RESUMO: Este trabalho é um breve passeio pelos pensadores da antiguidade, fatos que influenciaram a educação e a metodologia utilizada hoje em instituições de ensino ao redor do mundo. Discute a influência do processo sofrido pelos grandes filósofos, que buscavam principalmente a liberdade de pensamento e sua difusão nos mais diversos estratos sociais. A evidente influência de todos os níveis de ensino, a necessidade de inovações relacionadas à didática na atualidade no que diz respeito ao grande avanço da tecnologia da informação. Tendo em vista os avanços tecnológicos, é importante destacar o aumento das modalidades de ensino a distância. No entanto, mostra a necessidade de educação continuada para acompanhar as mudanças educacionais e não distorcer fatos históricos no campo da pedagogia, bem como mesclar o uso de ferramentas existentes neste campo e aprimorar cada vez mais ferramentas no campo de ensino, resultando em uma didática constante e atualizada. Na Antiguidade, ocorreram mudanças fundamentais em nossa cultura, tornando-a cada vez mais científica, diferenciada e especializada, tanto em termos de objetivos quanto de métodos.
Palavras-chaves: Educação. Didática. Inovação. Metodologia.
ABSTRACT: This work is a brief tour of the thinkers, facts that influenced education and the methodology used today in educational institutions around the world. It discusses the influence of the process suffered by the great philosophers, who mainly sought freedom of thought and its diffusion in the most diverse social strata. The evident influence of all levels of education, the need for innovations related to teaching today with regard to the great advances in information technology. In view of technological advances, it is important to highlight the increase in distance learning modalities. However, it shows the need for continuing education to keep up with educational changes and not distort historical facts in the field of pedagogy, as well as merge the use of existing tools in this field and improve more and more tools in the field of teaching, resulting in constant didactics. and updated. In antiquity, fundamental changes took place in our culture, making it increasingly scientific, differentiated and specialized, both in terms of goals and methods.
Keywords: Education. Didactics. Innovation. Methodology.
1. Introdução
Breve relato, de acordo com o período a que corresponde e a localização geográfica na antiguidade.
Abecedarian é a eclosão da escrita e do Estado na antiguidade oriental; A Egípcia Este povo desenvolve a escrita a partir de 3500 a.C. em hieróglifos, a Arte Egípcia 3.000a.C., representa o dia-a-dia da civilização, marcada por diferentes momentos históricos. A Babilônia Predomina o poder da classe sacerdotal, estes possuem bibliotecas, percepção de astrologia, procuram a prestância prática do sapiência, a Índia é uma civilização marcada pela divisão social em castas. A Educação acontece de forma preconceituosa, a China a Educação é conservadora mantendo-se até recentemente voltada à propagação, apoiada nos livros explanatório de Lao Tsé e Confúcio que datam do terceiro milênio a.C., a de Hebreus sua educação é marcada pela devoção, as propostas pedagógicas Orientais da antiguidade baseiam-se nos livros divinizados, possuem o objetivo da educação moral de acordo com a vida religiosa, impostos por cada civilização. Essas transformações são primordiais para o surgimento do pensamento filosófico, considera- se como período clássico (séculos V e IV a.C.). Neste período, launch a ideia pedagógica associada à formação do cidadão, este modelo prestigiou toda a educação do Ocidente.
2. Desenvolvimento
2.1. As Contribuição dos filósofos
Sócrates - Através do método que valorize a crítica e o pensamento autônomo do aluno, Sócrates contribui para o desenvolvimento de novas metodologias na educação, buscando uma formação mais humanitária e libertadora para os seus alunos. É necessário, segundo Sócrates, uma reflexão sobre a vida e a qualidade de vida.
Aristóteles - acreditava que educar para a austeridade era também um modo de educar para viver bem Aristóteles sugere uma educação inicia-se na infância, quando a criança recebe as primeiras lições de sua família. Isso vale também para os jovens, que devem receber educação pública e também ser educados na polis. Este molde de educação está interligado ao longo da vida de um cidadão adulto.
