JOÃO CHAVES BOAVENTURA
(orientador)
RESUMO: O Brasil é um dos maiores países da américa do Sul e tem uns dos índices de dependentes químicos mais elevados, onde a educação não tem a devida importância, o governo continua a não priorizar o conhecimento, população é a que mais padece com o analfabetismo funcional e com a maior cracolândia da américa latina. Somente através da educação pode-se preparar uma geração para o futuro através do conhecimento pode-se diminuir o alto índice dos que já foram tragados pelo vício, rejeitados e escorraçados pela sociedade contemporânea. Portanto cabe a instituições religiosas acolherem uma minoria com um abraço da fé e educação, apresentando uma luz onde só havia escuridão. Já a outra parte continua a mercê do descaso de muitos governantes.
PALAVRAS-CHAVE: Ressocialização, Educação e Fé
ABSTRACT: Brazil is one of the largest countries in South America and has one of the highest rates of chemical dependence, where education is not given due importance, the government still does not prioritize knowledge, population is the one that most suffers from functional illiteracy and with the largest cracolândia in latin america. Only through education can a generation be prepared for the future through knowledge can the high index of those who have already been swallowed up by addiction, rejected and driven out by contemporary society, be reduced. So it is up to religious institutions to welcome a minority with an embrace of faith and education, presenting a light where there was only darkness. The other side, however, remains at the mercy of the neglect of many government officials.
KEYWORDS: Resocialization, Education and Faith
1.INTRODUÇÃO
A intensa procura por ressocialização suscita a motivação pela qual escolheu-se o tema
“ Resgatando os valores e ressocializando através da educação e da fé. ”, nota-se a ausência gritante educação, os jovens perderam a motivação de crescimento através da educação, por muitos anos a educação e a fé foram pilares importantes na construção da sociedade, e hoje esses pilares foram derrubados e a juventude está cada vez mais fora da escola e caminhando a passos largos para o mundo das drogas por meio das facções criminosas, que tem como ponto chave a juventude e a facilidade de acesso a ela . De acordo com o Art. 4º do ECA que diz:
Art. 4º É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.
O que é muito visto entre os jovens nas escolas públicas, que estão em estado de completo abandono, é o crescimento do tráfico de drogas a prostituição. Os números de adolescentes do sexo feminino sendo mães com idade média entre 15 e 17 anos é preocupante, é dever tanto da família quanto do estado fazerem essa supervisão o acompanhamento dessas jovens e adolescentes, o aumento do índice de jovens infratores que deixaram a sala de aula para estarem em uma cela é alarmante o estado está com os braços cruzados fingindo que não vê, pôs é mais fácil prender do que educar.
Fazendo uma análise podemos percebe que a LDB é inspirada nos princípios de liberdade, na ideal de solidariedade e seu objetivo é o desenvolvimento do indivíduo no exercício da cidadania.
No artigo 3º da LDB também destaca os princípios de ensino que estão ligados diretamente à educação de valores que afirma:
Art. 3º. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; III - pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas; IV - respeito à liberdade e apreço à tolerância;
2.PERSPECTIVA DA RESSOCIALIZAÇÃO: RESGATANDO OS VALORES E RESSOCIALIZANDO ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO E DA FÉ
Para entendermos o que são valores, é preciso saber o que é juízo de valor. Quando olhamos ao nosso redor fazemos escolhas de alguns objetos ou pessoas, fazemos juízos que são os nossos julgamentos da realidade que talvez estejam errados ou certos. Sobre isso Aranha e Martins (2005, p.197) enfatizam: “Avaliar, identificar, reconhecer e apreciar o valor é importante para que possamos escolher bem. ” Portanto para que possamos viver bem existe a necessidade de fazemos escolhas coerentes, saudáveis e lúcidas.
Enquanto alguém trabalha durante trinta dias para ganhar pouco mais que um salário mínimo, a fação criminosa oferece a seus soldados três vezes mais que esse vamos por semana. É inevitável que façamos juízo de valor. O conselho dos amigos é mais valioso do que o conselho dos pais, a roupa social é mais elegante que a roupa esporte, esse juízo é um exemplo de avaliação estética, esses exemplos mostram claramente que alguns valores existentes podem ser usados em vários sentidos.
