RESUMO: Este artigo trata do desejo de realizações de uma obra, sobre as inquietações de gestão, liderança e ética. Analisando como fator primordial a busca pela satisfação no trabalho através de uma liderança eficaz. É apresentada uma análise das situações que possibilitam a aplicabilidade da liderança em cada obra, seguida de valores éticos. Algumas pessoas ficam desestimuladas pelo fato de não conquistarem um trabalho gratificante e poder fazer o que lhe dá prazer. Tudo isso gera conseqüência de uma desestrutura familiar. E como possibilidade para adquirir a satisfação no trabalho, aponta-se para a necessária superação dos obstáculos, através de soluções possíveis como a busca pelos valores, a ética, uma boa liderança e o aperfeiçoamento profissional, através de uma formação. Isso torna os seres humanos capazes de excelentes realizações profissionais e pessoais.
PALAVRAS-CHAVE: ética, liderança, obra.
ABSTRACT: This article discusses the accomplishments of a desire to work on the concerns of management, leadership and ethics. Looking as the key to search for job satisfaction through effective leadership. It presents an analysis of the situations that allow the applicability of leadership in each work, followed by ethical values. Some people get discouraged because they do not win a rewarding job and can do what gives you pleasure. All this generates a result of family dysfunction. And as a possibility to get job satisfaction, points to the need of overcoming obstacles through possible solutions as the search for values, ethics, good leadership and professional development, through training. This makes human beings capable of excellent professional and personal achievements.
KEYWORDS: ethics, leadership, work.
1 INTRODUÇÃO
O presente artigo analisa as relações decorrentes do trabalho, com suas diferentes escolhas, num desejo de realizações de uma obra, sobre as inquietações de gestão, liderança e ética.
O Brasil enfrenta muitos problemas sociais, entre eles estão à falta de valorização de obras e trabalhos ilusórios. Há a necessidade de fazer uma reflexão sobre a criação de uma obra com questionamentos que os torna compromissados a seguirem um futuro promissor.
Através de valores éticos, é possível melhorar e reconhecer a própria dignidade humana e ao mesmo tempo demonstrar a importância do conhecimento e a formação de pessoas eficazes, capazes de obter resultados satisfatórios em sua trajetória profissional.
Este artigo tem por finalidade abordar as dificuldades existentes em meio à sociedade, na busca pelo trabalho gratificante e com seu devido valor, enfatizando os diferentes caminhos a percorrer para a obtenção de práticas econômicas relevantes a sociedade.
Assim, pois, ver-se-á nas linhas a seguir, o contexto que nos mostra pontos a serem seguidos, a fim de analisar o trabalho de forma satisfatória para o cidadão e prevalecendo sempre a ética e a dignidade da população, tornando-os mais tranqüilas e determinantes. Assim, faz-se necessário obter a capacidade de buscar novos métodos para saber lidar com as mudanças decorrentes no mundo do trabalho.
2 LIDERAR COM EFICÁCIA E DETERMINAÇÃO
No decorrer de cada obra, estão envolvidas as diferentes maneiras de liderar e aplicar à ética. Liderar com eficácia e determinação é saber posicionar-se com humildade e dignidade.
Ser um líder eficaz significa está envolvido com o com o comportamento humano, com a maneira de pensar e com a moral. Torna-se difícil exigir de alguém algo que nós mesmos não somos capazes de realizar.
Através de ações de autoconfiança e a dedicação naquilo que se faz, o ser humano torna-se apto a liderar com determinação e conhecimento no que desempenha.
Qualquer ação imprudente, não ética, que vise a atender o interesse pessoal, certamente sabotará qualquer tentativa de liderança positiva. Por outro lado, a visibilidade da liderança é uma tremenda oportunidade. Podemos projetar e expandir nossa liderança positiva através de nossas vidas. (MANZ, p. 31, 2006)
A essência da liderança, quase sempre é um modelo fornecido pelo líder. É como se o líder fosse o espelho do outro. Portanto, não basta dizer palavras certas, é preciso agir e viver conforme o discurso. A sinceridade e a honestidade são capazes de gerar uma base sólida para a liderança, permitindo a confiança do outro diante do que foi discutido.