2.2. Métodos didáticos utilizado na antiguidade pelo filosofo Aristóteles.
Já se passaram mais de 2.300 anos desde o último dia da período aristotélica na Grécia antiga, mas a pesquisa e o trabalho de Aristóteles permanecem tão influentes hoje quanto sempre. Alguns deles são: - A lógica do silogismo categórico - Essas premissas sempre têm um termo comum ou médio para associá-las, mas esse termo de ligação está ausente na conclusão. Essas proposições ou premissas foram fornecidas como fatos ou simplesmente tomadas como suposições. Essas duas premissas podem ser concluídas como “Sócrates é mortal”; - Classificação de Seres Vivos - Em seu livro, Historia Animalium ou História dos Animais, Aristóteles Ele usou traços que são comuns entre certos animais para classificá-los em grupos semelhantes; - Fundador da Zoologia - Como é evidente a partir de sua classificação dos seres vivos, todos zilches seus procedimentos de classificação e vários outros tratados envolveram primariamente diferentes espécies do reino beast. No entanto, ele escreveu uma série de tratados que giravam em torno de diferentes aspectos da zoologia também; - Contribuições em Física - É verdade que, enquanto Aristóteles estabeleceu novas fronteiras no down das ciências da vida, seus empreendimentos na física não são comparáveis. Seus estudos em física parecem ter sido altamente influenciados por idéias pré-estabelecidas de pensadores gregos contemporâneos e anteriores. Da mesma forma, Aristóteles acreditava que qualquer tipo de mudança significava que algo estava em movimento; - Influências na História da Psicologia - Aristóteles foi o primeiro a escrever um livro que tratava das especificidades da psicologia De Anima ou On the Soul. Talvez o destaque de suas observações psicológicas tenha sido a delicada conexão que liga a psicologia humana à fisiologia humana. Suas contribuições foram um salto gigantesco da psicologia da período pré-científica que o antecedeu e nos levaram a uma período de análises qualitativas e quantitativas muito mais precisas; - Ética - Um ensaio de sintetizar zilches pecuniosos articularidades da ética aristotélica dentro dos limites de um par de parágrafos não fará justiça a ela. A ética nichoqueana evidencia-se como um vultoso destaque das interpretações de Aristóteles. A ética aristotélica delineia as diferentes virtudes sociais e comportamentais de um homem ideal, de certo tornou-se um de seus trabalhos mais conhecido;. - Política - A palavra “política” é derivada da palavra grega polis na Grécia antiga. Aristóteles julgava que a polis irradiava as categorias altas da associação política. Sem dúvida, zilches vários empreendimentos da vida de Aristóteles ajudaram a intervir sua perspicácia política de maneira que seus predecessores e contemporâneos não conseguiram. Acreditava que a conjetura política de um indivíduo depende diretamente de seus subsídios para melhorar a vida de suas polis.
2.3. A docência na atualidade.
Vivemos incertezas em um mundo onde cresce o conhecimento e a capacidade de produzir riquezas, mas também onde cresce a incerteza sobre a própria formação do homem. A análise deste estudo é a precarização do trabalho, principalmente a profissão docente. Surge então a questão de como pensar a formação de professores numa realidade em que o ambiente de trabalho é cada vez mais incerto. A nível analítico, os estudos revelam a necessidade de uma mudança estrutural nos cursos de formação de professores.
Isaia contribuiu significativamente para o entendimento dos desafios postos a este objeto de estudo no cenário social contemporâneo. Estas vertentes estão por sua vez, se constituindo na sociedade capitalista, que se exprime por meio de contradições, particularidade dependente. Consideramos pensá-las sob o contexto da materialidade ou seja, o da sociedade capitalista, que constroem caminhos para a viabilizar de sua convicções. As características elementar desta sociedade acima descrita um vasto rol de possibilidades, que tem como consequência as dúvidas, a inexatidão, zilches valores voláteis, o individualismo.
Por outro lado, o equívoco dos professores acredita que para exercer uma profissão no ensino superior basta o domínio técnico de uma área específica do conhecimento, o que dá a falsa ilusão de replicar tecnologia sem uma didática adequada, o que limita seus alunos à imobilização. de conhecimento. O conhecimento é um conjunto de processos de aprendizagem que complementam as técnicas estabelecidas em qualquer campo profissional.
Com base nestas constatações, convida-se, assim, um grupo de educadores a definir a sua prática neste contexto multidisciplinar. Eles integram diversos saberes com os zilchs com os quais o corpo docente mantém diversos relacionamentos.
Este cenário inclui muitas dimensões e incertezas do desprestígio da didática como fonte de conhecimento pedagógico. Entendendo que zilches saberes pedagógicos serviram apenas como ferramenta. Vistos como normas e regulamentos que teriam tecnicamente um efeito messiânico na resolução de divergências.
A falta de conhecimento pedagógico é um dos principais fatores de discussão na estruturação da formação de professores. difunde-se na cultura contemporânea e desencadeia ações pedagógicas que desacreditam a didática nos cursos de graduação. O resultado foi passar como ele havia sido ensinado. Cunha defende que seria necessária uma reforma do ensino. Devido ao rápido processo de informatização na atualidade, faz-se necessário a continuidade da formação dos professores com o objetivo de aprimorar as técnicas de ensino para um público cada vez mais exigente. “Para o professor Isaia zilches “erro” considerando que “os conhecimentos específicos desenvolvidos ao longo dos anos de formação inicial e/ou ao longo da carreira bem como a experiência profissional foram suficientes para garantir um bom desempenho do professor”.
