1. INTRODUÇÃO
O papel do jovem na sociedade atual é de fundamental importância. A juventude quer ser ouvida, respeitada, para isso almeja perspectivas e melhores condições de vida.
Nesse sentido, a energia e entusiasmo que esbanjam no auge de sua idade propiciam movimentos na busca da valorização e satisfação de seus desejos a fim de tornar a sociedade mais igualitária.
A fim de tornar uma sociedade comum a todos, sem preconceitos, alguns jovens se mobilizam em formar grupos de estudo bíblico com intuito de conhecer a palavra de Deus, bem como de constituir seu perfil de um cidadão que segue os ensinamentos do Pai.
A mobilização desses jovens em prol da religião era contagiante, pois além dos Jovens, toda a comunidade católica “abriu os braços” para receber tão majestoso momento e o Santo Padre, o Papa Francisco.
Esse movimento incentivou também a Juventude nacional à construção de cada indivíduo, como ser cidadão e acima de tudo, cristão de fé e de nome.
2. A VARIABILIDADE DISCURSIVA EM DIFERENTES COMUNIDADES E RELAÇÃO COM O DISCURSO RELIGIOSO
A sociedade atual vivencia um momento de muitos conflitos e manifestações sociais.
Essas manifestações “são necessárias para a construção da vida política de um povo” (trecho retirado da internet). Nesse sentido, a juventude utiliza das redes sociais para viabilizar o poder das manifestações.
É sabido que a sociedade civil organiza as manifestações e, por consequência, tem promovido transformações consideráveis na comunidade.
A sociedade cristã, também resolveu manifestar-se. Os jovens se uniram em prol de celebrar a Cristo, esse movimento conhecido como JMJ (Jornada Mundial da Juventude), realizando neste ano, na cidade do Rio de Janeiro/RJ, com a finalidade de reunir jovens de todas as partes do mundo.
Esses jovens que participaram recentemente da JMJ, consistia em grupos pastorais e/ou diocesanos que buscam conhecer e vivenciar a Palavra de Deus.
A participação desses jovens em eventos e momentos de interação religiosa consistem em grupos juvenis formados quer seja por afinidade, quer por influência da família, e/ou até mesmo, interesses em relacionamentos entre atuantes e frequentadores das PJs.
A conquista de uma amizade é acima de qualquer coisa, respeitar e admirar o outro o qual a vida nos aproxima. As relações de amizade decorrente a partir das PJs possuem um objetivo comum, o encontro com Deus, nessa nova amizade a partilha de experiências é fundamental, afinal todo indivíduo é diferente.
A presença da outra pessoa na nossa vida age como um espelho que reflete aquilo que muitas vezes, ainda precisa ser trabalhado em nós. Compartilhar experiências nos ajuda a tomar consciência de que não somos autossuficientes como acreditávamos. (MOURA, 2010, p.17)
Ou seja, é comum julgar alguém, principalmente entre jovens, sobre a prática daqueles que participam das PJs e dos que não frequentam. O que se observa é que muitos dos atuantes de pastorais não vivenciam a “risca” o que propõe os ensinamentos católicos.
O julgamento da sociedade refere-se, principalmente, aos relacionamentos dos jovens, já que a Igreja propõe a castidade e muitos dos atuantes de pastorais acabam por não vivenciar a Palavra e caem no pecado. O professor Felipe Aquino ressalta:
O jovem que quer se manter puro e casto antes do casamento, terá que fugir de toda ocasião que possa excitar a paixão: livros, revistas, filmes eróticos, bem como, no namoro, toda ocasião que possa proporcionar uma vivência sexual precoce. (2012, p.122)
O que muitos desconhecem que há casos, onde os encontros com os jovens proporcionam a tentativa de fugir do pecado, onde a castidade já não mais existe, no casal de namorados.
Nesse sentido é importante que o casal tenha maturidade na fé que professa. Já que namorar é fundamental, afinal Deus criou o homem e a mulher para casamento, então o namoro consiste em uma “fase preparatória a qual o casal se conhece, verificando valores e afinidades”. (AQUINO, 2012, p.52)
Por fim, as participações juvenis em grupos pastorais religiosos transcendem o âmbito de conhecer os ensinamentos de Deus, compreendem também a construção de valores e caráter do jovem para a formação futura, pois almejam com melhores condições de vida e com respeito ao próximo.
3. CONCLUSÃO
Na finalidade de somar elementos à construção cidadã do jovem a aplicabilidade de textos bíblicos, notícias mundiais, vídeos e slides para que ocorra um diálogo reflexivo referente às manifestações socioculturais, faz-se importante em relação à vida jovem, a prática pós conhecimento da Palavra, e os ensinamentos religiosos.
Dessa forma, portanto, a partilha dos encontros comuns do grupo, bem como saída em missões e encontros juvenis, assim como, o diálogo existente sob ele, fazendo-se refletir as variedades ao passo das diversas comunidades que jovem é participe.
4. REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO
AQUINO, Felipe Rinaldo Queiroz de. Namoro. 42ª ed. Lorena: Cléofas, 2012.
GONÇALVES, Adriano. Nasci pra dar certo. 8ª ed. São Paulo: Editora Canção Nova, 2011.
MOURA, Dado. Relações Sadias – Laços Duradouros. 3ª ed. São Paulo: Editora Canção Nova, 2010.
MOVIMENTOS SOCIAIS, artigo retirado do site: www.escolabrasil.com.br/movimentos/sociais, em 16/08/2013 às 8:23h.
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