RESUMO: Nas escolas públicas faltam recursos seja tecnológico e estrutural, e para isso, é necessário à colaboração de todos que fazem parte da educação como o aluno, o professor, a comunidade, direção, secretaria e todos da sociedade. Com a ajuda diária, na sala, o professor ganha confiança e preparo, além de experiências que fazem toda a diferença nas horas das dificuldades. Cada aluno aprende de uma maneira específica, cabe professor orientar guiando para o caminho que leve a construção do saber, conhecimento, prática e cidadania, habilitando-os com criatividade e juízo de valor. A sala de aula e a convivência com professor são condicionadores disso.
PALAVRAS-CHAVES: Caminho; Saber; Conhecimento; Prática; Cidadania.
INTRODUÇÃO
A aprendizagem é uma forma de interação ou sócio-interação entre os participantes da proposta. Isso significa que as diferenças têm que ser resolvidas no momento que se apresentam com discussão e levantamento de propostas e ideias novas com soluções imediatas. No período do estágio, apareceram dificuldades, pois trabalhar com adolescentes é um desafio, mas com a ajuda da professora regente. É a partir daí, atuando com a discussão de temas apresentados, com a configuração de projetos interdisciplinares e a prática de letramento, com a construção de sentidos apontados pelos PCNs proporcionaram um equilíbrio, expondo as vivências passadas pelos alunos. É com a atuação e o preparo que a academia proporciona a cada professor que se somando ao estudo e conhecimento, a aula flui.
A diversidade dos gêneros e compreensão da realidade fazem suscitar dúvidas com relação a aula dada. A compreensão dos textos e a busca pela informação servem para criar um clima de orientação e motivação que tivesse como consequência a interatividade e conhecimento. Quando se ministra aulas em língua estrangeira, a importância de se aprender a se comunicar na língua faz gerar expectativas no aluno e despertam a procura de aprender corretamente a língua materna ou uma segunda língua.
O desenvolvimento das habilidades e competências em relação à disciplina favorece o ensino e aprendizagem da língua contribuindo para o processo de educação no país. A formação de um aprendiz condiciona a formar cidadão reflexivo, crítico e participante e assim, proporciona transformação e condições de inserir o aluno no mundo do conhecimento e criatividade.
A aprendizagem de uma língua proporciona a prática social relevante para desenvolver no aluno prática discursiva dentro do idioma. A leitura da imagem também foi uma proposta para elaborar perspectiva de associação do que ele vê com a produção textual. A imagem é uma reflexão do cotidiano do aluno e suas vivências, construindo formas, saber e personagem além da história e construção de novos conceitos e objetos. A interpretação dos textos feitos na sala de aula com os alunos competiram para a propagação de conceitos novos e nova visão e imaginação do conhecimento novo adquirido por eles.
A avaliação, que é realizada na sala, traz uma significação para atuação das atividades propostas pela professora de forma a construir e reconstruir novas habilidades e saberes. Geralmente, o ensino de gramática na sala é feito com a interação dos alunos dentro do ensino médio e fica voltado para a produção de textos, exercícios e leitura de livros dentro da contextualização. Assim, a ligação com a realidade social local proporciona o estímulo e a motivação dos alunos em querer aprender e tirar as dúvidas deles.
Quanto às questões sobre o erro de português é preciso abordar a forma correta de forma a esclarecer todas as dúvidas. Sugerindo os PCNs o ensino de Língua Portuguesa que seria feito de forma contextualizada.
A Colocação específica do assunto anterior com mais ênfase, mostrando o uso e suas utilizações na frase. Dessa maneira, é essencial observar a metodologia empregada pela professora, e se foi motivante, de forma a atrair a atenção dos alunos, assim sempre é necessário, nestes casos específicos, que se utilize de argumentos fortes para reclamar de algo que estava errado. Como recurso tecnológico nas aulas de língua estrangeira faz necessário o uso de músicas e assuntos relevantes e chamativos para ministrar suas aulas.
Assim, pode-se concluir que para melhorar a educação e incluir no sistema educacional brasileiro, os excluídos, é preciso haver políticos públicos voltados para melhorar e equiparar com recursos a educação. Leis e decretos existem, o que está faltando? Essas são as polêmicas discutidas no trabalho.
