resumo: Tudo que se vem a criar em um empreendimento tem como objetivo final a satisfação do consumidor e, por óbvio, o lucro. O presente estudo pretende analisar o uso do Marketing Sensorial, também conhecido como Marketing de Experiência, estratégia que visa despertar os cinco sentidos do consumidor e vem aumentando bastante entre os empreendedores. Para tanto, foram realizadas pesquisas bibliográficas, inclusive por meio de materiais obtidos na Internet e, diante das informações colhidas, foi possível demonstrar as vantagens da referida estratégia, concluindo pela sua importância para chamar a atenção e despertar o interesse do público, atraindo clientes, fidelizando-os e interferindo significativamente no aumento das vendas.
Palavras-chave:Marketing Sensorial. Importância. Relações. Consumo.
Introdução:
A concorrência está cada vez maior no mercado de consumo, o que torna relevante que o empreendedor busque alternativas que o destaquem dentre os demais, para atender da melhor forma o consumidor, fazendo-o comprar mais e, por conseguinte, lucrando. Diante disso, o Marketing Sensorial surge como uma estratégia bastante interessante para chamar a atenção do consumidor, e cujo uso vem crescendo. Ele nada mais é que despertar os cinco sentidos do ser humano (audição, visão, paladar, tato e olfato) de forma positiva, gerando nele lembranças, bem estar e até mesmo desejos.
Segundo Tom Coelho, especialista em Marketing,
Marketing Sensorial, também batizado como Marketing de Experiência, é uma estratégia de buscar a fidelização do consumidor através de um processo de diferenciação na prestação de serviço que vai além de ações como cores que cativem a atenção, aromas que proporcionem a tranquilidade, sons que estimulem a permanência num ambiente, sabores que surpreendem o paladar. Trata-se de remeter o cliente a uma percepção de valor única e inequívoca, proporcionando-lhe uma vivência memorável que o estimulará a repetir e difundir a experiência de consumo, independentemente do preço. (O Portal da Administração, 03/08/2007)
Nesse contexto, o presente artigo tem como objetivo principal demonstrar as vantagens do Marketing Sensorial nas relações de consumo, exemplificando e analisando estratégias eficazes utilizadas pelos empreendedores para estimular os sentidos dos clientes, de forma a alcançar seus desejos e expectativas, a fim de que estes criem vínculos com a marca/produto/serviço, gerando uma imagem sólida e positiva das empresas e, consequentemente, aumentando as vendas.
Para tanto foi realizada pesquisa bibliográfica, tanto por meio de obras publicadas na literatura quanto por meio de textos e artigos divulgados na Internet.
Desenvolvimento
Minha vida é monótona. Eu caço as galinhas e os homens me caçam. Todas as galinhas se parecem e todos os homens se parecem também. E por isso eu me aborreço um pouco. Mas se tu me cativas, minha vida será como que cheia de sol. Conhecerei um barulho de passos que será diferente dos outros. Os outros passos me fazem entrar debaixo da terra. O teu, me chamara para fora da toca, como se fosse musica [...] A raposa calou-se e considerou por muito tempo o príncipe: Por favor [...] cativa-me! Disse ela (SAINT-EXUPÉRY, 2002, p.98-99).
O Marketing Sensorial surgiu no Brasil no fim da década de 1990 como uma estratégia de marketing que analisa o comportamento do cliente e suas emoções e visa criar umvínculo emocional entre o produto ou serviço e o consumidor. Ele nada mais é do que proporcionar uma experiência de marca ao consumidor que englobe todos ou alguns dos cinco sentidos humanos (tato, olfato, paladar, visão e audição).
Abordado por Schmitt e Simonson (2002), seu objetivo é seduzir os consumidores, através de mensagens que atingem o seu hemisfério direito (da emoção), em contraposição às mensagens que atingem o hemisfério esquerdo do cérebro (da razão).
Marcelo D’Emidio, chefe do departamento de marketing e pesquisa da graduação da ESPM, citado por Heloiza Camargo, afirma que
as primeiras unidades a adotar o Marketing Sensorial foram lojas conceito, aquelas em que o principal objetivo é transmitir a identidade da marca, sem necessariamente vender o produto em si. Depois os varejistas perceberam que mexer com os sentidos poderia ser bom para os negócios e adotaram alguns princípios dessa estratégia nos pontos de venda convencionais. (Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, 30/04/2010)
O Marketing Sensorial pode ser implantado em diversos negócios, devendo o empreendedor adaptá-lo à realidade de sua empresa, tomando como base para o planejamento de estratégias de vendas o princípio dos desejos básicos do consumidor. Para tanto, é fundamental levar em consideração o público-alvo que se deseja atingir, seus interesses, comportamento e necessidades.Pode ser usado um ou mais sentidos, trabalhados em ações distintas ou relacionadas, de acordo com o negócio, produtos, serviços e mercado.
