Estudei um ano de Economia Agrícola na Universidade Federal de Uberlândia em Minas Gerais, deste conhecimento somado com o Direito Ambiental da FAAP/SP e a leitura da Revista VEJA, parti para uma reflexão ambientalista.
O Poder Judiciário pode fixar como pena para quem desmata o reflorestamento, sugiro que seja sustentável, intercalando a plantação da reserva legal para sua reconstituição com produtos da Floresta. Partindo de um círculo plantar JAMBU, BACURI, MAPATI, PIRARUCU, TUCUPI, MURICI E SERINQUEIRA. Plantar durante cinco anos um hectare de cada cultura partindo deste circulo que pode ser a sede educacional – artesanal. Educar ensinado o ciclo da borracha, o procedimento da produção de látex, de todos os produtos acima mencionados. Preparar para produzir em larga escala em cinco, dez anos. O pagamento da pena ambiental pode ser sustentável. Policultura!
Sempre é bom estar perto de uma cidade florestal para a facilidade de transporte do pessoal, a mão-de-obra quer saneamento básico, casa própria, escola para os filhos, luz, água tratada assim a prefeitura entra com a infra-estrutura urbana e o trabalho pode ser rural. A partir da matéria prima da produção florestal intensiva, idealizar indústrias de processamento, agregando valor e obtendo lucro. Os ganhos são generalizados à renda popular engrandece, a arrecadação de imposto cresce capacitando de remuneração o poder público para investir. A almejada produção sustentável pode arregimentar uma região da AMAZÔNIA a produzir os mesmos produtos, facilita a exportação e o suprimento de hipotéticas indústrias. Porto Velho com as usinas hidroelétricas de Jirau e Santo Antônio vai se transformar em cidade grande. A energia será local, menor custo.
Ferrovia para escoamento tem uma durabilidade muito maior que o asfalto em nação tropical, uma opção de custos menores para o transporte da produção, a manutenção também é de menor custo, como o devido controle para evitar desmatamento e apossamento de glebas pode-se monitorar o desenvolvimento sustentável.
Produtos Medicinais proveniente da biodiversidade, participação de Universidades e também da devida Segurança Nacional um garantida de almejar a Potência Ecológica.
Precisa estar logado para fazer comentários.