A metodologia utilizada por um professor, pode-se inserir a abordagem e discussão de assuntos referente à atualidade, trabalhar diferentes formas de sotaque, coloquialismo e regionalismo, discutir temas sobre a diversidade cultural. Explorar a linguagem verbal e não-verbal, dentre outras estratégias.
Como avaliação e metodologia, utilizaria de métodos como avaliação contínua, ou seja, o acúmulo de assuntos dados anteriormente continuava no decorrer das aulas posteriores. Seria necessária para verificar o projeto desenvolvido durante e colher os resultados efetivados durante o processo de aula.
1 Como deve ser a prática do ensino de línguas na sala de aula?
A competência profissional do professor, muitas vezes vem de sua prática diária atuante na escola, ou seja, de sua eficácia e dos resultados obtidos durante o processo atuante da profissão. As habilidades metacognitivas vêm a partir das suas experiências como docente.
Para a formação da competência do professor profissionalmente falando é necessário a preparação disciplinar, curricular, mediadora, ética institucional, eletiva e principalmente a sociocultural que envolve preparos ligados a intercâmbio internacionais, relações sociais com a comunidade e mudanças de comportamento e aceitabilidade da diversidade cultural.
Antes de se iniciarem as aulas é necessário que os conteúdos fossem previamente expostos, discutidos e sanadas todas as dúvidas relacionadas de compreensão do assunto e da disciplina para que os alunos se sentissem motivados a quererem interagir com a matéria.
Pode-se dizer que as dificuldades sempre aparecem, mas dessa maneira, pode-se completar que os alunos correspondem e resolvem tirando duvidas à medida que aprecem, mas sem deixar de lado o prazer e a diversão na hora de aprender algo novo.
O fato de o professor conhecer a disciplina é preciso, antes de tudo, saber usar a melhor forma de passar o conteúdo, ajudando a transmitir e interagir com os alunos, para que eles se sintam estimulados a quererem estudar e consequentemente aprender facilmente. A metodologia de um professor está voltada para a dinamicidade e estímulo, a maneira de se comunicar e passar o conteúdo pelos alunos seria rápido e eficaz. A metodologia que pode ser empregada dá suporte para que as dificuldades e assim, os assuntos seriam sanados.
Temos que ter domínio de classe para motivar e apreender a atenção dos alunos para eles não se tornarem dispersos durante a aula, assim é necessário utilizar-se de jogos e brincadeiras para que dessa forma, possamos atrair a atenção e estimular o aprendizado.
2 A Prática na Sala de Aula
Podem-se utilizar como recursos tecnológicos o som para tocar músicas e letras de músicas em material xerografadas e revistas, jornais e imagens. A profissionalização do professor está vinculada do processo de relação de poder com a sociedade, ao estudo, a reflexão e a discussão as tendências críticas de comparação com o divergente. O que se exige do professor como profissional é equilíbrio e tudo que ele se remete em seu discurso é correto.
Espera-se que nas próximas décadas a educação parta para transformações e que os avanços tecnológicos atinjam altos níveis de avanços de conhecimento e saber dentro das escolas e que todos possam usufruir desses aparatos técnicos.
A capacitação do professor se refere à ideia não só técnico e detentor do saber, mas de um facilitador da aprendizagem que reflete guia, orienta e faz garantir a participação do aluno na sala de aula com debates pertinentes do assunto.
A formação do professor está configurada no âmbito de habilidades, técnicas, saber profissional conhecimento vasto e em práticas reflexivas e investigadoras do cunho questionador.
As avaliações servem de respaldo teórico para colhermos o resultado do conhecimento absorvido pelos alunos e podemos perceber que surte efeito desejado e positivo, avaliação como oral e escrito com provas, seminários, discussões e questionamentos sobre o assunto, além de exercício de aprendizagem e fixação. Exercícios em grupo e analises orais sobre as questões propostas também foram utilizados em grupo ou individual.
