Isabel Maria Amorim de Souza
Luciana Virgília Amorim de Souza
Resumo: Este artigo propõe mostrar uma visão ampla do mal que a internet faz as pessoas, pelo fato deles usarem, demasiadamente, a internet, e também não terem contato físico e pessoal com outros. Porque usar a internet? Para se afastar dos outros? Essas são dúvidas estudadas por pesquisadores que não compreendem, porque as pessoas procuram muito mais o computador do que a pessoa pessoalmente, real, para se relacionar amorosamente ou não. Assim, cada vez mais, crescem doenças decorrentes desse tipo de relação íntima entre as pessoas que utilizam esses recursos, como forma de se aproximar ou resolver-se intimamente, e construir identidade própria. Assim, aumentam doenças psicológicas que serão mais tarde diagnosticadas como prejudiciais a saúde da humanidade.
Palavras-chaves: Internet, Pessoas, Doenças, Contato Físico.
1 A Internet, Solidão e o Contato Físico
Pode-se dizer que hoje em dia, as pessoas buscam multiformas de se comunicar, sejam por telefone, SMS, e-mails, cartas, telegramas ou a própria internet através de sites de relacionamento, blogs, twiter, facebook, dentre outros. O que se percebe, diante disso tudo, é o distanciamento entre as pessoas, ou seja, o contato físico, o toque, a sensibilidade de ouvir, cheirar e ver, estão cada vez mais longe, pois as pessoas relutam em buscar cada vez menos. O homem se comunica através da linguagem, a linguagem é a expressão de comunicação que expressa sentimento, pensamento e raciocínio. A linguagem pode ser oral, verbal , não-verbal, gestos , libras e até mesmo, virtualmente.
O contato físico como o ato de beijar, tocar, sentir a pele, o cheiro do outro, visualizar as expressões da face, a voz, o gesto, o abraço são peças fundamentais para a interação do homem com o outro homem. Costuma-se dizer, segundo essa teoria, que o cheiro é que atrai as pessoas para fazer novos contatos e amizades e identificar semelhanças e atratividade.
Com a internet, como respaldo acessível de comunicação, entre as pessoas do século XXI, traz consequências enormes como o isolamento e a solidão entre as pessoas. Outras teorias, afirmavam que os idosos procuravam mais a internet para diminuir a depressão, a solidão, mas hoje, se ver que os jovens também usam essa prática para fazer amizades e se afastar do contato íntimo entre as pessoas de quem se gosta e está conversando, isso tudo é feito, através das salas de bate-papo.
É preciso arrumar fórmulas mágicas para que a novas tecnologias de comunicação atuais não criem espécies de homens em que tenha aversão ou abominem o contato físico e a interação social com o outro, presume-se que vai chegar um tempo, que as pessoas sofrerão diversos distúrbios ou problemas pela simples falta do contato físico, o homem, logicamente e necessariamente, precisa do outro para sobreviver e continuar a contar e vivenciar suas lembranças, costumes e histórias.
2 O Problema do Uso da Internet
Há quem diga, segundo opiniões, que a internet é o mal da humanidade, a falta de pessoas interessantes no mercado competitivo é qualitativo, e não quantitativo, as pessoas dizem que além de muitos “saírem do armário” e aumentar a falta de interesses por outras pessoas, enfim, de quem não está querendo nada sério, é também preocupante, principalmente porque existem também os comprometidos, os traidores e os enganadores ligados 24 horas nas redes sociais e salas de bate-papo.
A internet diminuiu a quantidade de relações pessoais e proximidade íntima como o outro. Por trás das câmeras, da web, e do mouse dizemos as frases de efeito e criamos um personagem que se estivéssemos perto das pessoas passaríamos com pessoas simples, sem qualquer interesse, por partido do outro. Nós nos escondemos por atrás de uma tela do computador, escondemos erros, falhas e defeitos de personalidade e físicos, gênios aflorados e agressividade, além do cansaço, das olheiras e do mal humor.
A internet cria, de certo modo, um personagem, pessoas que são inibidas, tímidas, que jamais seriam aceitas no mercado de belezas, ou que se acham excluídas desse mundo em que beleza é fundamental, se sentiram fora de ser atrativas ou aceitas com uma “boa pedida”. Alguns casos, chegam a ser doentio, o fato de ser viciado numa internet, criou, um certo, vício, de liberar intimidades na web cam e ficar horas teclando, sem parar, com uma coisa patológica, querendo achar um caminho, uma luz, uma saída para algum problema íntimo e pessoal, algo que falta, um vazio lá dentro do peito e da mente que usa o computador para desabafar. Usam também para se distrair, usam e manipula as pessoas, sem dó ou explicação. As pessoas procuram numa sala de bate-papo conhecer o príncipe encantado, a princesa, alguém perfeito e sem defeitos, que os ajudem a resolver todos os seus problemas, que além das saídas para suas tristezas, desesperos, solidão e falta de amor, querem ser amadas a qualquer custo, no desespero, na loucura, na carência.
Conclusão
A internet como veículo de informação e comunicação tem beneficiado muitas pessoas, sejam em diversos setores comerciais, financeiros, comunicativos, dentre outros. Mas também, o que se percebe é uma forma alternativa de se arrumar companheiros em épocas de solidão, tem atraído as redes sociais, principalmente o facebook, pessoas para qualquer tipo de relacionamento o lema é: “não ficar só, e se arranjar, é pegação pura”. Com isso, tem trazido benefícios, mas também, problemas como o isolamento físico e o distanciamento entre as pessoas e o contato físico entre os homens e mulheres.
Pode-se aferir que o mundo está em transformação, essas mudanças também afetam comportamentos e relacionamento amoroso entre as pessoas. Com isso, toda e qualquer novidade tecnológica traz benefícios e malefícios à sociedade e tem seus efeitos, causas e consequências boas ou ruins. Pessoas, que lidam com esses problemas, relatam que a internet é “um grande mal”, mas muitos acham que assim, encontram a solução para os seus problemas. Quem está com a razão? Futuramente, saberemos que resultado terá, basta esperamos, para ver os futuros resultados.
Referências
http://riozinho.net/internet-solidao-feminina/ Acesso em : 25/06/2012.
http://amaivos.uol.com.br/amaivos09/noticia/noticia.asp?cod_noticia=6433&cod_canal=37 Acesso em : 25/06/2012.
http://www.luizcuschnir.com.br/materias/temas/almas-gemeas-traicao-perdao.html Acesso em : 25/06/2012.
Graduada em Direito – UFS – SE. Graduada em Serviço Social – UNITINS- TO. Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica Faculdade São Luis de França Aracaju- SE. Libras em Conclusão pela Faculdade São Luis de França em Aracaju – SE.
Graduada em Letras Português- UNIT –SE. Graduada em Serviço Social - Faculdade Dom Pedro- BA. Graduada em Letras Espanhol na UNISEB – Polo Aracaju – SE. Pós–graduada em Metodologia do Ensino de Língua Espanhola; Metodologia do Ensino de Linguagens; Metodologia do Ensino de Língua Inglesa- Instituto pró-saber- Feira de Santana–BA. Metodologia e Didática do Ensino Superior pela Faculdade São Luis de França Aracaju –SE. Pós-graduação em conclusão em Libras pela Faculdade São Luis de França – Aracaju – SE.
Precisa estar logado para fazer comentários.