RESUMO: Pretende-se mostrar através do presente trabalho a importância da comunicação interativa em sala de aula, visto que a relação pedagógica é uma relação humana e complexa e exige cada vez mais métodos ativos e dialogais.
Introdução:
Diante das grandes transformações e dos conflitos que permeiam a nossa sociedade hoje, e que exige a escola, mais especificamente, a sala de aula, precisamos levar até a mesma o confronto através do diálogo e da troca de argumentos, instrumentos indispensáveis à educação desse novo milênio. Nesse sentido, cabe resgatar no contexto da prática pedagógica o valor da relação dialógica entre professor-aluno que é fundamental para a produção do conhecimento em termos qualitativos e para a descoberta do outro.
Sabemos que a sala de aula é um espaço de interação entre pessoas - professor e alunos, alunos entre si - cada qual com sua forma própria de percepção e de conhecimento da realidade. Nessa relação pedagógica, compete ao professor o papel de mediados entre o conhecimento escolar e o aluno, considerado como alguém que já possui determinadas noções e informações sobre o objeto a ser estudado.
Ziane Cielo Marhl em seu artigo "A comunicação interativa em sala de aula" conclui que:
"A aula é um momento de diálogo no qual o aluno dispõe-se a participar, a vencer os seus medos, discordar dos pontos de vista do professor, é um tempo destinado a correlação de fatos dando-lhes ordem e forma lógica, atribuindo-lhes significado. Isto só é possível através de uma metodologia dialógica que se caracterizará no confronto das idéias entre professor e aluno num contexto sócio-político-educacional."
Vale ressaltar a importância de se discutir três questionamentos propostos pela Marhl acerca do processo interativo em sala de aula:
1º) Até que ponto o professor, valendo-se de uma comunicação unilateral, vai contribuir para o crescimento intelectual, social e político do aluno.
2º) Que papel a comunicação interativa está desempenhando frente aos problemas educacionais enfrentados pelo professor e pelos alunos no momento atual?
3º) que valor a comunicação interativa possui para a caminhada do professor e do aluno em relação à produção do conhecimento?
Paulo Freire nos chama a atenção para uma pedagogia da comunicação que seja capaz de vencer o "desamor acrítico do antidiálogo." Segundo ele:
"O diálogo é uma exigência existencial. E, se ele é o encontro em que se solidariza o refletir e o agir de seus sujeitos endereçados ao mundo a ser transformado e humanizado, não pode reduzir-se a um ato de depositar idéias de um sujeito no outro, nem tampouco tornar-se simples troca de idéias a serem consumidas pelos permutantes." ( Freire, 1581:93)
Portanto, precisamos vencer a visão tradicional em que o aluno não sabe e o professor é o dono da verdade, passando a tratar os alunos como sujeitos e agentes de mudança. É através da relação dialógica que faremos cidadãos críticos e autônomos, capazes de agir e interagir, construindo uma sociedade mais justa e humana.
Bibliografia:
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade, 11 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.
______ . Pedagogia do oprimido, 9 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981
MARHL, Ziane Cielo. A comunicação interativa em sala de aula. In:
Obs.: Pretendemos acrescentar outros autores (da filosofia) na discussão.
Precisa estar logado para fazer comentários.