RESUMO: O presente artigo objetiva abordar breve e suscintamente a questão ambiental, especificamente, a importância de uma visão de educação interdisciplinar conscientizadora, direcionada ao cidadão, o qual pode ser caracterizado como o principal agente responsável e transformador, a quem se deve efetivamente orientar a educação ambiental.
PALAVRAS-CHAVE: Educação ambiental, Meio-Ambiente, Interdisciplinaridade.
É notório que o cenário de uma sociedade cada vez mais capitalista e, essencialmente consumista tem apresentado, ao longo dos tempos, um quadro desenfreado de degradação do meio ambiente e que, cada membro desta sociedade, em maior ou menor intensidade, tem “contribuído” para tal problema.
De maior importância, entrementes, a apontar culpados já sabedores de seus erros, é conscientizar e caracterizar cada indivíduo como personagem principal de uma realidade ambiental preocupante e corresponsável num processo educativo e conscientizador inserido em um universo interdisciplinar de conhecimentos e práticas solidárias rumo à sustentabilidade.
Não mais é possível assistir a toda agressão ambiental e compactuar com seus riscos; imprescindível o comprometimento de cada um, transformando-se em educador, compartilhando saberes e informações, fomentando a educação ambiental.
Deriva desse pensamento a ação de educação ambiental interdisciplinar, ou seja, a promoção e ampliação da consciência ambiental com práticas comuns emanadas formal e informalmente, pelo poder público, por instituições de ensino e respectivos educadores das mais diversas áreas, por lideranças, organizações não governamentais, associações e, essencialmente pela população.
Nesse contexto, menciona JACOBI que “a educação ambiental assume cada vez mais uma função transformadora, na qual a co-responsabilização dos indivíduos torna-se um objetivo essencial para promover um novo tipo de desenvolvimento – o desenvolvimento sustentável” (JACOBI, 2003, p.193).
A educação ambiental, entrementes, não se resume em conscientizar e informar. Fundamental neste processo é conduzir cada “ator” ao seu verdadeiro papel de transformador do quadro atual, delegando a toda pessoa a função de gestor ambiental, na qual aplicará práticas visando à extração e utilização de recursos naturais de maneira sustentável.
A propósito JACOBI leciona que,
A problemática socioambiental, ao questionar ideologias teóricas e práticas, propõe a participação democrática da sociedade na gestão dos seus recursos atuais e potenciais, assim como no processo de tomada de decisões para escolha de novos estilos de vida e a construção de futuros possíveis, sob a ótica da sustentabilidade ecológica e a equidade social (JACOBI, 2003, p.200).
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Diante ao exposto, visível a importância da educação interdisciplinar e, precipuamente aquela efetivamente destinada a cada cidadão, o qual deve ser considerado o grande agente transformador e principal responsável por educar, conscientizar, fiscalizar e agir, com vistas à obtenção de resultados positivos concernentes à sustentabilidade e preservação do meio-ambiente.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
JACOBI, Pedro. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 118, p. 189 -205, março, 2003.
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