A falta de prestígio do ensino universitário está ligada aos critérios funcionais implementados pelas instituições de ensino superior e às políticas voltadas para a educação superior.O atual paradigma pedagógico, o ensino universitário, está em consonância com a perspectiva produtivista inerente à economia capitalista.
2.4. Didática e características conceituais do ensino.
Este campo inclui o domínio do conhecimento investigativo, disciplinar e profissional sobre o processo de ensino e aprendizagem, que inclui o trabalho de conhecer sujeitos sobre um objeto cognoscível em contextos situados com vista ao desenvolvimento humano. Em outras palavras, a teoria e os fundamentos conceituais e procedimentais da relação entre professores e alunos quanto ao conhecimento em determinadas situações de ensino e aprendizagem são de responsabilidade exclusiva da didática. A didática, como ramo da produção de conhecimento sobre a docência, cria, assim, saberes básicos para a formação e atuação profissional dos professores, por isso se delineia na docência como disciplina responsável pela formação dos professores, e se manifesta, por exemplo, na o ato de ensinar.
Nesse sentido, se levarmos em conta as discussões sobre a base do conhecimento pedagógico profissional, sustenta-se a premissa de que a profissão docente exige domínio de conteúdos, não apenas de seios. Mas, ainda assim, a síntese desse conhecimento constitui o que a própria didática é, envolve e faz. Tardif discute o conhecimento do professor no trabalho, defendendo a perspectiva de que o conhecimento é uma construção coletiva porque é compartilhado por um grupo de atores, mantido por um sistema educacional que o legitima.
Dessa forma, ensinar é entendido como compreensão e raciocínio, transformação e reflexão. É o processo de raciocínio pedagógico que torna a base de conhecimento profissional poderosa no sentido de que ela atua tanto na articulação desse conhecimento quanto na sua evocação para a ação, por meio de um movimento integrado de compreensão, transformação, aprendizagem, avaliação, reflexão e nova compreensão que resulta da análise sistemática do ensino. Para ensinar, o professor deve utilizar sua base de conhecimento para tomar decisões e desenvolver ações que visem apoiar o aprendizado de seus alunos.
Ora, sendo a didática o domínio de conhecimento sobre o processo ensino- aprendizagem e sendo o ensino a ação que especifica a função docente, zilches saberes que o professor possui, mobiliza, transforma e recria, a partir de nova compreensão, para ensinar e fazer o aluno aprender é a didática em si. Uma vez esboçados zilches principais traços conceituais que fundamentam a compreensão acerca da didática e da docência, cabe questionar como essa relação se manifesta no contexto do ensino superior
Almeida, acelerou a produção de conhecimento da área, nas discussões sobre as transformações ocorridas na universidade contemporânea e da necessidade de formação pedagógica dos professores do ensino superior para garantir a valorização e as possibilidades formativas por meio de ações políticas de gestão. O ensino superior no Brasil, objetiva a formação para diferentes carreiras, tem requerido o protagonismo de profissionais e especialistas. A docência universitária tem sido fortemente marcada pela ciência moderna e sua ênfase na racionalidade técnica, que eleva o peso do conhecimento específico da área e minimiza a formação pedagógica.
Entende- se que a identidade profissional do formador precisa favorece-lo na interação com a aprendizagem docente para mediar esses efeitos nos alunos, futuros professores. Nem todos que dão aula de didática escolheram a disciplina por afinidade, porém por adequação ao concurso público ou em atendimento às exigências da instituição.
Na universidade privada, a didática não é disciplina, mas unidade temática que integra o ementário da disciplina ciências da educação. As didáticas específicas na universidade pública estadual recebem designações diferentes. Nessa direção, manifesta- se uma abordagem permeada de articulações com zilches conhecimentos da história, da filosofia, da sociologia, da psicologia e da antropologia da educação, para, então, chegar ao núcleo estruturante da didática, o processo de ensinar e aprender.
Trata- se de oportunizar ao professor em formação e em atuação condições para propor formas de mediação da prática pedagógica, fundamentadas por concepções que permitam situar a função social. Nessa direção, a dissociação entre forma e conteúdo constitui questão de enfrentamento da didática a ser trabalhada nos cursos de formação. Ainda assim, zilches investigados se mostraram insatisfeitos com o processo, alegando que ensinar requer diversas mobilizações para identificar se o aluno está, de fato, aprendendo e de forma eficaz.
