RESUMO: A educação tem buscado os meios capazes de possibilitar uma maior qualidade e eficiência no aprendizado, considerando os tempos em que a tecnologia da informação vem avançando e possibilita novas formas e meios de sua utilização para o ato educativo. Questiona-se em que medida as tecnologias da informação podem servir à atividade educativa. O objetivo da pesquisa é demonstrar a importância da tecnologia na educação. Tem-se a pesquisa bibliográfica como tipologia adequada para o desenvolvimento do trabalho. Verificou-se que as ferramentas tecnológicas podem ser decisivas em possibilitar um melhor aprendizado e maior acesso ao conhecimento.
Palavras-chave: Educação. Tecnologia. Aprendizado. Conhecimento.
ABSTRACT: Education has sought the means capable of enabling greater quality and efficiency in learning, considering the times when information technology has been advancing and enables new ways and means of its use for the educational act. It is questioned to what extent information technologies can serve the educational activity. The objective of the research is to demonstrate the importance of technology in education. Bibliographic research is an adequate typology for the development of the work. It was found that technological tools can be decisive in enabling better learning and greater access to knowledge.
Keywords: Education. Technology. Learning. Knowledge.
Introdução
A sociedade da informação exige que os indivíduos aprendam a aprender utilizando-se os diversos meios disponíveis para tanto. Considerando que as tradicionais formas de ensino vão sendo incrementadas ou superadas por instrumentos tecnológicos, a utilização desses meios revela-se como algo capaz de modificar a forma de ensino-aprendizagem nos mais diversos contextos.
O aprender deve ser tomado como prazeroso, envolvendo os sujeitos que atuam no ato educativo, aprender sobre as quatros dimensões que fundamentam a prática pedagógica, a conhecer, a fazer, a viver e a ser.
A partir da discussão dos quatro pilares da educação apresentado por Deloris (1998), busca-se contextualizar a importância do uso das tecnologias da informação na missão de possibilitar o aprendizado de forma mais democrática.
Tem-se por objetivo demonstrar a importância das ferramentas tecnológicas na educação como instrumento de democratização do conhecimento.
Visando a atingir o objetivo proposto utiliza-se como tipologia metodológica a pesquisa bibliográfica, tomando os principais autores que tratam do tema, em textos publicados em meio físico ou eletrônico.
A fundamentação do texto tem como autores principais: Deloris (1998); Takahashi (2000); Olinêva (2007); Guimarães e Rodrigues (2007); Paese (2012).
Desenvolvimento
A prática pedagógica busca desenvolver quatro aprendizagens básicas, considerados os pilares da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser, sendo que o primeiro aponta para o interesse em conhecer, afastando a ignorância. O aprender a fazer traz a capacidade para arriscar-se, assumir erros, mas tendo como o foco o acerto; aprender a viver apresenta a possibilidade de conviver, com respeito e a prática fraterna; aprender a ser define o ser do sujeito em sua capacidade de intervir na sociedade como cidadão (RODRIGUES, 2020).
Uma das principais consequências da sociedade do conhecimento é a necessidade de uma aprendizagem continuada, com base nos quatros pilares, que são ao mesmo tempo pilares do conhecimento e da formação permanente (DELORS, 1998).
A aprendizagem deve revelar-se com um ato prazeroso, estimulando uma formação continuada e capaz de tornar o indivíduo apto a prosseguir no processo de busca do conhecimento, utilizando os recursos que estejam disponíveis para tanto.
No campo da educação profissional é que o aprender a fazer encontra maior ressonância, quando o indivíduo põe em prática aquilo que aprendeu, o conhecimento que adquiriu, devendo está sempre atualizado conforme sua área de atuação. Desenvolver uma competência pessoal é necessário para que o indivíduo se adapte com maior facilidade às mudanças.
É no contexto da convivência que o aprendizado ganha importância, sobretudo deve-se aprender a viver ou a conviver, viver junto. Leva-se em consideração a capacidade de resolução de conflitos, participação em atividades comuns. O desenvolvimento dessa capacidade de conviver também está relacionada a educação de qualidade.
As diversas esferas da inteligência humana podem ser desenvolvidas com a contribuição de práticas educativas adequadas, preparando o indivíduo para agir em circunstâncias diversas.
A educação deve ter como meta preparar as crianças e os jovens para experiências e descobertas, considerando que para Delors
O desenvolvimento tem pôr objeto à realização completa do homem, em toda sua riqueza e na complexidade das suas expressões e dos seus compromissos; indivíduo membro de uma família e de coletividade, cidadão e produtor, inventor de técnicas e criador de sonhos (DELORS, 1998).
