Luciana Virgília Amorim de Souza
Isabel Maria Amorim de Souza
A história da educação no Brasil tem passado por diversas alterações nos currículos pra melhor se adaptar das novidades, diversos tipos de conceitos e no mundo do conhecimento e aprendizagem.
Existem muitas escolas na sociedade brasileira, mas cada vez mias percebe-se que tem se investido em educação no país, mais do que nunca, pois a cada dia criam-se novas leis e normas para integrar e adequar a inserção da criança com dificuldade de aprendizado ou que apresentam alguma deficiência seja física, mental, múltipla. Para isso, tem-se investido aduarmente em mudanças nas estruturas e transformando o meio social de forma a atender e receber esse público.
Nos dias de hoje, cada vez mais as estruturas físicas nos espaços sociais se anulam e se adéquam melhor por exigência dos governantes com leis atuantes na possibilidade de melhorar nas políticas sociais e maior percepção de comunidade em lutar por melhores condições de atendimento e recebimento dos excluídos.
O ensino no Brasil tem-se preocupado em estabelecer inclusive através de cursos de capacitação aos professores de forma a dar respaldo teórico e prático para ataca na ajuda de criança com necessidades.
Pode-se dizer que o professor numa sala de aula é imprescindível na hora de passar o conhecimento do aluno deve-se ser atuante, pois ele mudará a origem o aluno e forma a punição.
A inclusão é feita de várias formas, pois temos a inclusão digital, social dentre outras. Dessa forma, a integração dos excluídos é efetivada numa sociedade mais aberta.
A diversidade cultural de nosso país é normal, pois, existem pessoas que pensam , agem e atuam de forma diferente com diversas apenas e maneiras de agir diferente uma das outras.
Uma sociedade justa e a igualitária, em que a população reivindica os direitos sociais e o direito a vida são destacados e polêmicos nos dias de hoje. Pode-se afirmar que para que haja justiça social é preciso respeito e cumprimento dos direitos de cada cidadão que reivindica por uma sociedade mais digna e que sejam respeitados os direitos de cada um ir e vir no meio social, para isso é preciso, que existam oportunidades para todos, e assim alcançar cumprimento dos direitos sociais e todos criando a possibilidade de existir um órgão competente para que esses direitos sejam efetivados.
A exclusão social foi colocada em lugar da inclusão social, incluindo a comunidade que outrora era excluída, assim as pessoas com deficiência de acordo com as políticas voltadas para esse público específico, passaram a ser atendidas. As políticas públicas e sociais estão cada vez mais em evidência, pois as pessoas hoje em dia, conhecem seus direitos e sabem qual e onde reivindicar exigindo o seu cumprimento.
Há ainda certa discriminação por parte de pessoas e de alguns órgãos públicos que não se adequaram às novas normas para as pessoas excluídas de meio social ou com alguma deficiência.
É preciso, antes de tudo esclarecimento de que poderia ser feito para incluir todos que estão fora, por algum tipo de deficiência. Ainda se encontra uma dificuldade de se adaptar através das políticas sociais o estabelecimento de normas que possibilitam o acesso de todos que são excluindo ao acesso a uma participação maior, nas discussões de inclusão social de todos na comunidade.
A nossa cultura intelectual precisa está interligada com cada atualização no meio social. A formação intelectual de cada pessoa passa a ser visto no sentido de formar e capacitar pessoas com conhecimento suficiente e necessário, investindo em educação e melhoria do sistema com a criação de escolas adequadas ao atendimento de pessoas que apresentam certa dificuldade. Hoje em dia pode-se dizer que existem políticas nessa natureza que ajudam a criação de meios que possibilitam o acesso de criança especial que passam assim, a conviver com crianças normais de forma igualitária não sofrendo preconceito e discriminação por parte da sociedade e dos próprios colegas de escola.
Com amor e respeito à criança passa a ser vista como uma criança que precisa de cuidados especiais e para isso a escola ou espaço social têm que está adequado e preparado para receber essa criança. A educação inclusiva ajuda a diminuir as diferenças transformando o sistema na melhoria da aprendizagem e na busca do conhecimento.
A educação de qualidade é a meta prioritária das autoridades no sentido de incluir os excluídos e garantir a integração escolar e interação social dos participantes.
A integração escolar é mudança nas estruturas físicas, administrativa e curricular para melhorar e absorver a comunidade que necessita de uma política social mais acessível adequada. Só assim, pode-se dizer que conseguiremos viver num mundo mais digno e com o cumprimento de normas e do direito, sem preconceito ou discriminação.
REFERÊNCIAS
http://revistaescola.abril.com.br/inclusao/. Acesso 09/06/2012.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Inclus%C3%A3o_social Acesso 09/06/2012.
http://www.pro-inclusao.org.br/textos.html . Acesso 09/06/2012.
http://www.defnet.org.br/heloiza.htm Acesso 09/06/2012.
Precisa estar logado para fazer comentários.