Todos esses exemplos mostram os inúmeros campos em que o termo valor aparece, tais como na área de matemática, na física, na medicina, no direito, na música, na dança e entre outras diversas áreas. Os valores também são justiça, honestidade, verdade, respeito, responsabilidade, a beleza, política, ética, estética e entre outros.
O uso das substâncias ilícitas está cada vez mais presente em nosso cotidiano, sendo um problema abrangente que acarreta efeitos em todas as esferas da sociedade. A dependência química está intimamente associada a violência, mortes, desorganizações estruturais sociais e familiares, o que demonstra essa perca de valores.
Os antigos filósofos associam a ideia de valor a uma ideia de bem, de verdade, segundo Oliveira (2011, p. 37) o conceito de valor proposto por Platão e Aristóteles é compreendido:
[...] Platão compreendia que esses conceitos só existiam no mundo perfeito das ideias. Somente no mundo inteligível poderia existir valor em sentido absoluto. Aristóteles entendia que a virtude estaria relacionada diretamente à gradação dos valores e, assim, virtude estaria diretamente ligada à moderação.
A ressocialização, reparação ou restauração de alguma característica do sujeito, que se dá por um processo dinâmico tem como objetivo permitir que o indivíduo retorne às suas atividades cotidianas, com recuperação total ou parcial. Nada em excesso pode ser considerado bom, pois, existe a necessidade de limites e regras para o bom convívio entre as pessoas, as regras expressam certos valores que são de fundamental importância para um crescimento intelectual saudável e para a formação de um caráter íntegro em nossas vidas.
As sociedades existentes são determinadas por valores culturais, por esse motivo existem regras, como por exemplo, a regra não roubar, não matar e entre outras. Fazendo uma análise percebemos que as regras estão ligadas diretamente aos valores culturais e que valem de igual modo para todos os membros de uma sociedade. Trata-se de um processo pelo qual se facilita a restauração de vínculos, que implica espaços de negociação para o paciente, sua família e comunidade, ou seja, capacitando o indivíduo para retomar os contatos sociais.
As regras e os valores são transmitidos a nós pelo os nossos antepassados, pelos nossos pais, mestres ou professores e por todos com quem convivemos. Nós não só recebemos e aprendemos esses valores como também os repassamos para as pessoas do nosso convívio social, também podemos criticá-los ou trocá-los por outros valores, portanto fazendo parte do nosso universo sociocultural.
Da mesma forma acontece com os valores morais, pois não nascemos com a moral embutida em nossas vidas muito pelo contrário, devemos nos tornar sujeitos morais por meio dos ensinamentos dos nossos pais e para construirmos uma personalidade moral existe a necessidade de nos desligamos ou nos libertamos do egoísmo de acordo com Aranha e Martins (2005, p. 200):
A construção de nossa personalidade moral supõe um descentração - em que superamos nosso egoísmo, em direção ao reconhecimento do outro como outro eu. Por isso o processo de educação moral não deveria ser apenas o de inculcação das normas, mas também o de estimulação da passagem da heteronomia para a autonomia.
Portanto os valores que são herdados têm o poder de nos tornar seres humanos melhores e capazes de analisa e refletir mediante uma escolha de uma forma coerente. Dessa forma, percebe-se que a prática de delitos e o uso de drogas estão entrelaçados à trajetória de vida de um grande número da população carcerária. O uso de drogas e o delito estão ligados, entendendo que um complementa o outro: ora o delito é praticado para obter drogas, ora a droga é consumida para a prática do delito.
3.PRINCÍPIOS: VALORES, ÉTICA, MORAL E FÉ
Os princípios são de suma importância na formação do caráter do ser humano, pois, se tivermos bons princípios teremos um bom caráter, são os princípios que nos direcionam a tomar decisões coerentes, pois, entende-se que fazem parte dos valores. Muitas das situações ou problemas que aparecem em nossas vidas exigem uma análise para se chegar a uma decisão, muitas vezes entramos em conflito ou reformulamos à nossa maneira de pensar e está reformulação norteia ou interferem em nossas decisões que devemos tomar, mas para que isso aconteça de forma coerente e saudável os princípios tem que está enraizado em nossa vida.