Há diversas formas de utilizar o Marketing Sensorial. Além da visão e audição, sentidos mais comumente usados para comunicar a personalidade de uma marca, podem ser explorados ainda o olfato, o tato e o paladar. As empresas podem se valer decheirose sabores que surpreendam o olfato e o paladar, aromas que proporcionem tranquilidade e bem estar, produtos amostra para que os clientes possam utilizá-los, e testá-los antes de comprar, tocando e sentindo suas texturas, sons e decoração aconchegante que estimulem a permanecer no ambiente, cores e detalhes diferenciados que chamem a atenção, coquetéis ou um simples café para oferecerem aos clientes, entre outras diversas alternativas, tudo de modo a fazer com que o consumidortenha suas emoções aguçadas, esquecendo certas preocupações e se sentindoà vontade, podendo, assim, gastar mais.
Esta não é uma prática nova, e em diferentes tipos de lojas já está sendo usada há muito tempo, ganhando cada vez mais adeptos e inovações.
A Farm, por exemplo, que em 1999 criou, no Rio de Janeiro, sua primeira loja física e nos anos seguintes espalhou diversas lojas por vários outros estados brasileiros, sugere um novo conceito de loja, com arquitetura verde, ambiente diferenciado e relacionamento direto com a cliente, sendo considerada hoje um estilo de vida, voltada para o público jovem feminino. Percebe-se que além dos produtos diferenciados que ela oferece, existem outros fatoresque influenciam as consumidoras, como a decoração ecológica e diferenciada, o aromamarcante e agradável e o conforto que a loja proporciona às suas consumidoras.
Outro exemplo interessante de empresa que aplica o Marketing Sensorial de forma empírica é a rede de nutsglaceadosNuttyBavarian, que, com um excelente faturamento de R$18 milhões em 2009, vem aumentando os pontos de venda em todo o país e crescendo cada vez mais no mercado. Atualmente são quase 100 quiosques e pontos de revenda espalhados pelo Brasil, presentes nos principais shoppings e aeroportos, bem como em empórios, cinemas, lojas de conveniência e supermercados. O produto é feito na hora e exala um aroma adocicado das nozes, avelãs e amêndoas, que, sem dúvida, motiva os consumidores a comprá-lo.
Além das empresas supramencionadas, diversos outros empreendedores de diferentes setores e que atuam com produtos e serviços variados, estão investindo no Marketing Sensorial.
Importante destacar, assim, dentre outras, algumas vantagens que essa estratégia possui:
· Proporciona ao consumidor experiências únicas e agradáveis, que utilizem seu(s) sentido(s), permitindo que ele se identifique com a marca, o deixandocom boa impressão e estreitando as relaçõesentre este e a empresa;
· Mesmo distante do ponto de vendas, o consumidor se lembra da experiência sensorial que teve e adivulgae indica a outras pessoas, o que torna a empresa mais conhecida no mercado;
· Aguça a curiosidade, atraindo novos clientes;
· Influencia na decisão de compra e amplia a lembrança do consumidor para novas compras, uma vez que contribui para o vínculo emocional ao aguçar os sentidos;
· Fideliza o consumidor;
· Gera o crescimento das vendas, aumentando, consequentemente, o lucro.
Conclusão
O crescimento de uma empresa e o aumento do seu faturamento estão atrelados obviamente, não só à aquisição de novos clientes, como à retenção dos atuais.E, cada vez mais, os produtos estão se equivalendo em termos de atributos objetivos. Não bastasse, com o passar dos anos, o mercado está mais competitivo e a luta das empresas por clientes, que estão cada vez mais exigentes,torna-se ainda mais acirrada. Portanto, é de grande relevância pensar em estratégias inovadoras que propiciem um maior vínculo do consumidor com a marca, desenvolvendo uma melhor percepção do cliente com a empresa.
Diantedisso, mais do que nunca, as empresas estão buscando criar uma relação emocional com os consumidores e uma estratégia para alcançar esse objetivo é explorar os cinco sentidos humanos. Os sentidos humanos são os principais vínculos com a memória e atingem diretamente nossas emoções.
