caneta, lápis até os mais complexos como tecnologia abstrata como exemplo computadores, e-mails, arquivos e aplicativos de armazenamento, escrita e leitura entre outros.
A comunicação é algo intrínseco a cultura do ser humano onde o conjunto de sinais codificados ao qual o homem os interpreta de acordo com sua própria cultura e tendo como a tecnologia da informação o vetor principal para a ligação dos homens entre si, de modo que suas intenções sejam explicitadas no âmbito das relações de interesses coletivos, individuais ou mútuos. Vale lembrar que a informação e a comunicação são eixos completamente diferentes em que o primeiro será o resultado anterior ao segundo e o segundo a consequência do posterior em relação a ambos.
Assim, a tecnologia será o modus operandi dessa relação, pois a instrumentação da informação bem como a comunicação será a codificação de uma situação posta e a socialização da tecnologia, permitindo que mais pessoas estejam em contato social entre si, ainda que os mesmos não estejam fisicamente próximos.
Sendo assim, os meios de comunicação são usados de várias maneiras em que a agilidade na transmissão dos dados, a rapidez da difusão desses dados e a recepção por parte de seus destinos comprovam a importância de se acompanhar cada vez mais a tecnologia, já que diante de um mundo cada vez mais globalizado e focado nas questões individualistas em que cada vez mais o homem se encontram refém de sua casa e dela, conseguem ter acesso a todos os meios de comunicação, cabe o entendimento por meio da linguagem, elemento tradutor desses códigos.
Através da linguagem também podemos ter uma equação capaz de armazenar fatos históricos por mídias visuais (fotos, livros e documentos) e converter as mídias visuais materiais em artificiais e imateriais (scannerizar fotos, livros de modo que os mesmos não sofrerão com as interpéries das mídias visuais materiais) de forma que sua preservação não depende de tratamentos como restauração de documentos perdidos por infiltração, degradação por ação de insetos (traças e cupins) ou de má conservação causada pelo homem.
A forma com que esse processo se dá, impetra na ação de os indivíduos se expressarem adotando formas variadas de comunicação, gerando informação e dados por instrumentos aperfeiçoados pela ação do tempo e evolução desse instrumental: os antigos gramofones, já deram lugar aos DVDs de Blue Ray e muito brevemente essa tecnologia também será ultrapassada por outras por assim advirem da ação transformadora do homem.
Desde a década de vinte, em que tudo começou, passou-se a pensar em armazenamento de informação por materiais físicos, os prédios ocupados por computadores mainframes dão lugar aos celulares inteligentes e sua individualidade não se restringe a apenas no tamanho em que o mesmo se utilizar.
REFERÊNCIAS
http://portal.mec.gov.br/index.php?Itemid=681&id=12333&option=com_content&view=article Acesso em 10/06/2012.
http://www.eca.usp.br/prof/moran/midias_educ.htm Acesso em 10/06/2012.
http://meuartigo.brasilescola.com/educacao/as-midias-no-contexto-escolar.htm Acesso em 10/06/2012.
Precisa estar logado para fazer comentários.