O trabalho visa destacar a tecnologia buscando, de certa forma, a ciência, o saber e o ensino numa sociedade que questiona as formas tradicionais do pensamento e encontra na filosofia o fundamento, a fórmula de maneira a criticar este pensamento de forma refletiva. Refletimos filosoficamente sobre o mundo em que vivemos, sobre a origem de tudo, a metafísica, e sobre o mundo que queremos para nós na vida. Tudo quando estudamos em filosofia é questionar o que pensamos, na tecnologia atrelada à concepção de filosofia incluem-se as reflexões sobre a modernidade tradicional. O homem inserido na natureza e dentro de mundo culturalizado transforma o ser e a sociedade.
A tecnologia transforma a educação e estando aliada aos conceitos do pensamento filosófico conduz a modernização da sociedade racionalista. Quando falamos em tecnologia nos remetemos ao conceito da liberdade e do poder de decidir o que queremos utilizar nesse meio para nós mesmos. Os valores e os poderes humanos dentro da tecnologia sofrem alterações, no momento de nossa escolha e decisão.
A tecnologia como técnica e instrumentalidade fazem parte do pensamento e ideias filosóficas no sentido de sermos crítico e de satisfazer o homem no que se refere às nossas necessidades. A tecnologia, dentro das concepções filosóficos, entra nas questões dos valores, pois de certa forma alteram o sentido de ver a humanidade e transformam os conceitos da necessidade humana.
Os conceitos filosóficos quando alteram as ideias embutidas da tecnologia no que se refere a valores da sociedade entram nossos gostos, ideias, vontades, desejos, ambições, decisões, que são transformados de acordo com o seu poder e significado .
A informática adentrando nas práticas pedagógicas dentro da escola transforma as esferas da vida social com suas intervenções. O desafio da educação é inserir o professor dentro do contexto educativo tecnológico, utilizando dos recursos didáticos midiáticos na difusão do conhecimento em busca da aprendizagem, criando e organizando práticas voltadas para o uso das TICs. Dessa forma, o desafio será utilizar o desenvolvimento de novos conceitos, competências e habilidade no sentido de ajustar rumo à qualificação do ensino.
O computador, como recurso tecnológico e didático, auxilia o professor na produção e compartilhamento do conhecimento para os alunos. Esses recursos educacionais tecnológicos proporcionam o aprimoramento do ensino-aprendizagem.
O uso das técnicas e tecnologias dentro da escola modifica o ambiente de aprendizagem, transformando o contexto social e também a educação, assim, na escola sendo preciso mudar a maneira de ministrar aulas com metodologia específica para atrair os alunos de forma participativa, e consequentemente aprendendo algo útil, novo e interativo.
A educação com o uso das TICs proporciona reflexão, criticidade, aprendizado e formação da cidadania. O blog é um recuso tecnológico que garante também acessibilidade, promovendo uma comunicação mais democrática com o uso de uma linguagem apropriada, específica e diferente o que condiciona o desenvolvimento nos processos e atividades sociais de interação e comunicação. Os blogs, como recursos de discussão de ideias, criam as redes sociais em que os usuários e seguidores divulgam suas ideias e pensamentos, pois alguns utilizam para fins educativos promovendo coletivamente os seus próprios líderes que exerçam poder ideológico como suas novas ideias sobre os demais.
As redes sociais também ampliação dos processos de aprendizagem, pois assim, sendo que ao adentrar nesse campo a diversidade e complexidade de interação de assuntos como linguística, psicologia, sociologia, antropologia e outras disciplinas, são largamente discutidos. Elas são abertas, ou seja, todos podem ter livre acesso aos conteúdos divulgados, sendo contínuo e se reconstroem individual e coletivamente as relações entre os usuários.
Os instrumentos de reflexão utilizados na educação problematizam as questões de mudança dentro do currículo como metodologia e estratégias do mundo digital. Dessa maneira, implica diretamente na prática pedagógica do professor para uma melhoria na perspectiva da educação e da tecnologia. Desejam-se que as ações pedagógicas do professor sejam inseridas com o uso de inovações tecnológicas ou deveriam estar, para que assim possam proporcionar mais tecnologia apropriada e ajustada a educação, resultando em mudanças positivas.
O currículo tecnológico envolve a relação de educação e tecnologia dentro de um contexto social, político, econômico e cultural, fazendo uma nova ressignificação da educação digital. O currículo e a prática do professor dentro de uma visão social, política, econômica, cultural, histórica no compartilhamento de problemas, questões, conhecimento e soluções do próprio mundo do professor. Para desenvolver esse currículo, é necessário a reconstrução do saber científico ensinado aos alunos.
Com o uso da tecnologia na escola, deixa de ser apenas um símbolo de transmissão de informação para transformar as produções tecnológicas em diversas áreas como por exemplo a educação, e a sociedade, em conhecimento e aprendizagem. O acesso às tecnologias na educação tornou-se algo popular, facilitando assim acesso aos recursos digitais melhorando a eficiência do ensino-aprendizagem e qualidade do professor como usuário e facilitador. Para o aluno, passou de um receptor do conhecimento veiculado para um pesquisador desenvolvendo habilidades sócio-educacional-cultural.