Desde o início da vida, utilizamos alguns de nossos sentidos para identificarmos o que nos traz segurança e conforto. Com o passar do tempo, aprendemos a utilizar os cinco sentidos de maneira mais apurada. É fato que os cinco sentidos humanos despertam uma quantidade infinita de emoções e sensações no subconsciente do consumidor, desencadeando uma liberdade mental nele, ou seja, mexendo diretamente na sua imaginação. Dessa forma, muitas vezes, eles influenciam em nossas decisões.Já está comprovado pelo neuromarketing que o cliente compra o que sente.
Nesse contexto, o Marketing Sensorial tem sido uma prática crescente, voltada exclusivamente ao cliente, que vem conquistando cada vez mais o espaço no ponto de venda, centralizando os esforços na transformação da experiência de consumo em uma atividade envolvente e marcante.
O objetivo final de um empreendimento é a satisfação do consumidor, o que demonstra a força que este possui para o sucesso ou não de um negócio. Assim, conhecê-lo é essencial, sendo de fundamental importância saber medir e interpretar as suas respostas.
Desse modo, o estabelecimento, ao investir nessa estratégia de marketing e obter sucesso, deve atentar aos pequenos detalhes que fazem a diferença. É preciso identificar e traçar os artifícios adequados que poderá utilizar em seus pontos de venda e potencializar seus resultados,agregando valor aos seus produtos e serviços. O cuidado com a música, o cheiro, a iluminação e a decoração faz toda a diferença no comércio. Necessário, ainda, ter cautela com os exageros, como, por exemplo, o excesso de cores, imagens e/ou essências em um mesmo ambiente.
É inegável que o Marketing Sensorialchegou ao mercado como uma ótima opção e tem se tornado primordial para que as empresas se destaquem sobre as outras, funcionando perfeitamente na fidelização e atração de novos clientes, gerando oaumento significativo destes e, por conseguinte, do lucro. Ele gera excelentes resultados para os negócios, eis que não exige um investimento muito alto e dá resultados práticos a curto prazo, além de personalizar a experiência da compra, destacando o estabelecimento junto ao consumidor.
Portanto, podemos visualizá-lo como“um meio para um fim”, ou seja, suas ferramentas representam um meio para que se chegue a um objetivo: o aumento das vendas. Dessa forma, se bem trabalhado, possui diversas vantagens para as relações de consumo, sendouma grande jogada, uma estratégia bastante eficaz aos empreendedores, de baixo custo e com retorno garantido e percebido rapidamente.
Referências:
CAMARGO, Heloiza. Uso correto do marketing sensorial pode ajudar a vendar mais. Disponível em <http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,EMI137208-17180,00-USO+CORRETO+DO+MARKETING+SENSORIAL+PODE+AJUDAR+A
+VENDER+MAIS.html>. Acesso em: 07 jan 2015.
CAMARGO, Pedro Celso Julião de. Neuromarketing: a nova pesquisa de comportamento do consumidor. São Paulo: Atlas, 2013.
CAMPOS, Wagner. Marketing Sensorial: Sinta A Diferença!Disponível em <http://www.artigonal.com/marketing-e-publicidade-artigos/marketing-sensorial-sinta-a-diferenca-748308.html>. Acesso em:25 jan 2015.
COELHO, Tom. Marketing Sensorial. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/marketing-sensorial/1470/>. Acesso em: 18 nov 2014.
SAINT-EXUPÉRY, Antoine De. O Pequeno Príncipe. Rio de Janeiro: Agir, 2002.
SCHMITT, Bernd H; SIMONSON, Alex. Marketing experimental. Tradução de Lúcia Simonini. São Paulo: Nobel, 2002.
TERRA, Thiago. Marketing Sensorial: como atingir todos os sentidos do consumidor na hora da compra. Disponível em:<http://www.mundodomarketing.com.br/reportagens/planejamento-estratégico/2039/marketing-sensorial-como-atingir-todos-os-sentidos-do-consumidor-na-hora-da-compra.html>. Acesso em: 18 nov 2014.
Analista de Direito na Procuradoria-Geral de Justiça do Estado de Minas Gerais. Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Pós-graduada em Direito do Trabalho e Previdenciário pela Universidade Gama Filho e em Direito Penal pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá.
Conforme a NBR 6023:2000 da Associacao Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), este texto cientifico publicado em periódico eletrônico deve ser citado da seguinte forma: FERNANDA DE MOURA GUIMARãES, . Importância do marketing sensorial nas relações de consumo Conteudo Juridico, Brasilia-DF: 19 mar 2015, 04:30. Disponivel em: https://conteudojuridico.com.br/consulta/Artigos/43573/importancia-do-marketing-sensorial-nas-relacoes-de-consumo. Acesso em: 22 nov 2024.
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