No atual cenário os jovens não têm qualquer noção de respeito para com os mais velhos como outrora fomos ensinados pelos nossos pais, com a advento da tecnologia facilitada para todos, ficou mais fácil transferir a responsabilidade de criação e educação dos filhos, para o mundo virtual com técnicas e vídeos para entretelo e não mostrar que o caminho a ser trilhado para o crescimento será a da educação. A maioria dos pais perderam as rédeas da conduta familiar hoje o aumento de casos de dependentes químicos é supreendentemente maior que a 10 anos atrás, a educação familiar praticamente caiu parta zero onde o jovem queria ser um médico, um policial etc.…, hoje o jovem querem ser traficante e abandonam a escola para serem soldados do tráfico, onde a sua ascensão e rápida assim como sua morte, as escolas estão repleta de jovens na facha etária de idade de 12-17 anos comercializando drogas nas dependências das escolas, as meninas quando não engravidam estão se prostituindo, para sustentar seu vício.
Se pode observar que a dependência química não respeita classe social e nem idade a maior prova disso é a Cravolândia em São Paulo ou até mesmo a periferia da cidade de Manaus onde o jovem da classe média vai para os bairros mais perigosos só para consumir entorpecente ao invés de esta nas escolas.
O poder público não tem se preocupado em proporcionar um conteúdo de ensino mais adequado e consistente onde o jovem que estiver na sala de aula queira está ali, não tem um projeto onde as famílias dos alunos pudessem ser assistidas psicologicamente de maneira que a escola possa ajudar tanto o aluno quanto a família.
Na década de 90, quando um jovem atingisse um determinado números de falta ou não fosse bem nas matérias a escola juntamente com um psicólogo chamava os pais para saber o que estava acontecendo com o jovem, algumas escolas proporcionavam oficinas de aptidões para os alunos terem um norte para seguir, palestra ante drogas e DST, ofereciam cursos profissionalizantes.
Hoje o compromisso com a educação dos jovens não tem a mesma importância quanto outrora, o sistema que visa apenas o contúdo, onde o que importa e lançar conteúdo na lousa sem se importar se o aluno está aprendendo e no fim do ano passar o mesmo para a série seguinte sem que obtenha o conhecimento adequado para avançar para próxima série, está sendo ineficaz deveria ter um compromisso maior com o aprendizado implementação de acompanhamento familiar entre a escola e pais como tinha com a associação de pais e mestre que se reuniam trimestralmente para fazer esse acompanhamento dos alunos.
As facções criminosas estão cada vez mais dentro das escolas acompanhando esses jovens os induzindo através de uma falsa sensação de poder e “ostentação” dizendo que não vale apena estudar por que o estudo não os vai levar a lugar nenhum e que o crime pode lhes dá muito mais dinheiro se qualificando para o trabalho honesto.
Os princípios estão ligados a moral, ética, normas, integridade pessoal que traz para a nossa vida confiabilidade e também são regras que regem o nosso comportamento no meio social em que vivemos, esses estão esquecidos.
● MORAL
O que é moral? Para que serve a moral em nossa vida? O que é sujeito moral? As respostas dessas perguntas são cruciais na conduta de cada um de nós em relação aos outros e a si mesmo. O entendimento que temos a respeito do bem e do mal pode definir que tipo de pessoa que queremos ser e qual o compromisso que temos com valores assumidos. Moral é um processo que está em constante movimento em nossas vidas entre o que é bom para nós e o compromisso que temos com os outros. Aranha e Martins (2005, p. 218) afirmam que: “[...] a moral não é um instrumento de subjugação e constrangimento, mas sim de humanização. Ela se traduz na busca do convívio enriquecedor, que tornar as pessoas melhores e proporciona a criação de um mundo mais justo.”.
A palavra moral se origina do latim, morale, que está relacionada aos costumes. Segundo Vasconcelos (2010, p. 202) diz que: “A moral é um conjunto de regras de conduta aplicável a todas as pessoas da sociedade e está ligada à ética. ” A bíblia sagrada é uma grande forte para entendemos a questão moral, os dez mandamentos são exemplos sobre a conduta moral. A moral não está apenas aplica aos preceitos de seguidores de determinadas religiões, mas a todos que convivem em sociedade.
Os conceitos de moral e ética normalmente são usados como sinônimos, mas na realidade são diferentes em seus significados. A moral está relacionada a um conjunto de regras de conduta assumidas, já a ética é mais abstrata que está ligada a reflexão sobre as noções e os princípios. Aranha e Martins (2009, p. 214) discorrem a respeito dessas diferenças quando afirmam:
A moral é um conjunto de regras que determinam o comportamento dos indivíduos em um grupo social. Ética ou filosofia moral e a reflexão sobre as noções e princípios que fundamentam a vida moral. Essa reflexão orienta-se nas mais diversas direções. Dependendo da concepção de ser humano tomado como ponto de vista.