A sociedade está sendo transformada com o uso das TICs levando a uma mudança, dinâmica, agregando os novos conceitos aos antigos, numa evolução constante. O conhecimento consiste em utilizar a informação para dar uma resposta ou resultado específico para a sociedade, de forma a interagir e ajudar. Com o compromisso do aluno aprender de maneira interativa e divertida, constrói-se conhecimento significativo. A construção das ideias com o uso das TICs leva a um pensamento crítico-reflexivo, pois com os softwares educativos, o professor ao utilizar na sala de aula, proporciona criatividade, além de compreender o tempo de aprendizagem de cada aluno e suas dificuldades. Educar é comunicar e trocar ideias e pensamentos numa relação dinâmica e diferente que envolve reflexão e criatividade. Pensar criticamente de maneira planejada estruturada e reflexiva. As TICs na educação inova a prática educativa do professor, causando mudanças na forma de ensinar e aprender pois, as tecnologias resolveriam os problemas da educação do país na década de 80, por isso foi criada nesse período, refletindo na evolução da aprendizagem e determinando a prática do professor com a inserção de novos equipamentos, criando novos conceitos e resultados. O conhecimento com o uso das TICs leva a uma nova forma de aprender a educação e a ciência, mudando o pensamento transformando a sociedade, assim o homem usa as TICs e as influências sofridas pelo uso dela, altera as maneira de ser, comportar, comunicar, ver o mundo, da sociedade atual. Sendo que as TICs servem para produzir e transmitir informação e conhecimento transformando o ser e sua realidade vivenciada.
Metodologia empregada neste artigo foi baseada em pesquisa bibliográfica em artigos, livros de autores como: Heidegger, Ortega, Cupani, Feenberg, Cysneiros, Gama. A tecnologia é uma aliada da educação e seus conceitos filosóficos embutidos ampliam o conhecimento trazendo beneficio a sociedade. Refletimos filosoficamente sobre o mundo em que vivemos, sobre a origem de tudo, a metafísica, e sobre o mundo que queremos para nós na vida. Tudo quando vemos e questionamos se encaixa dentro da filosofia que junto à tecnologia constroem novos conceitos e saberes que refletem positivamente na sociedade em geral. Vivemos num mundo digital e tecnológico, a internet está em todos os lugares como algo insubstituível. A cultura social atrelada à tecnologia inclui todos os espaços, está nos cercando. A tecnologia, de certa forma, tem afetado no nosso comportamento como também na forma de pensar, ver, agir, escrever, falar e ler. Na escola é preciso mudar a forma metodológica de atrair os alunos a participarem e quererem aprender algo novo e interativo, pois com aulas tradicionais resultará numa rejeição. A educação com o uso das TICs proporciona reflexão, criticidade, aprendizado e formação da cidadania. O blog é um acessório da educação virtual, garantindo mais acessibilidade e promove uma comunicação mais democrática em que o uso de diferente linguagem condiciona desenvolvimento nos processos e atividades sociais de interação e comunicação. O mundo está em constante mudança que para sobrevivermos temos que nos acostumarmos com as inúmeras informações que nos atingem a todo momento, assim, os conceitos filosóficos quando alteram as ideias embutidos da tecnologia no que se refere a valores da sociedade nos remetemos aos gostos, vontades, desejos e ambições que são transformados de acordo com o significado do poder que nele consta. Pensar filosofia com algo para construção do pensamento, de novas ideias e conceitos e principalmente para crítica e reflexão transformando o ser. A disciplina tem que ser voltado para um ensino crítico e reflexivo formando pensamentos filosóficos para transformar a própria maneira de agir, pensar do mesmo ser. Transformar o ser de algo ignorante para algo consciente, um trabalho em si mesmo, de construção e reconstrução de novos conceitos e ideias para chegar a um pensamento e atitude filosófica.
Referências
KRISTEVA. Julia. História da Linguagem. Portugal, Pt : Arte e Comunicação, 2007.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. (Trad. Carlos Irineu da Costa). São Paulo: Editora 34, 2009.
LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 5. ed. São Paulo: Loyola, 2007. 212 p.
MEDINA, Cremilda. O Signo da Relação Comunicação e Pedagogia dos Afetos. São Paulo, Paulus, 2006.
SANTAELLA, Lucia. Corpo e Comunicação. São Paulo: Paulus, 2004.
_________________. Cultura e Artes no Pós-humano. São Paulo: Paulus, 2003.
Graduada em Serviço Social pela Faculdade Dom Luiz de Orleans e Bragança/BA, Graduada em Letras Vernáculas pela UNIT- SE; Graduada em Espanhol pela UNISEB - COC/SE; Especialista em Metodologia do Ensino de Linguagens - Eadcon/Bahia; Especialista em Metodologia da Língua Espanhola pela Face/BA . Especialista em língua inglesa- Face/BA; Especialista em Mídias da Educação/ Uesb/BA; Especialista em Linguística e Literatura pela Universidade Cândido Mesndes/ RJ; Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade São Luis de França/SE. Professora do Estado da Bahia na Educação Básica. E-mail: [email protected].
Conforme a NBR 6023:2000 da Associacao Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), este texto cientifico publicado em periódico eletrônico deve ser citado da seguinte forma: SOUZA, Luciana Virgília Amorim de. Filosofia e o uso das tecnologias aliadas à educação Conteudo Juridico, Brasilia-DF: 13 abr 2015, 04:15. Disponivel em: https://conteudojuridico.com.br/consulta/Artigos/43981/filosofia-e-o-uso-das-tecnologias-aliadas-a-educacao. Acesso em: 22 nov 2024.
Por: Walisson Cristyan De Oliveira Silva
Por: Angela Cristina Florentino da Silva
Por: FRANCISCO CRISTIANO FEIJÃO JÚNIOR
Por: VAGNER LUCIANO COELHO DE LIMA ANDRADE
Por: Benigno Núñez Novo
Precisa estar logado para fazer comentários.