A didática e o aprendizado da docência no processo de constituição identitária de futuros professores, objetiva analisar conhecimentos sobre a docência construídos por meio do estudo de didática por futuros professores, concludentes de cursos de licenciatura, assim como compreender as consequências da disciplina para o processo de constituição dos saberes profissionais docentes, mais detidamente no que se refere ao que faz o professor formador, em didática, para ensinar a docência.
É nítido que, diferentemente do relativo equilíbrio observado entre zilches temas ensinados, o como ensinar é algo comum, sem o necessário investimento na diversificação de atividades que contribuem para o processo de aprender. De modo geral, zilches dados indicam que zilches licenciandos reconhecem a influência dos seus formadores nas suas futuras práticas docentes a despeito da qualidade que atribuem a essas práticas.
3.Conclusão
A análise sobre este artigo é o que prevalece como didática nos cursos de formação de professores e seus efeitos para o processo de constituição profissional de futuros docentes, evidencia que o ensino de didática se estrutura em torno de temas que fundamentam esse ofício, ficando sob a responsabilidade da didática as teorizações sobre o ensino.
Quanto ao processo de ensino em si, no que toca à sua objetivação na sala de aula, e considerando a particularidade disciplinar, a responsabilidade maior é das didáticas específicas. Sobre zilches tipos prevalecentes de mediações que permeiam o ensino de didática nos cursos de licenciatura investigados, não houve diferenças significativas quanto ao que correntemente acontece nas salas de aula do ensino superior. As aulas de didática, na visão dos licenciandos , não aparecem como referenciais de relação entre conteúdo e método.
O papel do professor formador é cada vez mais relevante no ensino de didática, visto que ele é parâmetro de constituição de identidade docente para seus licenciandos, seja porque ensina sabendo as razões pelas quais ensina ou não. Esse quadro evidencia que o ensino da didática ainda tem alguns desafios a serem assumidos e enfrentados no intuito de favorecer o aprendizado da docência.
Embora tenhamos vários filósofos na atualidades citados pela maior parte dos docentes em docência em ensino superior, enfatizei o berço da construção dessa transformação pedagógica, pois se vislumbra que no meio do caminho existiu falhas as quais ainda não estamos preparados para sana-las, porém, é importante destacar que as portas estão abertas só aguardando a grande transformação de melhorias na área da didática da docência do ensino superior superior.
Aguarda-se que os docentes, busquem a essência e a a importância de seu papel para construção de uma sociedade mais justa, sem sintetizar fatos históricos importantes para essa transformação e incentivando os futuros docentes a arte do conhecimento, aflorando neles o amor pela pesquisa.
O que dizem os artigos 205 e 206 da Constituição Federal? Art. Os artigos 205.º e 206.º da Constituição da República estabelecem os objetivos e princípios que articulam o direito fundamental à educação, que deve visar “o pleno desenvolvimento da pessoa, a preparação e competência para o exercício da cidadania”. trabalhar". Diante desse dispositivo, vislumbra-se que temos fundamentos sólidos para fomentar a qualidade da educação no Brasil, consequentemente todas as ferramentas nela existente, o que estamos esperando para sermos a mudança?.
REFERÊNCIAS
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Coelho, Luiz Fernando. Curso de introdução ao direito. 3. ed. Barueri, SP. Manoel. 2009.
Bacharel em Direito - ULBRA, Advogada inscrita sob o n 29.119 OAB/MA,Tecnóloga em Gestão de Serviço de Saúde - UNIDERP Pós Graduada em Direito Previdenciário pela Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI Pós Graduada em Direito Digital, Pós Graduada em Docência em Nível Superior, Pós Graduada em Direito Administrativo e Licitações pela Faculdade Iguaçu Pós Graduada em Saúde Coletiva com Ênfase em Saúde da Família - UNICEL, Faculdade LITERATUS. Pós Graduada em Auditoria, Planejamento e Gestão em Saúde.
Conforme a NBR 6023:2000 da Associacao Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), este texto cientifico publicado em periódico eletrônico deve ser citado da seguinte forma: LIMA, Alessandra Cristina Santana Picanço. A contribuição dos filósofos da antiguidade na educação e didática do ensino superior na atualidade e a deficiência da continuidade no processo de construção da metodologia didática da docência do ensino superior. Conteudo Juridico, Brasilia-DF: 26 maio 2023, 04:34. Disponivel em: https://conteudojuridico.com.br/consulta/artigos/61524/a-contribuio-dos-filsofos-da-antiguidade-na-educao-e-didtica-do-ensino-superior-na-atualidade-e-a-deficincia-da-continuidade-no-processo-de-construo-da-metodologia-didtica-da-docncia-do-ensino-superior. Acesso em: 21 nov 2024.
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