1-RESUMO: Os produtos consumidos atualmente incorporam, além de forma física e funções mecânicas, significado e função social, os objetos, então, são capazes de contribuir para uma corrida social por sucesso, onde quem possui o mais avançado produto com certeza é uma forma de suprir uma carência dentre os consumidores ou talvez seja apenas uma maneira de alimentar as empresas que lucram com o consumo em excesso. Tendo o mundo globalizado atualmente que suportar as grandes demandas existentes na sociedade, prejudicando direto e indiretamente o ecossistema que ainda nos resta.
Palavras chave: Consumo, produtos, empresas, sociedade, ecossistema.
2 – INTRODUÇÃO
A obra em si nos traz todo um sistema de como os fatores existentes dentro da sociedade de consumo nos traz uma maneira de se conscientizar na hora de produzir ou consumir um determinado produto. Não basta entrar no lema de que o “consumo sustentável”, pois de sustentável o consumo não tem nada. Como cita claramente em seu livro a autora:
Objeto da Cultura, os consumidores verdes já caíram na rede consumista. Eles foram criados pelas empresas que os enxergaram como investimentos lucrativos, como uma fatia do mercado que poderia trazer lucros. Esses empreendedores se deram conta, já na década de 1990, do faturamento dos investimentos mundiais envolvendo o controle ambiental mundial, que já faturavam mais que a indústria bélica.
Nesse contexto, a relação sociedade e natureza é um grande problema a ser superado pela própria sociedade por ser a grande vilã de todo este problema por que se não existisse a sociedade automaticamente não se falava em consumo. Por isso faz-se necessário maior estudo a respeito desse assunto envolvendo questões culturais, sociais, naturais, humanas, industriais.
Na sociedade atual consumerista nos deparamos com situações irrelevantes ao ver no comercio da cidade pessoas que saem de um estabelecimento comercial carregadas de sacolas e elas nos passam sensações de felicidades pelo motivo de ter adquirido o ou o(s) referido(s) produto(s), não visando à relação entre natureza e relação de consumo como explica claramente autora em sua obra. Atualmente vivemos em uma determinada sociedade que só vive em função de obter produtos que façam o bem estar das pessoas e que este tipo de produto mostra quem basicamente a pessoa é tendo o homem à imagem de que como ele vive dentro da sociedade.
Nesse sentido, outro aspecto importante de mencionar é que o hiper-racionalismo faz coincidir a razão com o discurso científico positivo, o que traz uma serie de consequências. Modo em que faz ao consumidor perder a razão ao se deparar com um objeto que vai te fazer bem, chegando a fazer coisas até ilícitas para obter o bem. Percebemos que a moda e o mercado são fatores bastante complexos e que a humanidade se consolida a este tipo de situação nos diferentes meios sociais. Percebo que a grande dificuldade é de se adaptar a o campo da moda por que é um princípio que a moda deve ser colocada em outra posição, a autora cita que deve ser recolocada em questão ao modo de produzir ao ser uma nova concepção frente a acepção clássica do individuo.
Um dos pontos principais que percebi ao ler a obra é que a autora faz criticas em relação à moda ela no mostra que o elemento se resume em “fogueira das vaidades” e que os elementos que consomem este fator são frívolos, fator que é preocupante que alimenta o desejo e que ao mesmo tempo alimenta também uma razão preguiçosa, nutrida de uma orientação moral nas analises que realiza. É a globalização a mídia e principalmente a publicidade são fatores que são meios de comunicação que o publico alvo é a sociedade e que este iludido pelo bem estar a (autoestima) adquire sem nenhuma preocupação de que a sociedade não é movida em razão do ter mais sim em razão de preservar os seus entes naturais e símbolos existentes culturais.
3- CONCLUSÃO
Diante da leitura realizada pude perceber que a obra se preocupa bastante com o futuro do planeta e também com a sociedade que é o principal ente deste problema, às vezes paro para analisar será que a sociedade vai suportar futuramente estes problemas que estão acontecendo hoje por que percebemos que cada ano que passa a globalização mundial esta crescendo muito em alguns países considerados potencias mundiais na economia. Vivemos hoje em uma sociedade de consumo sei que existem produtos que devem ser adquiridos para manter a nossa sobrevivência mais existem outros que não tem nenhum valor favorável ao seu desenvolvimento do individuo e que estes elementos as indústrias no geral investem bastante devido o grande numero de demanda. Dessa forma percebo que a maioria das pessoas dentro da sociedade são reféns do mundo globalizado se deixando levar pela ilusão criada pelos meios de comunicação não se preocupando com o futuro que corre perigo com é o caso do aquecimento global que está afetando todo o ecossistema do planeta.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
NORMAN, Donald A. Design Emocional: Por que adoramos (ou detestamos) os objetos do dia-a-dia. Tradução de Ana Deiró. Rio de Janeiro: Rocco, 2008.
ZILIOTTO, Denise M. (org.). O Consumidor: objeto da cultura. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2003.
Precisa estar logado para fazer comentários.