Com os envolvimentos dos alunos utilizam-se de dinâmicas com interação social. Na prática da atividade das aulas ministradas, é necessário, que o professor apresenta o embasamento teórico dos assuntos de forma a fundamentar e dar sugestões de leitura e prática didática e metodologia com ênfase nas informações de diferentes contextos sobre o assunto dentro de uma visão interdisciplinar. Incluem-se transcrição do texto, leitura, ampliação do vocabulário oferece estratégias de leitura, compreensão e interpretação do texto, desenvolve a autonomia do aluno, habilidade para entender o contexto e informações referentes aos textos, oportunidade de produção textual. A busca da transmissão das melhores estratégias aos alunos proporciona de forma estimulante à competência e análise de inferências e assim, o professor atuante naquele momento pode compreender o que era necessário para que o aluno aprendesse o conteúdo.
O conhecimento de outras culturas e o processo de acúmulo de informação foi necessário para a atuação e a transmissão de ideias e novos conceitos, quebrando paradigmas. Assim, a representação da diversidade cultural e linguística foi o principal meio de propagar novas e experiências e construir saber. Relacionando os conteúdos, pode-se verificar a continuação e absorção da disciplina os alunos mostrassem críticas em certas ocasiões e passivos em outras.
A proposta de trabalho pauta-se na discussão e na interatividade com questionamentos e argumentação, esclarecendo as dúvidas. A finalidade do trabalho feito consiste em aprofundar no conhecimento e no aprimoramento da disciplina, conquistando espaços para a aquisição e aprendizagem. Cada intenção se limitou a alcançar resultados convictos e positivos, estimulando o aluno a buscar constantemente. As questões e dúvidas levantadas possibilitaram capacidade e habilidades com questionamentos sobre o conteúdo, assim a construção do conhecimento foi importante. Os conteúdos envolveram análise linguística e prática no reconhecimento de informações necessárias ao aperfeiçoamento e discussão do que foram veiculados.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A metodologia empregada pelos professores na sala de aula busca interagir e integrar os alunos as diferentes formas de organizar o trabalho desenvolvido pelo professor na sala, e assim, de primeira, compartilhar e absorver o conteúdo construindo ciência.
A forma afetiva do professor na sala facilita o aprendizado dos alunos e o uso do controle, fazendo ele, conquistar e realizar tarefas com sucesso. O professor na sala faz trabalhos psicológicos com os alunos tentando formar opinião e também diminuir a ansiedade.
Avaliar e analisar o desempenho dos alunos condiciona um aprendizado consistente, firme e eficaz ao planejar as aulas com o estagiário, o professor da disciplina seleciona os conteúdos que serão proveitosos para o desenvolvimento da atividade, de forma motivada e estimulante, além de ser criativo o seu trabalho. O uso de imagens virtuais, texto audiovisual e a tecnologia apropriada para cada atividade foi usada de forma estimulante desenvolvendo e criando um clima amistoso e a organização foi necessária, para o desempenho das atividades com os alunos.
REFERÊNCIAS
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WHITNEY , W.D. A Vida Da Linguagem. Vozes. Petrópolis RJ, 2010.
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Graduada em Serviço Social pela Faculdade Dom Luiz de Orleans e Bragança/BA, Graduada em Letras Vernáculas pela UNIT- SE; Graduada em Espanhol pela UNISEB - COC/SE; Especialista em Metodologia do Ensino de Linguagens - Eadcon/Bahia; Especialista em Metodologia da Língua Espanhola pela Face/BA . Especialista em língua inglesa- Face/BA; Especialista em Mídias da Educação/ Uesb/BA; Especialista em Linguística e Literatura pela Universidade Cândido Mesndes/ RJ; Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade São Luis de França/SE. Professora do Estado da Bahia na Educação Básica. E-mail: [email protected].
Conforme a NBR 6023:2000 da Associacao Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), este texto cientifico publicado em periódico eletrônico deve ser citado da seguinte forma: SOUZA, Luciana Virgília Amorim de. Ensino: língua materna x língua estrangeira na escola Conteudo Juridico, Brasilia-DF: 31 out 2012, 07:38. Disponivel em: https://conteudojuridico.com.br/consulta/Artigos/32152/ensino-lingua-materna-x-lingua-estrangeira-na-escola. Acesso em: 22 nov 2024.
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