A construção da personalidade moral é um processo de aprendizagem que propõem um sair de si mesmo, que envolvi o ponto de vista da inteligência, afetividade e da moral. Nenhum ser humano nasce moral é preciso aprender a ser moral e o caminho para que se constitua uma personalidade moral é a educação e é na infância que esse aprendizado começa, quando há a descoberta que o outro é outro eu e essa descoberta é fundamental para superar o egocentrismo.
Se nessa fase a criança consegui obedecer a regras que lhes são impostas, é preciso que aos poucos se abra um espaço para o estimulo da adesão pessoal e para a autonomia a normas. Mas para o sucesso desse processo de aprendizagem da moral existe a necessidade que os pais e professores estejam maduros moralmente para auxiliarem as crianças de forma coerente.
● ÉTICA
Quando começamos a pesquisa a respeito da ética descobrimos que são regras de convivência em sociedade. A ética atua em diversas áreas de nas vidas, como por exemplo: Indica que é mais justo ou menos justo diante das escolhas que fazemos, é também vista como julgamento do caráter moral de uma pessoa, está aplicado na economia e política, assim como nas situações do nosso dia a dia.
A ética é questionadora de valores a partir do modo de ser de um determinado povo ou cultura e costuma analisar o comportamento do indivíduo, Vasconselos (2010, p. 199) afirmar: “O termo ética, do grego ethos, significa comportamento e é um ramo da filosofia que estuda o comportamento do ser humano e o seu valor. ” Também está focada em analisar a postura, costumes, ações, relacionamento que o ser humano externa no decorrer de sua vida e está intimamente ou estreitamente ligada a busca do bem e da felicidade.
Portanto a ética possui uma grande abrangência de temas a serem trabalhados em sala de aula na tentativa de ressocialização obteríamos um ganho em relação a convívio humano em suas relações sociais, ela tem que ser desenvolvida ao logo do ensino fundamental de forma que os alunos possam compreender e entender o conceito de justiça, adotar uma postura de respeito em relação à diferenças entre as pessoas, valorizar o diálogo como formar de resolução de conflitos e é um rico campo de estudo a respeito dos costumes, cultura e entre outros assuntos.
• FÉ
Fé (do Latim fide) é a adesão de forma incondicional a uma hipótese que a pessoa passa a considerar como sendo uma verdade sem qualquer tipo de prova ou critério objetivo de verificação, pela absoluta confiança que se deposita nesta ideia ou fonte de transmissão. A fé acompanha absoluta abstinência de dúvida pelo antagonismo inerente à natureza destes fenômenos psicológicos e da lógica conceitual. Ou seja, é impossível duvidar e ter fé ao mesmo tempo. A expressão se relaciona semanticamente com os verbos crer, acreditar, confiar e apostar, embora estes três últimos não necessariamente exprimam o sentimento de fé, posto que podem embutir dúvida parcial como reconhecimento de um possível engano. A relação da fé com os outros verbos, consiste em nutrir um sentimento de afeição, ou até mesmo amor, por uma hipótese a qual se acredita, ou confia, ou aposta ser verdade, como notifica a Bíblia.
Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.
Pois foi por meio dela que os antigos receberam bom testemunho.
Pela fé entendemos que o universo foi formado pela palavra de Deus, de modo que o que se vê não foi feito do que é visível. Hebreus 11:1-3
4. METODOS
Os sujeitos dessa pesquisa são os dependentes químicos na cidade de Manaus, ela pretende avaliar o quanto os valores e princípios obtidos pela educação e pela fé podem ajudar na ressocialização desses dependentes. Mostrar como e com quais ferramentas as famílias podem ser preparadas para receber esse novo membro da família e ajudar na ressocialização. A pesquisa utilizada é qualitativa, pois pretende responder essa problemática através de coleta de dados, pesquisas de campo e questionários. De acordo com Furasté (2008, p. 211)
“ Metodologia é a definição dos procedimentos técnicos, das modalidades de atividades, dos métodos que serão utilizados. Procura responder as questões: O quê? Onde? Como? Quando? Ou outras pertinentes ao conteúdo. Vai depender da natureza do Trabalho, do tipo de pesquisa e dos objetivos propostos. ”
Neste projeto serão utilizados os métodos técnicos de questionários que são método de coleta de dados ideal para grandes proporções nas quais a quantidade de cargos impediria um contato mais direto.
