PARA ACESSAR O TRABALHO ORIGINAL
RESUMO: Este trabalho tem o objetivo de esclarecer um fenômeno ainda pouco conhecido e muito presente nas escolas: o bullying escolar. Agressões entre alunos, físicas ou morais, que trazem conseqüências sérias, tanto para quem as comete como para suas vítimas. Depoimentos que indicam fatos ocorridos no interior das instituições de ensino, muitas vezes indiferentes para os profissionais da educação, mas que podem trazer graves seqüelas na vida dos jovens. Demonstrar que os pais e a escola são responsáveis por suas crianças e como tal não podem ser omissos. E finalmente, a prevenção ao bullying, com exemplos de programas de sucesso em prol das crianças e adolescentes envolvidos.
Palavras-chave: bullying, violência nas escolas, agressões a criança e ao adolescente, violência psicológica.
INTRODUÇÃO
A violência é hoje um dos grandes males que assola o mundo. Porém, ela pode ser controlada e até evitada se houver participação e empenho da parte de todos. O interesse em mudar os rumos em que vivemos, fará com que exista uma transformação real e significativa na vida das pessoas.
O bullying escolar, assunto tratado aqui, é uma forma de violência caracterizada por agressões físicas ou morais entre alunos, sejam crianças ou adolescentes, no interior da escola. Qualquer forma de intimidação, que seja repetitiva, com o mesmo alvo, é considerada bullying.
Após a década de 1990, quando a imprensa mundial começou a noticiar vários casos de assassinatos e suicídios no interior das escolas, constatou-se que os autores envolvidos nesses episódios não tinham distúrbios mentais ou haviam tido algum tipo de desentendimento antes que motivasse aquele ato. Verificou-se que o agressor era um aluno diferente dos outros, tendo um perfil calmo e tímido. O que leva a acreditar que sofriam algum tipo de pressão psicológica naquele ambiente.
O autor, a vítima ou a testemunha, estão comprometidos de algum modo com esse tipo de violência, que traz sérios danos a eles. Mesmo o autor, que é o chamado agressor, sofre demasiadamente com as conseqüências dos seus atos, e, é sabido que a origem das suas atitudes somente demonstra que ele também é uma vítima da violência, só que familiar.
A escola é um ambiente onde se espera, traga crescimento, aprendizado, valores, e não qualquer forma de violência. Presumi-se que haja domínio por parte dos educadores sobre as atitudes que não condizem com o papel da escola. A expectativa sempre será que a instituição de ensino controle seus alunos, através da disciplina, da educação, da orientação, mostrando assim, que é um espaço seguro para eles.
Este trabalho dedica-se ao esclarecimento do bullying escolar, com suas respectivas conseqüências e prevenções. Abordando também, a responsabilidade dos pais, professores e estado e a importância dos programas que visam evitar esse tipo de violência, norteando o jovem para a conscientização dos seus atos e o valor da sua contribuição no ambiente educacional.
O desenvolvimento foi baseado em pesquisa explicativa, objetivando o conhecimento e a informação sobre o fenômeno bullying, e nesse sentido, por ser um assunto ainda pouco explorado e diante da dificuldade de encontrar material, buscou-se a internet como principal ferramenta. A principal obra, dentre as quatro utilizadas, foi da autora Cléo Fante, brasileira especialista no assunto.
O método usado foi o indutivo, com apresentação de casos concretos, demonstrando através de várias elucidações específicas do tema, a importância da matéria na vida das pessoas.
VEJA MAIS NA MONOGRAFIA ORIGINAL - CLIQUE AQUI
Precisa estar logado para fazer comentários.