As pessoas não se desgastam com o tempo, presumindo-se que tenham nascidas prontas e sim que nascemos não prontos e nos construímos com o tempo, isso é chamado "edificação de personalidade", ou seja, apesar de não podermos simplesmente ser inéditos de um momento à outro, nós nos renovamos e modificamos com o passar do tempo, da mesma forma ocorre com a ética presente na sociedade, de maneira geral. Apesar da ética ser como as coisas devem ser, a razão pelo qual as coisas devem ser de tal forma é algo construído pelos mais variados meios de influência onde somos inseridos e até por nós mesmos, se tornando algo sempre inacabado e em construção seguindo as tendências e necessidades sociais, concomitantemente devendo ser discutida e melhorada. Assim sendo, a construção ética sempre estará a par de nosso próprio desenvolvimento, seja individual ou coletivo.
É pelo diálogo que é possível estabelecer um consenso em como as coisas devem ser. Por isso seria importante o convívio e a disposição das pessoas à conversas abertas sem imposições, explanando os pontos de vista e enriquecendo as discussões. O diálogo também supõe igualdade de posições onde nenhum pode saber mais que o outro mas ambos sabem de coisas diferentes e por isso cada um teria seu devido valor. Na atualidade, o diálogo vem se perdendo assim como a noção do processo de elaboração das coisas que também segue o mesmo caminho graças a celeridade proveniente das mudanças culturais e econômicas que se constituíram nos últimos tempos, isso tudo graças a uma praticidade exacerbada, fazendo com que mesmo nos núcleos familiares onde o convívio e diálogo sempre foram mais presentes, cheguem a beira da extinção. Se tomarmos por parâmetro que para o ser humano, é a partir de seu núcleo familiar que o mesmo se espelha na sociedade, o diálogo que tem função primordial para a ética, também sofre sérios desgastes fora do núcleo familiar.
Também não há como ser ético sozinho porque para ser ético é estritamente necessário se ter relação com os outros, ou seja, só podemos ser éticos quando estabelecemos relações humanas e apenas as mesmas podem ser consideradas “boas” ou “más”, a edificação de personalidade ética é constituída em nosso dia-a-dia, geralmente espelhando em nós mesmos o meio que nos cerca, sempre em contínuo convívio com as demais pessoas.
REFERÊNCIAS
CORTELLA, M. S. Nós não nascemos prontos!. Rio de Janeiro: Vozes, 2009.
GUARESCHI, P. A. E?tica e relac?o?es sociais entre o existente e o possi?vel. In: JACQUES, M. G. C. et. al. (Orgs.). Relações sociais e ética. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais. p. 6-11.
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