5.CONSIDERAÇÕES FINAIS
Nota-se que exercício da Educação e da Fé acaba tornando-se um aconselhado, até pelo papel do educador/ líder. A visualização do Educador como exemplo principal a ser seguido, é sempre mantida, com isso, será então o norteador principal, mediante a tantos problemas e dificuldades que o cercam nos dias atuais, que assim hoje são apresentadas aumentam ainda mais a responsabilidade do dos professores e líderes eclesiasticos se preparar melhor ainda trazer expansão de seus conhecimentos, técnicas, métodos e práticas de aconselhamento. Uns dos controles da sociedade é a fé, desde a antiguidade a fé é usada como suporte e refúgio de pessoas com os mais diversos problemas, e com isso tem sido bem receptiva por seus líderes que desenvolveram ao longo dos anos várias maneiras de ajudar essas pessoas, que procuram ajuda tanto para si próprias, quanto para terceiros.
A fé tem sido um dos meios que se tem encontrado para realizar o resgate do dependente químico e o encaminho para de volta a sociedade.
Uma das técnicas usadas pelos líderes religiosos é de acolhimento com internação e tratamento do dependente, em preenchimento do seu tempo e ocupação de sua mente com estudos da doutrina da fé professada no local do acolhimento, em alguns lugares o dependente tem acesso a cursos profissionalizantes, ao supletivo, e ao trabalho manual em forma de terapia ocupacional.
Um ponto importante na ressocialização do dependente químico e a ajuda familiar, algumas instituições religiosas fornecem apoio psicológico para a família do dependente, onde os familiares frequentam reuniões para aprenderem lidar com a chegada e convívio do agora socializado.
Por fim neste documento foi possível refletir um pouco sobre a importância dos valores e princípios como parte de fundamental na vida do ser humano, a educação e a fé podem ser usadas de maneira adequada como técnicas de ressocialização de dependentes químicos e o uso delas podem surtir grandes efeitos na sociedade e nas vidas de muitas pessoas direta e indiretamente de maneira que possam ver um horizonte mais acolhedor para quem vivi a margem da sociedade e sofre preconceitos e descriminação.
6.REFERÊNCIAS:
ARANHA, Maria de Arruda. MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: Introdução a Filosofia. 2º Ed. (revisada e atual). São Paulo: moderna, 2009.
ARANHA, Maria Lucia de Arruda. MARTINS, Maria Helena Pires. Temas de Filosofia. 3 ed. Ver. São Paulo: Moderna, 2005.
BRASIL, Ministerio de Educação MEC.LDB. Lei de Diretrizes e Base da Educação http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf acesso dia 03/08/2013.
OLIVERIA, Raimundo Nonato Nogueira. Filosofia: investigando a ética e a sexualidade. 3 ed. Edjovem. Fortaleza. 2011.
VASCONCELOS, Ana. Manual compacto de filosofia. 1. ed. Rideel, São Paulo, 2010.
FURASTÉ, Pedro Augusto. Normas Técnicas para o Trabalho Cientifico: Elaboração das Normas da ABNT. 14ª ed. Porto Alegre: s.n., 2008.
BRASIL. Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 16 jul. 1990. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L8069.htm#art266>. Acesso em: 16 dez. 2018.
A Bíblia HEBREUS, 11:1-3.
Conforme a NBR 6023:2000 da Associacao Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), este texto cientifico publicado em periódico eletrônico deve ser citado da seguinte forma: VICENTE, Edson Alexandre Borel. Ressocialização: resgatando os valores e ressocializando através da educação e da fé Conteudo Juridico, Brasilia-DF: 04 dez 2020, 04:07. Disponivel em: https://conteudojuridico.com.br/consulta/Artigos/55810/ressocializao-resgatando-os-valores-e-ressocializando-atravs-da-educao-e-da-f. Acesso em: 22 nov 2024.
Por: LEONARDO DE SOUZA MARTINS
Por: Willian Douglas de Faria
Por: BRUNA RAPOSO JORGE
Por: IGOR DANIEL BORDINI MARTINENA
Por: PAULO BARBOSA DE ALBUQUERQUE MARANHÃO
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