Considerando o papel transformador da educação, pode-se pensar que uma educação de qualidade, com a democratização do acesso ao conhecimento, permite ao indivíduo o desenvolvimento de um senso crítico e capacidade de reflexão sobre a própria sociedade e o contexto em que vive, tornando-o capaz de transformá-lo.
A ideia de democratização do ensino leva em consideração maiores oportunidades de acesso à educação, o que pode ser alcançado pelo uso dos meios tecnológicos disponíveis na atualidade.
A educação tem um papel relevante na formação do indivíduo, sobretudo na sociedade da informação, na qual há uma maior gama de conhecimento disponível por meio dos instrumentos de mídia e da internet, conforme afirma Takahashi:
Educar em uma sociedade da informação significa muito mais que treinar as pessoas para o uso das tecnologias de informação e comunicação, trata-se de investir na criação de competências suficientemente amplas que lhes permitam ter uma atuação efetiva na produção de bens e serviços, tomar decisões fundamentadas no conhecimento, operar com fluência os novos meios e ferramentas em seu trabalho, bem como aplicar criativamente as novas mídias, seja em usos simples e rotineiros, seja em aplicações mais sofisticadas. (TAKAHASHI, 2000)
Assim, as atividades desenvolvidas pelo professor devem levar em conta o atual contexto tecnológico e o melhor aproveitamento dos recursos para a formação do aluno.
O uso da tecnologia da informação na ação educativa faz-se necessária uma vez que a informática está presente nas diversas áreas e no cotidiano das pessoas, revolucionando, principalmente a forma como as pessoas comunicam-se.
O educador não pode negligenciar a escalada das redes sociais e dos aplicativos para as mais diversas tarefas desenvolvidas pelos indivíduos em suas comunidades virtuais e mesmo físicas.
Dessa maneira, pode a educação desenvolver-se tendo a tecnologia como sua aliada, buscando maior efetividade ao aprendizado e alcançar as novas formas de comunicar-se, de fazer, de aprender, agora também contando com o ambiente virtual, com smartphones, tablets, notebooks, celulares, dentre outros equipamentos e aplicativos.
A educação passa a uma fase de maior democratização, à medida em que integra a tecnologia da informação e se mostra acessível pelos meios digitais, conforme afirma Paese (2012),
No meio educacional as TICs, trouxeram a democratização do ensino superior através da ampliação do processo de participação dos indivíduos na modalidade à distância considerando como meio e realidade de aprendizagem a internet, ou seja, o virtual.
Há diversos instrumentos disponíveis para que se utilize os meios virtuais para o aprendizado, os ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) ou as plataformas digitais de aprendizagens (PDA) são desenvolvidas com ferramentas, que tornam possíveis diversas maneiras de apresentação de conteúdo, debates, questionários, fóruns e outros meios.
Um dos principais sistemas utilizados na educação a distância ou como complemento à educação presencial é o Moodle, desenvolvido em uma plataforma gratuita e que permite a professores e alunos um ambiente de interação e aprendizagem.
O moodle possui ferramentas diversas que garantem múltiplas formas de aprendizado, segundo Guimarães e Rodrigues (2007, p. 221)
O moodle e um sistema modular e bastante complexo, possuindo ferramentas assíncronas como o fórum de discussão, o diário, tarefas, o armazenamento de textos, pesquisa de opinião entre outros. [...] Como ferramenta que permite a gestão do processo ensino-aprendizagem, entendemos que o MOODLE se destaca, pois facilita a interação professor–aluno, assim como apresentação, entrega correção e socialização de trabalhos por meio do próprio ambiente virtual.
A utilização de ferramentas como o moodle é capaz de garantir o acesso a uma educação de qualidade, utilizando plataformas digitais a partir das quais se permite navegar por diversos conteúdos, biblioteca virtuais, compreendendo livros digitais, filmes etc.
O acesso à informação e ao saber tem se democratizado de forma que não há registro precedente que considere a facilidade e a possibilidade de acessar também com qualidade de materiais e informações.
Não se pode deixar de mencionar que há muito material de baixa qualidade, mas uma pesquisa orientada pode levar o estudioso a informação de qualidade significativa no ambiente virtual.