Que impostura! Tantos destinos massacrados com o único objetivo de construir a imagem de uma sociedade desaparecida, baseada no trabalho e não na sua ausência. (FORRESTER, p. 15 1997)
O ser humano necessita de sua dignidade e é possível adquiri-la através de sua própria obra. Ao falar em dignidade pode-se falar em respeito a si próprio, em questões como moradia, educação, trabalho, lazer e saúde.
Um olhar diferenciado deve surgir em torno do trabalho, no sentido de despertar-lhe o interesse pelo que fazemos, favorecendo-lhe o direito de exercer a cidadania. Conseqüentemente surgem pontos positivos para a sociedade, diminuindo o desemprego, a marginalização, a desintegração familiar e a auto valorização pelo trabalho.
Sabemos que o relacionamento humano não é fácil. Em meio a obstáculos e desavenças é necessário praticar ações que envolvam o amor, pois esse sentimento deve sempre estar presente em nossas vidas, com o intuito de tornar o convívio humano mais prazeroso. Muitas vezes já ouvimos alguém falar que, devemos tratar as pessoas como gostaríamos de ser tratados. Essa é a pura verdade. Ninguém deseja ser tratado com indiferença. Então por que tratar os outros dessa forma, se não gostaria que fosse tratado assim?
Segundo Charles C Manz, em Jesus o maior executivo que já existiu, assim define: ‘ A valiosa lição que Jesus nos deixa sobre liderança é que, se não tomarmos a importante decisão de, antes de tudo, nos olharmos no espelho para fazer uma auto-análise e sermos nosso próprio líder, essa falha poderá deixar cegos’.
Na posição de líder, devemos nos colocar no lugar do outro. Saber enfrentar os desafios existentes no caminho, pois, através deles podemos tentar compreender que seremos capazes de encontrar nos outros aquilo que procuramos em nós. Assim como é fácil perceber os erros do vizinho, é muito mais fácil julgar e condenar.
3 CONCLUSÃO
As relações decorrentes de uma obra, com suas diferentes escolhas, tornam os seres humanos com desejos de realizações profundas, sobre inquietações de gestão, liderança e valores éticos.
O fato de não conseguir uma trabalho, obriga o cidadão a ter que exercer uma função que não lhe proporciona bem estar, fazendo com que o ser humano torne-se escravo do seu trabalho.
Para cada tipo de trabalho, há suas dificuldades e suas mudanças. Às vezes o medo de enfrentar as novidades, faz com que as oportunidades desaparecem. Para resolver esse impasse é preciso melhorar a auto-estima. O que não pode acontecer é contentar-se com o possível. Deve-se sempre procurar o melhor, mesmo que esteja distante.
A qualificação do profissional é algo primordial no cumprimento de sua obra, a cada conhecimento adquirido, aumenta-se a possibilidade de executar um trabalho com maior amplitude e digno de valorização.
Fazendo o que se deseja, cumprindo com determinações as tarefas propostas e acima de tudo sabendo liderar com eficácia, é possível alcançar a dignidade de uma obra valorativa.
Ética, valores, formação profissional, gestão e liderança, são fatores primordiais para o desempenho de uma boa obra. Seguindo essas instruções e acreditando em si próprio, seremos capazes de desenvolver nossa capacidade intelectual e aprimorar nossas afinidades com dignidade e prazer.
4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CORTELLA, Mário Sergio. Qual é a tua obra? Inquietações propositivas sobre gestão, liderança e ética. 7ª Ed. Petrópolis, RJ: Vozes 2009.
FORRESTER, Viviane. O horror econômico. Editora UNESP, 1997.
MANZ, Charles C. Jesus o maior executivo que já existiu. Lições práticas para os dias de hoje. Tradução: Márcia Nascentes. 3ª edição. Editora Negócio.
Precisa estar logado para fazer comentários.