Pode-se dizer que, é grande o número de homicídio crescente em nosso país. O combate a diminuição de armas de fogo e reduzir o número de violência têm sido negligenciado pelas autoridades, a sociedade tem se mobilizado para acabar com aos problemas estruturais no que se refere à criminalidade ocorrida nas últimas décadas no país. Têm surgido várias campanhas para o desarmamento e contra a crescente violência no país, mas ainda não tem a diminuído a quantidade de homicídios no Brasil.
É necessário, hoje em dia, a atenção não só de campanhas mas a criação de investimentos nas políticas públicas voltadas para as questões sociais, diminuindo as dificuldades e problemas enfrentados contra a violência e a criminalidade. Estratégias e mobilizações das campanhas têm surtido efeito no sentido de transformar e mudar o quadro social atraindo para introduzir a paz em diversos pontos da sociedade. Políticas públicas que invistam em segurança política são necessárias para reduzir o número alarmante de violência e homicídios nas cidades. Propostas inovadoras tem contribuído para mobilizar a população a reivindicar à atitude e atuações dos governantes no sentido de melhorar a segurança nos grandes centros e favelas.
Também tem se muito em investir em direitos sociais e organizações comunitárias com propostas que incluam toda sociedade. Muitos projetos teriam sido efetuados para ajudar a introduzir a paz, junto a autoridades com poder político, inovando e criando políticos sociais no difícil quadro de problemas sociais. O número da criminalidade nos últimos 15 ( quinze) anos tem recebido com crimes como seqüestro, homicídios, roubos, assaltos, drogas, mortes principalmente após a década de 90. O medo tem perturbado a vida de paz dos moradores das grandes cidades o que gerou mobilização do poder político para agir contra problemas sociais de violência das grandes cidades. A legislação brasileira teve que passar por mudanças introduzindo mais de 200(duzentos) tipos de crimes diferentes nos códigos. Foram investidos em armamentos, equipe, material para treinamentos de forma eficaz para contribuir com a redução da criminalidade no país. Cada crime cometido faz com a sociedade reivindique as soluções para a violência acontecida no sentido de exigir resposta para o problema apresentado.
A criminalidade é mais comum acontecerem em favelas e bairros de periferia das grandes cidades. Mas, os centros urbanos também são alvos de violência. O Brasil passou no sentido de contribuir e aplicar uma política solidária de segurança nacional que reduza o crime e de uma resposta de combate a criminalidade a população. É preciso mudanças nas normas, e que o legislativo atue na transformação da lei de combate ao crime e junto com a sociedade civil se mobilizem para exterminar o mal social das cidades no pais.
É preciso investirem em políticas públicos que punam a criminalidade usando programas de implementação da policia civil e militar através de policiamento comunitário em toda a cidade, principalmente no local de maior foco de violência e neste caso, é necessário cumprir a lei o que na maioria dos casos e descumprida, e a impunidade prepondera. No campo legislativo a criação de novas leis e normas que combatem rigorosamente a violência, neste caso são necessárias. Políticos e leis severas são fundamentais para combater o trafico e a venda ilegal de armas de fogo.
Geralmente os crimes cometidos no foco da criminalidade são feitos por pessoas que já se conhecem e moram nos arredores da localidade. Programas como a garantia de uma boa educação, saúde, moradia, cultura, lazer e segurança são os essenciais para a melhoria das condições de vida da sociedade redução da criminalidade.
Para diminuir a criminalidade não é só tirar das ruas os criminosos, mas investir em segurança social em que de alternativa de sobrevivência as pessoas que saem do crime. Além disso, e necessário criar e levar a autoestima, gerar a paz, gerar renda, programas de recursos aos necessitados e aos envolvidos em crime. Essas medidas, de alguma forma ou de outra ajudarão a mudar esse quadro atual. Junto a isso o legislativo irá contribuir para um país mais justo, em que haja justiça e menos violência. A informação também ajuda no combate ao crime. Políticas de prevenção e programas de apoio irão beneficiar esse quadro de violência nas cidades. A violência no país vem de varias formas, como violência doméstica sexual, contra crianças e idosos. No Brasil o número de mortes ocorridas é muito maior que os países de primeiro mundo.
O problema social como a fome e a pobreza são umas das causas que levam a violência nas favelas. A falta de oportunidade de emprego e melhoria das condições sociais também estão entre elas. A desigualdade social e as condições precárias de vida condicionam ao surgimento da violência e criminalidade no país. O problema das drogas e o tráfico também que geram violência. A falta de saúde pública a decadência da educação também são causas da criminalização, os meios de comunicação também têm uma parcela de culpa na questão de violência social, pois o poder de conscientização e estão nas mãos deles.
O crescimento do narcotráfico e as crises econômicas também explicam a criminalidade com a formação de quadrilhas e gangues de assassinos. Para a melhoria dessa situação para o problema, é necessário produção e criação de políticas públicas e sociais que invistam em setores sociais que garantam uma sociedade mais justa e igualitária, que luta pelos seus direitos. Para que haja segurança pública eficiente é necessário haver policiamento resistente, não deixar o poder do tráfico, tomar conta da cidade.
A violência também é ocasionada pela corrupção avassaladora da polícia, pois não toma conta para combater a criminalidade. Geralmente os policiais corruptos também estão envolvidos em narcotráficos, milícias de favelas e em grupos de extermínio. Sem contar com isso tudo, a população carcerária do Brasil cresceu admiravelmente o número de presos dobrou devido a morosidade do sistema policial.
REFERÊNCIAS
http://www.diritto.it/docs/30699-as-minorias-e-a-in-rcia-legislativa-a-necessidade-de-prote-o-legal-homoafetiva-the-legislative-inertia-and-minorities-the-need-for-legal-protection-homoafetos.
http://br.monografias.com/trabalhos910/o-desafio-violencia/o-desafio-violencia2.shtml
http://www.infoescola.com/sociedade/a-policia-a-legislacao-e-o-poder-paralelo/
Precisa estar logado para fazer comentários.