As ferramentas de tecnologia da informação precisam ser adotadas também nas escolas públicas. A gestão destas escolas deve levar em consideração que é possível a um menor custo levar aos discentes informações possibilitar o desenvolvimento de saberes que tornarão de maior qualidade a formação nesse ambiente escolar.
Uma observação interessante é realizada por Olenêva, quanto ao perfil da escola pública:
A nossa escola, hoje, especialmente a escola pública, é plural, diversa, heterogênea. E a gestão escolar deve estar atenta a essas características que marcam a nossa escola e que demandam novas ações por parte dos atores escolares, também atores sociais, no sentido de conquistar uma autonomia para realizar um ensino significativo aos seus alunos e respeitoso à sua realidade. Esta autonomia só é conquistada quando se consegue um efeito se sinergia entre os sujeitos da comunidade escolar, construindo sua identidade, seu papel e suas contribuições. (OLENÊVA: 2007, p. 9)
A realidade de muitos alunos das escolas públicas inclui o acesso à tecnologias, mormente no que se refere às redes sociais, não se pode, então negligenciar no uso dessas importantes ferramentas de comunicação para um melhor efeito na educação pública, que também pode se abrir para garantir por meio das TICs um ensino de qualidade.
Conclusão
A prática educativa deve possibilitar aos sujeitos envolvidos uma interação capaz de fazê-los compreender o mundo em suas múltiplas dimensões, o ato de aprender deve realizar-se de maneira prazerosa, aprender a conhecer, aprender a ser, aprender a viver e aprender a ser, engloba as diversas nuanças do aprendizado.
O desenvolvimento tecnológico deve fazer parte dessa dimensão do aprendizado, enquanto traduz-se em um plexo de ferramentas que possibilitam o acesso à informação e à produção do conhecimento, abrangendo vários saberes.
O uso das ferramentas como o moodle, as plataformas digitais de aprendizagem ou ambientes virtuais de aprendizagem de modo significativo democratizam o acesso à educação, sobretudo em escolas públicas o estímulo à organização de conteúdos em meios digitais deve ocorrer, pois torna mais fácil o acesso e a um reduzido custo.
Democratizar o ensino com o uso da tecnologia da informação é um objetivo possível de ser alcançado, uma vez que há intensa produção e disponibilidade de conteúdo e acessibilidade aos meios, devendo-se desenvolver metodologias adequadas às práticas educativas que integrem os sistemas de informação.
Referências
DELORS, Jacques (coord.). Os quatro pilares da educação. In: Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortez, 1998.
GUIMARAES, Leandro Belinaso; RODRIGUES, Tercilia de Oliveira. A contribuição do ambiente virtual de aprendizagem Moodle na compreensão do conceito Webquest In I MoodleMoot Brasil. São Paulo, Universidade Presbiteriana Mackenzie, em parceria com a Fundação Bradesco. Anais 2007. Disponível em: http://moodlemoot 2010.com.br/eduead/file.php/1/Anais_2007.pdf Acesso em 5 jan 2012.
PAESE, C. R. (2012). Educação a distância (EAD) e o uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs), baseada em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA): Algumas Reflexões sobre a Importância da Tutoria On-Line. Itinerarius Reflectionis, 8(1). https://doi. org/10.5216/rir.v1i12.1312, Disponível em https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/20377. Acesso em 21.04.2020.
OLENÊVA. Pesquisa e Prática Pedagógica II. Salvador: FTC, 2007.
RODRIGUES, Zuleide Blanco. Os quatros pilares de uma educação para o Século XXI e suas implicações na prática pedagógica in Educacional.com. Disponível em: https://www.educacional.com.br/articulistas/outrosEducacao_artigo.asp?artigo=artigo0056. Acesso em 29.04.2020.
TAKAHASHI, Tadao (org). Sociedade da informação no Brasil: livro verde. Brasília: Ministério da Ciência e Tecnologia, 2000.
Mestre em Direito. Especialista em Direito Público e Eleitoral. Bacharel em Direito - UESC. Professor da Universidade do Estado da Bahia
Conforme a NBR 6023:2000 da Associacao Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), este texto cientifico publicado em periódico eletrônico deve ser citado da seguinte forma: CRUZ, João Hélio Reale da. A democratização da educação por meio da tecnologia Conteudo Juridico, Brasilia-DF: 12 ago 2020, 04:25. Disponivel em: https://conteudojuridico.com.br/consulta/ArtigOs/55027/a-democratizao-da-educao-por-meio-da-tecnologia. Acesso em: 23 dez 2024.
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